3 coisas que família e amigos não vão dizer, mas um Coach vai

by

Tenho vindo, nestes últimos tempos, a constatar o que pensam do Coaching e por mais estranho que pareça, o que mais escuto é que é:

  • Uma moda que só os famosos precisam;
  • Uma profissão que ganhou algum mediatismo devido ao que aconteceu com o jogador da selecção portuguesa na final do campeonato da europa;
  • Que isso do Coaching sempre foi possível ser ultrapassado com conselhos ou uma conversa de café com um bom amigo;
  • Que a família é e sempre foi boa conselheira nas alturas de problemas;
  • Que não é possível um estranho que não conhece o seu passado possa ser capaz de ajudar na resolução de problemas;
  • Que basta passar por uma livraria e comprar uns livros e ler para rapidamente sair pelo mercado a dizer que é Coach;
  • Que é um bando de gente a querer se meter e tirar negócio dos psicólogos e psiquiatras;

Enfim, ouço uma quantidade de alarvidades que, num primeiro momento, só mesmo com um grande autocontrole é que escuto, abano a cabeça e sigo em frente. Só posso contribuir de maneira positiva para mudar esta ideia, dando um passo de cada vez.

Siga-me pelologo_b

Hoje quero partilhar 3 coisas que dificilmente se recorrer a um amigo ou familiar em busca de uma alternativa ao Coaching não lhe diriam, mas que provavelmente um Coach sim.

Questionar sobre quão bom você se acha como profissional

Imagina um familiar ou amigo chegar para si e dizer: “Vou ser sincero contigo, você até pode achar que é bom no que faz, mas isso só tu pensas assim.” Num processo de Coaching, não faz parte fazermos juízo do carácter, personalidade ou competência do cliente. Mas faz parte questionar, por exemplo: “O que o faz acreditar que é um bom profissional? Esta percepção é baseada em opiniões ou avaliações feitas por quem? Se fosse uma outra pessoa e tivesse que julgar o seu trabalho, que nota daria a sua performance? Quais seriam os critérios de avaliação que iria seguir para avaliar o seu trabalho?

O mundo tira de quem tira e dá a quem dá

A época onde só os ambiciosos e gananciosos eram vistos como pessoas de sucesso está a morrer. Nasce uma nova geração de pessoas que acreditam, e praticam o conceito de primeiro dar para depois receber. Principalmente quando sabem que quanto mais partilham mais retorno têm. No Coaching usamos a técnica de questionar os prós e contras de todas as decisões que quer tomar. O que ganhará e o que deixará de ganhar se decidir ir pela esquerda? E se for pela direito quais os ganhos e perdas? E se seguir em frente?

Eis a minha experiência na primeira pessoa. Há muitos anos que venho gerindo pessoas na área das vendas. É sabido que em todas as empresas esta é uma área onde a competição é muito acirrada e quase no limite da selvajaria. Porém ao longo destes anos venho implementando, com sucesso pleno, a estratégia de partilha total entre todos os vendedores. Ninguém domina uma técnica sem partilhar com todo o resto da equipa o que funciona bem e o que não deve ser usado. Com este conceito, ao invés de ter uma pessoa somente a ter sucesso, toda a equipa consegue atingir os seus resultados e todos, sempre que descobrem algo novo que possa funcionar na equipa, tem a obrigatoriedade de partilhar este ensinamento com todos os restantes.

3 coisas que família e amigos não vão dizer photo
Photo by Lel4nd

Ontem é mais importante do que hoje

Há um provérbio chinês que diz: “O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.”

Como digo muitas vezes “O passado é fotografias e vídeos e serve para legitimar o nosso percurso.” O que vai ser e acontecer daqui para a frente está nas suas mãos. Lembre-se que hoje é o ontem de amanhã. Não há melhor altura e oportunidade de realizar algo do que agora. O que fizer hoje, vai impactar significativamente o que você vai ser amanhã. Mas infelizmente a maioria das pessoas pensa sempre que “amanhã será melhor”, “pode ser que a sorte me ajude a ter um futuro diferente”, blá, blá, blá. O processo de Coaching permite justamente questionar e delinear em conjunto consigo um plano de acção para fazer hoje e assim impactar na forma necessária o resultado no futuro.

Conclusão final

Se com este artigo ficou um pouco mais conhecedor sobre como o Coaching pode ser útil no seu crescimento, então termino com um pergunta: Há alguma coisa que quer mudar na sua vida ou na sua profissão?

O Coaching permite você melhorar ainda mais o que já é muito bom. Marque já uma sessão Gratuita de Coaching comigo para ficar a conhecer um pouco mais sobre como posso ajudar a si e a sua organização.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Conheça a Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Coaching: It’s all about execution!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Fazer a Diferença

Outubro 17, 2010

Tenho no meu blogue um desafio a quem o lê, de ser um ponto de…

Os Sete Passos da Venda

Setembro 16, 2006

Este é talvez, o artigo mais lido dentro do Venda Melhor. Por isso resolvi fazer…

%d bloggers like this: