10 dicas para dominar e ter uma carreira profissional de sucesso

by

Está constantemente a procura do “Santo Graal” da informação com a dica preciosa e necessária para conseguir ser bem sucedido? Quer a todo o custo e sacrifício descobrir como atingir o próximo nível da sua carreira profissional e com isso ganhar mais dinheiro, ter mais prestigio e ser reconhecido pelos pares e concorrentes como um profissional de sucesso? Claro que isso existe, mas exige muito trabalho e muita dedicação. Sem isso nunca vai passar da mediocridade.

Por isso, hoje quero partilhar consigo algumas dicas que poderão ajudar a mitigar a dor do caminho. Mas cuidado, não é uma fórmula secreta, muito menos uma poção mágica que funciona com todos. Mas se as usar correctamente vai ajudá-lo.

Dica nº 1 – Defina claramente o objectivo que quer para si

Há a frase cliché que diz “quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. No seu caso, se não tem definido exactamente o que quer atingir ao nível profissional, é a altura certa para escrever numa folha de papel, em letras bem grandes, o que quer ser, quais são as suas forças, quais as fraquezas que precisa melhorar, o que deverá aprender, o que deverá esquecer, quais as pessoas influentes que poderão ajudar no seu percurso, que posição quer almejar e em que empresa. Depois disso cole esta folha de papel num lugar bem visível e leia em voz alta, todos os dias, até que isso se torne um mantra na sua cabeça.

Dica nº 2 – Ouça aqueles que não concordam consigo

A partir do momento que começar o seu caminho, irá encontrar pessoas com opinião discordante da sua. Isso não quer dizer que esteja errado e ela certa ou o contrário. A sua principal função é ouvir o que estas pessoas dizem, assimilar o que possa contribuir para a sua caminhada e esquecer o que não interessa. Há sempre alguma coisa de positivo que pode ser aproveitado. Ouça com atenção, filtre o que é importante, corrija o que tem de corrigir se for necessário e siga pelo caminho que traçou na dica 1.

Dica nº 3 – Encontre os Mentores, Coaches e Parceiros que o vão incentivar

Siga-me pelologo_b

Esta é talvez a dica mais complicada de ser posta em prática. Saber escolher quem deverá seguir, aprender e trabalhar com, é sem dúvida muito difícil. Digo isso por que há muito “Erro de Casting” (pessoas que a partida parecem corretas e depois são um desastre). Não vai ser fácil conseguir identificar rapidamente quem interessa e quem não interessa. As do primeiro caso fique colado a elas quem nem uma lapa e absorva o mais que puder do seu conhecimento. No segundo caso, vire as costas o mais depressa possível pois estas são tóxicas e consumidoras de energia.

Dica nº 4 – Não imponha um processo novo, modifique o actual

No seu percurso irá de certeza ocupar o lugar de alguém e haverá colegas que irão comparar o que está a fazer com o predecessor. Seja esperto o suficiente para não querer mudar tudo logo no momento zero. Vá alterando, sugerindo e melhorando o processo actual até que se torne no seu. Assim, no dia que deixar a função, o que vier a seguir será comparado com o que fez de melhor. Mas cuidado que também corre o risco de ser comparado pelo que fez de pior. Que marca quer deixar?

Dica nº 5 – Estabeleça uma lista de prioridades

Não é possível comer um elefante de uma vez. Parta em pedaços muito pequenos que caibam na sua boca e vá comendo e mastigando bem até ao fim. Se o seu objectivo é muito grande, terá obrigatoriamente de o partir em pequenos objectivos e priorizar cada um deles. Comece sempre pelo mais difícil pois assim que o cumprir, sentirá uma energia renovada dentro de si para cumprir os restantes itens da lista. Reveja e actualize esta lista todos os dias. A sua vida profissional está espelhada e depende da forma como a interpreta.

Dica nº 6 – Visualize como será quando atingir o objectivo

Ouvi uma história que gostei muito e partilho. Jim Carrey disse num programa televisivo que no início da sua carreira retirou da carteira um cheque em branco, preencheu com um valor de 10 milhões de dólares e definiu uma data na qual iria ao banco levantar este valor da sua própria conta bancária (que naquele momento era zero). A partir dai passou a visualizar o que seria de si quando tivesse 10 milhões de dólares na conta e não descansou ou desistiu até que na data que tinha definido, com o cheque bem surrado e velho, foi ao banco e levantou o dinheiro. O que ele fez foi trabalhar para cumprir o seu desejo de obter tal quantia. Você tem esta força de vontade e desejo de conseguir o que escolheu?

Dica nº 7 – Celebre todas as vitórias

O que adianta sacrificar tanto da sua vida pessoal, familiar e até mesmo profissional se não celebrar as vitórias? Por cada vitória conseguida, cada tarefa cumprida com sucesso, por cada degrau alcançado, celebre. Dê a si mesmo a alegria de festejar o sucesso. Sem isso a vida não tem graça. Concorda comigo?

success photoDica nº 8 – Não tenha medo de errar

Errar faz parte do percurso. Não tenha medo disso. As únicas coisas que terá que equilibrar são: 1) Conseguir resolver os erros cometidos e 2) não cometer o mesmo erro duas vezes. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

Dica nº 9 – Deus está nos detalhes

Esta frase foi dita por “Ludwig Mies van der Rohe” e é 100% verdade. Esteja atento ao que se passa a sua volta e em tudo o que faz. Demora o mesmo tempo fazer bem ou fazer mal. O problema é que se optar pela segunda, irá ter que fazer duas vezes. Tempo é dinheiro e não quer perder dinheiro, pois não?

Dica 10 – Pratique a coopetição

A palavra do momento é “Coopetição”. Em alguns momentos a concorrência irá assumir o papel de concorrente mas em outras será cooperante. Num mundo globalizado e muito rápido, a forma como olhar para esta palavra irá definir o seu percurso profissional.

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Se com este artigo ficou um pouco mais esclarecido sobre como definir o seu percurso em direcção ao sucesso profissional, então termino com duas simples perguntas: “Este artigo foi esclarecedor? Ajudei a identificar alguma coisa que queira mudar?

Se não sabe como fazer isso, que tal experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque já uma sessão Gratuita de Coaching comigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Conheça a Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


banner_inquerito

Sabe aceitar uma critica?

Outubro 15, 2017

A definição de crítica é: O termo “crítica” provém do grego kritikē (κριτική), que significa (a arte de)…

Todos nós que trabalhamos não devemos ter medo de falhar. Pelo contrário, devemos saber absorver…

%d bloggers like this: