10 ideias para um ano com excelentes vendas

by

Começa mais um ano e tudo se renova. Terá mais 365 dias para tratar de melhorar o que correu menos bem no ano passado e avançar com novas formas de conseguir criar o seu espaço e fazer os seus clientes recordarem-se de si sempre que necessitam comprar o que vende. Por isso, eis que lhe apresento 10 ideias para ter um ano com excelentes vendas.

Construa o seu próprio plano de negócios

Tal como a empresa possui o seu próprio plano de negócio, você vai necessitar criar o seu próprio plano de negócio e garantir o controle dele mês após mês para assegurar que está a cumprir os seus objectivos de venda, contactos, reuniões, propostas e telefonemas. Tudo isso tem que ser resumido ao total do valor de negócios que precisa para o cumprir.

Identifique os seus pontos fracos e trabalhe neles

sete passos no processo de venda. Não há ninguém que conheça que seja bom em todos eles. Também há negócios que não precisam de passar pelos sete passos. Por isso, no seu processo de venda, identifique qual ou quais os passos que reconhece que não é bom. Ao identificar isso, procure ajuda para melhorar estes pontos. Recorra ao Coaching, formação ou mesmo criar teatros de venda com outros colegas para conseguir aperfeiçoar os seus pontos fracos.

Priorize o seu investimento no bem mais escasso que tem

Se está que o único investimento que aplica é financeiro, desengane-se. Estou a falar dos investimentos que faz e que o fazem perder muito TEMPO. Já viu o que gasta em viagens longas para reuniões que poderiam ser feitas por skype, reuniões de 3 horas, tempo no cafezinho com os colegas, gasolina quando opta sair de casa na hora de ponta, despender tempo com clientes que nunca vão comprar (mas que fazem-no acreditar que um dia irão comprar), o tempo que não dedica a melhorar a sua formação, o tempo que esquece de dedicar a qualificar bem as oportunidades e depois não dão em nada. Há uma quantidade de investimento que faz que não vai retornar nenhum dinheiro para si. Saiba onde investir bem o seu tempo.

Alinhe o seu calendário de venda com o calendário de compra dos clientes

Sim, isso existe. Muitas empresas não começam o ano na mesma data que a sua. Por isso, terá que validar com cada um dos seus clientes, quando inicia o seu ano fiscal e assim, conseguir alinhar os seus objectivos de venda de acordo com o calendário deles. Empresas americanas iniciam o ano fiscal em Abril, outras em Janeiro e algumas em Maio. Programe-se.

Prepare-se para os contratempos

Mais uma coisa que não pode descurar. Haverá novas empresas concorrentes a nascer no mercado, o seu melhor cliente vai falir ou não fazer novos investimentos este ano. Os interlocutores nas empresas serão mudados, a sua empresa quer avançar com novos mercados que não está habituado, etc. Quanto mais se preparar para possíveis contratempos, estará alguns passos adiante e quando isso acontecer, você simplesmente vai pensar: “ainda bem que me preparei”.

Saia da mesmice. Onde é melhor que toda a concorrência?

Para cada produto novo que é lançado no mercado, há uma outra empresa que irá fazer melhor e mais barato. Leia o livro a teoria do Oceano Vermelho e do Oceano Azul e vá falar com a sua equipa de marketing para ajuda-lo a ter um argumento diferenciador e único que faça os seus clientes, sempre que precisarem de um determinado produto ou serviço, o primeiro nome que vem a cabeça dele é o da sua empresa… e o seu.

Negoceie bem com a concorrência interna

Isso pode não ser necessário numa pequena empresa, porém a medida que as empresas crescem, mais departamentos vão surgindo e mais burocracia vai sendo criada com novos processos. O seu objectivo é vender, porém se não tiver o negócio bem fechado com a equipa de implementação ou de entrega, provavelmente o seu cliente será o primeiro a ficar prejudicado. O produto não é entregue na data acordada, o projecto não fica pronto quando ele queria e o todo este desgaste vai se reflectir nas suas vendas. Da mesma forma que negoceia com os seus clientes, terá que negociar todas as condições com os seus colegas de outros departamentos. Todos tem que remar para o mesmo lado, porém isso só existe no papel. A realidade é bem diferente. Prepare-se.

Contenha as expectativas elevadas

Na sequencia do ponto anterior, também terá que negociar com a sua chefia para assegurar que as expectativas dele, relativamente as vendas, seja e esteja em linha com o que é possível ser feito. Não se deixe enredar por aumentos de vendas superiores ao que acreditar ser realista. Quando o objectivo é impossível de ser atingido, aumenta a desmotivação e a vai sentir que te obrigam a escalar o monte Evereste todo nu.

Os tempos mudam e a forma de comprar também muda

O que funcionou no ano passado, pode estar condenado ao fracasso este ano. A forma como vendia há dois anos ou três, agora está totalmente ultrapassada. Para que possa manter-se actualizado e coerente com a forma de comprar dos seus clientes, um bom processo de Coaching pode ser a resposta que falta. O que está a espera de falar comigo para podermos criar um plano de trabalho conjunto para o ajudar a ser ainda melhor?

Nunca desista dos seus objectivos

A persistência é a principal característica do bom vendedor. Se cair 8 vezes, levante-se 9 e siga em frente. Quem vive do passado é museu. O seu futuro depende do que faz no seu presente. O dia de hoje já foi o futuro da sua preocupação no passado. Por isso, trabalhe tudo o que puder hoje, todos os dias, todos os meses e verá que o seu trabalho vai dar resultado.

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Está preparado para um ano fantástico? Gostava de experienciar o que é o Coaching, então marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se tem dúvida se poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Desejo-lhe um excelente 2017.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Não controle, Influencie

Março 4, 2012

Você pode dizer aos seus colaboradores o que fazer. Você pode dizer aos seus colaboradores…

Guest Post: Vender

Abril 12, 2013

Por: Vitor Rafael de Lima Silva Atualmente vender é muito mais do que propriamente vender.…

%d bloggers like this: