15 atitudes que atrapalham a vida de todos os profissionais

Começo pela definição: Atitude = é uma forma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é o comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes são patenteadas através das reacções repetidas de uma pessoa.

Complicado, nem por isso. A atitude é, para mim, a forma como encaramos os acontecimentos. Na profissão de vendedor, a atitude que assumimos perante os nossos clientes, potenciais clientes e até mesmo com colegas ou a nossa concorrência, define como somos vistos. Para aumentar a sua cultura eu já escrevi anteriormente 3 artigos sobre a atitude que poderá ler nos links abaixo:

Mas depois de tanto falar, por que trazer mais um artigo sobre atitude? Simples, por que são tantos os erros que uma pessoa pode cometer, que quanto mais você estiver informado, melhor profissional será.

Pensamentos negativos e autodestrutivos

São aqueles pensamentos que temos quando as coisas correm menos bem, onde nos achamos o pior profissional deste mundo. Esta atitude destrói por completo a nossa capacidade de “levantar da cama” e enfrentar todas as adversidades que a nossa profissão exige.

Ficar parado a espera que o futuro seja melhor – Princípio da inércia

Se ficar a lamentar já é uma atitude reprovável, pior ainda é não agir para transformar o seu futuro com base nas suas acções no presente. Como vai ser? Só você pode determinar. Uma coisa é certa, se ficar parado a espera que ele caia no colo, nada mudará.

Ficar demasiado preocupado sobre como será o futuro – Princípio da inacção

Ficar parado é péssimo, mas ficar temeroso e/ou “deixar rolar” a espera que o futuro chegue, é muito pior. Sei que o ditado diz “O futuro a Deus pertence”, mas se puder ajudar um pouco para que ele seja mais próximo do que quer, melhor. Certo?

Adoptar uma postura pessimista – princípio do Calimero

Não me vou alongar com esta atitude. Quer saber como resolver, leia este meu artigo: Sabe aceitar a responsabilidade pelo seu sucesso profissional?

Desperdiçar demasiado tempo e energia a ignorar o caminho

Conheço demasiadas pessoas que passam o tempo todo infeliz a espera que “aquele” dia, acontecimento chegue ou “aquela” decisão, acção aconteça e esquecem de gozar o percurso. Como estão demasiadas focadas no que ainda vem, não apreciam o que já tem.

Passar o tempo todo a reclamar de tudo e de todos

Esta atitude é ainda pior do que a que apresentei acima na atitude pessimista. Uma lição que aprendi é que antes de apresentar uma reclamação, devo também preparar uma solução. Não deixo um problema desgarrado de uma solução.

Ficar demasiado preocupado com o que os outros pensam

Para esta atitude deixo somente uma dica: faça um circulo numa folha de papel e liste dentro deste círculo tudo o que pode controlar. Do lado de fora, o que não controla. Provavelmente o que os outros pensam está do lado de fora. Se é assim, então deixe de se preocupar com o que está fora do circulo e foque-se no que está dentro do circulo. O que não se pode controlar, não se pode mudar.

Acreditar que existe TODOS, ALGUÉM e NINGUÉM para resolver um problema

Quando surge um problema, e este é colocado a várias pessoas em simultâneo, por exemplo por e-mail, o que acontece: TODOS pensam que ALGUÉM vai resolver, mas NINGUÉM assume a responsabilidade de resolver realmente o problema. Não haja como a avestruz que mete a cabeça na areia e deixa o corpo de fora e acredita que com isso não lhe vai acontecer nada.

Sentir-se vítima por tudo e por nada

Isso é algo mais sério que o efeito “Calimero”. Esta atitude é de uma pessoa quase a esbarrar a necessidade de um psiquiatra ou mesmo um internamento no hospício. Tome muito cuidado para não assumir esta atitude.

Não aceitar ter objectivos

Vendedor sem objectivo tem o mesmo valor que um barco a velas… sem velas. Por isso se assume esta atitude, há uma de duas hipóteses: 1) você vai ser demitido na primeira oportunidade que a empresa tiver ou 2) você é o dono da empresa e vai afundar tudo com esta atitude. Quer mesmo ser um vendedor sem objectivos?

Não cuidar do seu aspecto e da sua saúde

Pode até ser caricato, mas acredite que a forma como se veste e como mantém a sua saúde é muito importante para o seu desempenho profissional. Sobre como se vestir digo que não há uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Sobre a saúde, o que acha que o seu cliente vai pensar quando ver entrar um “bisonte” com quase 150kg pela porta, todo transpirado e a cheirar a cavalo para vender produtos de limpeza?

Ser demasiado cruel consigo próprio

Não são só os outros que tem o poder de nos tratar mal. Nós também conseguimos isso e de uma forma muito mais fácil. Seja mais condescendente e não se martirize ou fique demasiado tenso só por que algo correu menos bem. Como diz o ditado: “Shit happens”. Levante a cabeça e siga em frente.

Ficar paralisado ou amedrontado com a possibilidade de errar

Quem nunca cometeu um erro que atire a primeira pedra. Desde que nascemos que a nossa vida é feita de quedas e de levantar, sacudir a poeira e seguir em frente. Um negócio correu menos bem, que se lixe, tira o rabo da cadeira e vai para rua procurar um novo negócio que possa compensar (ou aumentar) o prejuízo do que perdeu. Se retirar um ensinamento de cada erro que permita não voltar a cometer novamente, então o erro foi benéfico. “Errar é humano, permanecer no erro é burrice”.

Conclusão final

Se estava a espera de exemplos ligados puramente as vendas, desculpe. Mas as atitudes são assumidas por pessoas. E tudo nas vendas começa com as pessoas.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Siga o Venda Melhor nologo_b

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.