10 tipos de manipuladores e como lidar com eles – PARTE 2

by

Na semana passada escrevi a primeira parte deste artigo. Se não leu, pode clicar aqui e ler. Dando continuidade, hoje apresento os outros cinco tipos de manipuladores e como deve lidar com eles.

6 – Manipulador que não trata as pessoas pelo nome (dá-lhe sempre uma alcunha má [apelido em BR])

Característica: Este tipo de pessoa não tem o menor respeito pelos outros. Para ele não existe o João, mas sim o “marreco”; não existe a Maria, mas sim a “quatro olhos”; não existe a Cristina, mas sim a “gorda”, não existe o Pedro, mas sim o “puto mimado”. Sempre que cruzar com este manipulador, por exemplo num ambiente público, ele não mede as palavras e lá do fundo da sala grita a sua alcunha com o mais puro intuito de denegrir e diminuir a sua imagem perante os outros.

Como lidar com ele: Nunca ignorar e aceitar isso como se não fosse consigo. Também não deve retribuir na mesma moeda. A melhor forma de o obrigar a respeita-lo é chegando perto dele e num tom calmo e directo dizer: “Acredito que não compreendi bem como me chamou, mas repito-lhe bem devagar novamente o meu nome “Pedro Santos” e por favor, da próxima vez que quiser falar comigo, agradeço que me chame pelo meu nome.”.

7 – Manipulador difamador

Característica: É tipicamente a pessoa que quando não consegue que os outros o respeitem, começa a espalhar boatos difamatórios na empresa garantindo que todos os outros colaboradores olhem para si da forma como ele quer e não da forma como você é. É na minha opinião o pior tipo de manipulador pois ele tenta um tudo por tudo derrubar a reputação das pessoas que não gosta. Outra técnica que este manipulador usa é colocar equipas uma contra a outra usando a técnica da difamação.

Como lidar com ele: A única forma de lidar e eliminar este tipo de manipulador é com a confrontação directa, ou seja, reunir as pessoas que ele difamou e questionar de forma clara, qual foi a razão ou motivo pelo qual ele disse o que disse. Normalmente ele vai mentir e dizer que não foi ele quem disse, mas algo que ele “escutou” de outras pessoas. Cuidado com este truque.

8 – Manipulador denegridor

Característica: Para ganhar a confiança do novo chefe ou de um novo colega este manipulador começa a falar mal do antecessor que ocupou o lugar. Poderá ser confundido com um bajulador, mas o que ele quer é ganhar a sua confiança para assim que puder, aplicar a técnica do manipulador tipo 6 ou tipo 7.

Como lidar com ele: Imediatamente terminar a conversa e dizer que está muito ocupado com o trabalho. Tente educadamente sair da conversa sem que possa ser interpretado como arrogante.

9 – Manipulador com piadas agressivas

Característica: Este manipulador é um verdadeiro crápula. Adora fazer piadas de mau gosto do tipo: “Onde compraste esta roupa também havia para homens?” ou então “Porque veio para o trabalho com a roupa que usou no casamento do seu avô?”. Como pode ler, todas as piadas tem um carácter ofensivo e de denegrir a pessoa alvo. Quando confrontado, vem sempre com a resposta pronta “Estava a brincar, não precisa ficar ofendido!”.

Como lidar com ele: Nunca pagar com a mesma moeda, ou seja, não responder à piada com outra piada. Olhe seriamente nos olhos do manipulador e deixe ele perceber claramente que não gostou da brincadeira. Depois calmamente diga-lhe que a brincadeira não é para ali chamada e que estão ali para tratar de questões do trabalho. Se ele quer brincar que vá para casa e brinque com os filhos. Ali é lugar para trabalhar e não um palco para palhaçadas.

10 Manipulador Triangulador ou locutor de rádio alcatifa

Característica: A primeira vista até pode considerar que ele seja seu amigo por estar a lhe contar “um segredo”, mas não é assim. Normalmente começa a conversa com “Olha, vou lhe contar uma coisa que ouvi dizerem. Sabe o que fulano anda por aí a dizer de si?”. Isso faz com que pense que ele quer ajudar, mas na verdade até mesmo a outra pessoa, o tal “fulano” é também uma vítima de manipulação psicológica. Tenha muito cuidado com este tipo de manipulador. Ele é um doente mental.

Como lidar com ele: Ouvir o que ele disser, agradecer e virar as costas. Ignore tudo pois o que ele quer é colocar todos contra todos onde, ele, no final fica a reinar. Siga a sua vida como se nada tivesse acontecido. A probabilidade do que ele disse ser verdade é quase nula.

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Conhece pessoas que são assim? Este artigo lhe ajudou a ficar mais preparado para lidar com elas?

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Fantástico Mike!

Agosto 2, 2009

Todos os portugueses devem lembrar-se de um personagem que era desempenhado por uma dupla de…

O Raúl

Abril 29, 2008

Recebi esta história de um cliente que tenho a sorte de também ter desenvolvido uma…

%d bloggers like this: