Está constantemente a procura do “Santo Graal” da informação com a dica preciosa e necessária para conseguir ser bem sucedido? Quer a todo o custo e sacrifício descobrir como atingir o próximo nível da sua carreira profissional e com isso ganhar mais dinheiro, ter mais prestigio e ser reconhecido pelos pares e concorrentes como um profissional de sucesso? Claro que isso existe, mas exige muito trabalho e muita dedicação. Sem isso nunca vai passar da mediocridade.

Por isso, hoje quero partilhar consigo algumas dicas que poderão ajudar a mitigar a dor do caminho. Mas cuidado, não é uma fórmula secreta, muito menos uma poção mágica que funciona com todos. Mas se as usar correctamente vai ajudá-lo.

Dica nº 1 – Defina claramente o objectivo que quer para si

Há a frase cliché que diz “quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. No seu caso, se não tem definido exactamente o que quer atingir ao nível profissional, é a altura certa para escrever numa folha de papel, em letras bem grandes, o que quer ser, quais são as suas forças, quais as fraquezas que precisa melhorar, o que deverá aprender, o que deverá esquecer, quais as pessoas influentes que poderão ajudar no seu percurso, que posição quer almejar e em que empresa. Depois disso cole esta folha de papel num lugar bem visível e leia em voz alta, todos os dias, até que isso se torne um mantra na sua cabeça.

Dica nº 2 – Ouça aqueles que não concordam consigo

A partir do momento que começar o seu caminho, irá encontrar pessoas com opinião discordante da sua. Isso não quer dizer que esteja errado e ela certa ou o contrário. A sua principal função é ouvir o que estas pessoas dizem, assimilar o que possa contribuir para a sua caminhada e esquecer o que não interessa. Há sempre alguma coisa de positivo que pode ser aproveitado. Ouça com atenção, filtre o que é importante, corrija o que tem de corrigir se for necessário e siga pelo caminho que traçou na dica 1.

Dica nº 3 – Encontre os Mentores, Coaches e Parceiros que o vão incentivar

Siga-me pelologo_b

Esta é talvez a dica mais complicada de ser posta em prática. Saber escolher quem deverá seguir, aprender e trabalhar com, é sem dúvida muito difícil. Digo isso por que há muito “Erro de Casting” (pessoas que a partida parecem corretas e depois são um desastre). Não vai ser fácil conseguir identificar rapidamente quem interessa e quem não interessa. As do primeiro caso fique colado a elas quem nem uma lapa e absorva o mais que puder do seu conhecimento. No segundo caso, vire as costas o mais depressa possível pois estas são tóxicas e consumidoras de energia.

Dica nº 4 – Não imponha um processo novo, modifique o actual

No seu percurso irá de certeza ocupar o lugar de alguém e haverá colegas que irão comparar o que está a fazer com o predecessor. Seja esperto o suficiente para não querer mudar tudo logo no momento zero. Vá alterando, sugerindo e melhorando o processo actual até que se torne no seu. Assim, no dia que deixar a função, o que vier a seguir será comparado com o que fez de melhor. Mas cuidado que também corre o risco de ser comparado pelo que fez de pior. Que marca quer deixar?

Dica nº 5 – Estabeleça uma lista de prioridades

Não é possível comer um elefante de uma vez. Parta em pedaços muito pequenos que caibam na sua boca e vá comendo e mastigando bem até ao fim. Se o seu objectivo é muito grande, terá obrigatoriamente de o partir em pequenos objectivos e priorizar cada um deles. Comece sempre pelo mais difícil pois assim que o cumprir, sentirá uma energia renovada dentro de si para cumprir os restantes itens da lista. Reveja e actualize esta lista todos os dias. A sua vida profissional está espelhada e depende da forma como a interpreta.

Dica nº 6 – Visualize como será quando atingir o objectivo

Ouvi uma história que gostei muito e partilho. Jim Carrey disse num programa televisivo que no início da sua carreira retirou da carteira um cheque em branco, preencheu com um valor de 10 milhões de dólares e definiu uma data na qual iria ao banco levantar este valor da sua própria conta bancária (que naquele momento era zero). A partir dai passou a visualizar o que seria de si quando tivesse 10 milhões de dólares na conta e não descansou ou desistiu até que na data que tinha definido, com o cheque bem surrado e velho, foi ao banco e levantou o dinheiro. O que ele fez foi trabalhar para cumprir o seu desejo de obter tal quantia. Você tem esta força de vontade e desejo de conseguir o que escolheu?

Dica nº 7 – Celebre todas as vitórias

O que adianta sacrificar tanto da sua vida pessoal, familiar e até mesmo profissional se não celebrar as vitórias? Por cada vitória conseguida, cada tarefa cumprida com sucesso, por cada degrau alcançado, celebre. Dê a si mesmo a alegria de festejar o sucesso. Sem isso a vida não tem graça. Concorda comigo?

success photoDica nº 8 – Não tenha medo de errar

Errar faz parte do percurso. Não tenha medo disso. As únicas coisas que terá que equilibrar são: 1) Conseguir resolver os erros cometidos e 2) não cometer o mesmo erro duas vezes. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

Dica nº 9 – Deus está nos detalhes

Esta frase foi dita por “Ludwig Mies van der Rohe” e é 100% verdade. Esteja atento ao que se passa a sua volta e em tudo o que faz. Demora o mesmo tempo fazer bem ou fazer mal. O problema é que se optar pela segunda, irá ter que fazer duas vezes. Tempo é dinheiro e não quer perder dinheiro, pois não?

Dica 10 – Pratique a coopetição

A palavra do momento é “Coopetição”. Em alguns momentos a concorrência irá assumir o papel de concorrente mas em outras será cooperante. Num mundo globalizado e muito rápido, a forma como olhar para esta palavra irá definir o seu percurso profissional.

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Se com este artigo ficou um pouco mais esclarecido sobre como definir o seu percurso em direcção ao sucesso profissional, então termino com duas simples perguntas: “Este artigo foi esclarecedor? Ajudei a identificar alguma coisa que queira mudar?

Se não sabe como fazer isso, que tal experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque já uma sessão Gratuita de Coaching comigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Conheça a Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Se gostou do Artigo deixe o seu comentário:
Clique em ->

banner_inquerito

Tagged on:                 

Wilques Erlacher

Coach de Desenvolvimento & Transformacional, membro da ICF – International Coach Federation com o nº 9120494 e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558