3 benefícios (pessoal e organizacional) em contratar Coaching

by

#dieta #dietaproteica #emagrece #emagrecimento “perderpeso “dietamoreiras

Estive a ler um livro sobre PNL e o seu autor, numa das sessões, difere a palavra coaching com “c” minúsculo de Coaching com “C” maiúsculo. Segundo ele, a primeira significa um processo simples e menos complexo (vulgo conversa de amigos num balcão de um bar) e a segunda algo mais profundo e envolvente onde a PNL é inserida no processo. Peço imensas desculpas ao autor, mas isso é uma estupidez e quase mesmo ofensivo ao dizer que só é Coaching quando há PNL no meio.

Ok, não foi para falar do livro que resolvi escrever este artigo. Quero apresentar o resultado de um inquérito que foi feito nos EUA onde questionaram e listaram os principais benefícios que as pessoas e empresas obtinham ao contratar um processo de Coaching (sim eu escrevo com “C” maiúsculo por respeito a minha profissão).

Nº 1 pessoal (89%) – Gera melhorias no desempenho / metas / objectivos individual

O processo de Coaching é executado com base num contrato onde o ponto de partida é a situação onde o coachee está hoje e qual o ponto de chegada (objectivo) que deseja estar dentro de um determinado tempo. Não trabalho o passado. Para mim o passado é fotografias e vídeos e serve como base de sustentação para o que somos. Não definimos o nosso futuro com base no que fomos no passados. O Coaching muda o comportamento, mas nunca a génese da pessoa.

Nº 2 pessoal (60%) – Aumenta a abertura ao aprendizado e desenvolvimento pessoal

Num processo de Coaching não existe o certo ou errado. O que existe são possibilidades de executar de uma forma, e validação se esta forma serve o propósito definido pelo coachee. A medida que o processo vai evoluindo, o próprio coachee vai fazendo a sua análise e encontrando as respostas para manter o que interessa, assimilar novas ideias e encontrar novos caminhos para atingir o seu objectivo.

coaching photoNº 3 pessoal (59%) – Ajuda a identificar soluções para questões relacionadas com trabalhos específicos

No processo de Coaching faço questões para permitir que o coachee avalie se a solução que encontrou é a que realmente quer seguir. Também questiono qual seria a alternativa a solução encontrada para assim alargar o número de hipóteses válidas. Quem vai executar cada uma das soluções é o coachee e na próxima sessão vai trazer a sua visão do que serviu e do que precisa ser alterado. Entramos então num novo processo de encontrar uma nova solução para novos problemas trazidos.

Siga-me pelologo_b

Nº 1 organizacional (79%) – Permite o uso total dos talentos / potencial do indivíduo

O Coaching dentro das organizações seguem regras diferentes. Aqui o objectivo do Coach é trabalhar a pessoa para atingir os objectivos que a organização definiu para a sua função. No processo o que faço é validar e definir com o coachee um plano de acção para alinhar as suas expectativas pessoais com as da organização em prol de um objectivo comum e satisfatório.

Nº 2 organizacional (69%) – Demonstra compromisso com os indivíduos e seu desenvolvimento

Claro que foi a organização que me contratou. Mas no processo de Coaching estou a trabalhar com as pessoas para melhorar a forma como elas gerem o seu próprio desenvolvimento. A minha função é fazer as perguntas para criar uma consciência comum onde cada um dos indivíduos encontre as melhores soluções para resolver os seus problemas quer ao nível pessoal como da equipa onde está inserido e assim, em conjunto, avançarem dentro dos padrões definidos pela organização.

Nº 3 organizacional (69%) – Maior desempenho organizacional / produtividade

É por isso que esta terceira razão tem o mesmo valor da nº 2. Quando todos encontram um ou mais motivos que os ligam a organização, todos remam para o mesmo lado. Quando este estado é assumido e assimilado, a produtividade aumenta e os resultados operacionais reflectem este desempenho. É o alcançar de uma relação win-win entre a organização e os seus colaboradores.

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Se com este artigo ficou um pouco mais conhecedor sobre como o Coaching pode ajudar a si e a sua organização a serem melhores, então termino com um pergunta: Ajudei a identificar alguma coisa que quer mudar?

Marque já uma sessão Gratuita de Coaching comigo para ficar a conhecer um pouco mais sobre como posso ajudar a si e a sua organização.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Conheça a Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

%d bloggers like this: