10 dicas para manter uma atitude positiva

by

Há diversos momentos na vida que nos deixamos ir abaixo por motivos que, não sendo do foro pessoal e familiar, tendem a mudar a forma como encaramos o problema. Nestas alturas pensamos em desistir de tudo e achar que não somos merecedores ou capazes. Errado!

É nestas alturas que o Coaching Pessoal ou mesmo Profissional podem ser a ferramenta certa para avaliar e criar planos de acção para encontrar formas de ultrapassar e superar estes problemas.

Mas primeiro quero partilhar algumas dicas que vão ajudar a mudar a forma como vê um problema.

1 – Quando uma porta se fechar, procure uma fresta na janela

Ocorreu um problema que não sabe como resolver? Ao invés de ficar sentado no chão a reclamar que “a porta” está fechada, levante-se e vá a luta. Há sempre uma forma de resolver um problema. Procure e quando encontrar, resolva e siga em frente. Ao enfrentar os seus problemas de frente verá que, em muitos casos, quando consegue resolver o problema afinal ele não era assim tão grande.

2 – Nem todos os problemas são rápidos de se resolver

Alguns vão de certeza levar mais tempo a resolver. Nunca acredite que uma única formula resolve todos os problemas. Use a melhor ferramenta que existe para resolver problemas: uma folha de papel. Liste do lado esquerdo cada um dos problemas que tem e do lado direito insira uma potencial solução para o problema. Vá todos os dias ler a lista de problemas e validar se cada um deles é ainda um problema. Aos poucos verá a lista diminuir, mesmo que acrescente novos.

3 – Trate os outros como gostaria de ser tratado

Serão muitas as vezes que vai precisar de ajuda de outras pessoas para conseguir ultrapassar alguns dos seus problemas. Poderá ser somente algo tão simples como elas darem um ponto de vista diferente do seu. Porém, quando interagir com elas, trate-as da melhor forma possível, tal como gostaria de ser tratado. Verá que a máxima da reciprocidade irá agir ao seu favor.

4 – Resolva um problema de cada vez

Não tente resolver todos os problemas ao mesmo tempo pois nenhum ficará resolvido. Com base na lista feita no ponto 2, pegue o problema mais complicado e tenha todo o foco e atenção concentrado para resolve-lo. Quando conseguir sentirá uma emoção forte de alegria a percorrer o seu corpo. Só depois é que parta para o segundo pior problema.

5 – Esteja constantemente a aprender e estudar

Leia muito sobre o que faz. Quanto mais souber do seu ofício, mais fácil e simples lhe parecerão os problemas. Lembre-se sempre que o “Saber não ocupa espaço”. Procure ler o que outras pessoas fizeram para resolver problemas idênticos aos seus. Verá que há imensa gente que já passou por isso e está bem melhor.

6 – Delegue a resolução total (ou de uma parte) do problema

Não vale a pena querer tentar resolver todos os problemas sozinho. Por vezes será importante delegar a resolução do problema a alguém mais capaz. Se não for a totalidade, poderá ser uma parte que, em complemento com a sua, fica completo. Saber delegar é uma arte que poucos dominam.

7 – Mantenha um sorriso no rosto, mesmo quando não quer

Ouvi uma vez um humorista dizer que “O bom humor melhora a produtividade”. Eu acredito que sim. Se quer ver a sua produtividade aumentar, tente encarar alguns dos problemas com um sorriso nos lábios. Verá que a dimensão do mesmo tende a diminuir com base na forma como o enfrentamos.

8 – Estabeleça regras e cumpra

Está com uns quilos a mais e pensa em “um dia desses” iniciar uma dieta. Todos os compromissos assumidos de forma vaga, ficam vagos. Um dia, mas quando? Quantos quilos quer perder em quanto tempo? Usei este tema para exemplificar que compromissos sem datas não passam de meras intenções. Não se esqueça que de boas intenções o inferno está cheio.

9 – Estabeleça recompensas por problemas superados

Listou os problemas, listou as potenciais soluções e finalmente conseguiu resolver. Qual a recompensa que vai dar a si próprio por ter conseguido resolver? Os prémios foram feitos para “premiar” os mais destemidos. Por que não criar uma terceira coluna a indicar qual o prémio que está assegurado se conseguir resolver o problema?

10 – Tristezas não pagam dividas

Quer realmente mudar a sua atitude e se tornar uma pessoa mais feliz? Então acredite que está aqui só de passagem e enquanto cá estiver, aproveite a viagem e seja feliz o mais que puder. Afinal, tristezas não pagam dividas.

Siga o Venda Melhor nologo_b

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Está preparado para começar a ser o dono da sua felicidade e ter uma atitude positiva?

Se não sabe como mudar isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Pense nisso!
banner_inquerito

%d bloggers like this: