5 anos de artigos no Venda Melhor

by

Pois é caros amigos, já lávão 5 anos de escrita de artigos no blogue Venda Melhor. Tudo começou em Julho de 2006 com uma regularidade muito baixa, pois estas andanças de Bloguer ainda não estava tão entranhada na minha vontade.

Efectivamente somente a partir de 2008 é que tomei o gosto pela escrita e da pesquisa semanal para apresentar um artigo. Este caminho é muito interessante e engraçado, porque apesar de conhecer algumas das pessoas que leem os meus artigos, existe uma comunidade de mais de 5000 pessoas que estão ligadas de alguma forma ao Venda Melhor. a todos vocês o meu muito obrigado pela vossa forma de retribuição. São várias as pessoas que me enviam os parabéns, outras que me criticam, que brigam comigo porque escrevo de forma simples e directa, mas no mundo da internet é assim. há uns que gostam de mim, outros que me detestam e para outros sou completamente indiferente. É a vida, acredito que são maisos que gostam do que os que detestam.

Para comemorar estes 5 anos desde Julho de 2006 quando criei o blogue, resolvi apresentar nas próximas 3 semanas um resumo pequeno sobre o artigo e o link directo para o mesmo. assim sendo, se não acompanhou desde o início e não tem paciência para procurar os artigos antigos, segue o índice remissivo de todos os 155 artigos publicados de forma cronológica do mais antigo para o mais recente.

Boa leitura, até porque a partir da próxima semana estarei de férias em Palma de Maiorca a desfrutar de um merecido descanso. No entanto deixo os artigos para se publicarem de forma automática nos próximos 3 domingos.

Eis então os artigos:

Artigos de 2006

19 Maneiras de Aumentar as suas Vendas.
São dicas curtas mas muito em dia para quem quer validar se está a aplicar a melhor técnica para conseguir vender mais.

As Razões para se Gostar de Trabalhar nas Vendas.
Muitos acham que a profissão de vendedor/comercial/agente de vendas é uma profissão que qualquer um pode trabalhar. Tenho a dizer que isto é um verdadeiro disparate. Esta profissão exige estudo, pesquisa, aperfeiçoamento, treino e muita persistência na sua execução.

Os Sete Passos da Venda.
Simples, directo e muito curto. Neste artigo verá que se seguir estes passos, vai validar que está a saltar alguns passos fundamentais do ciclo da venda.

Artigos de 2007

Os maiores erros que se fazem nas vendas
Muitas vezes gastamos tempo e investimentos para conquistar um cliente, em alguns casos, depois de conquistados, cometem-se erros que resultam na perda de vendas ou até mesmo do cliente, são eles:

Artigos de 2008

Não seja “Mais ou Menos” 
É preferível ter pessoas que amam a sua empresa e pessoas que odeiam a sua empresa do que todo mundo achar a sua empresa “mais ou menos”. É preferível ter pessoas que amam a sua marca e pessoas que odeiam a sua marca do que todo mundo achar a sua marca “mais ou menos”.

Porque os “vendedores” morreram? 
Realmente a profissão de vendedor morreu. Não existem mais pessoas com esta profissão. De acordo com um post noutro blogue (O vendedor em vias de extinção?) que sigo, até lançaram uma discução sobre quais as palavras que substituiram esta excelente profissão.

A comunicação Interna é a chave para aumentar as vendas 
Uma grande percentagem dos melhores vendedores são por natureza pessoas com um espírito livre. São empreendedores com uma elevada motivação, ambição e auto-resistência. Trabalham individualmente pois sabem que assim podem produzir mais e mehores resultados. Possuem a mais importante vocação que qualquer outro colaborador dentro da empresa. Eles produzem e são geradores de resultados e todas as empresas precisam destas pessoas.

5 dicas para um vendedor “principiante” e não só!  Recentemente perguntaram-me, numa sessão de Coaching de Direcção Comercial, que conselhos daria a alguém que está a iniciar a sua carreira nas vendas. Foi uma questão que me fez pensar. Depois de tantos cursos feitos, de tantas vendas, de tantas equipas lideradas, torna-se difícil voltar às memórias do início dos meus tempos como vendedor. Por outro lado, quando a questão é posta nestes termos, vêm-nos logo à cabeça tantas coisas que queremos passar a um novo vendedor… Mas quais delas passar que tivessem o maior impacto possível no início da sua carreira? Por: José de Almeida

Fechar vendas: é fácil ou difícil?
A resposta para essa pergunta é simples:Para uns, o fecho é tão DIFÍCIL, que leva muitos vendedores a se desiludirem e alguns até desistem da profissão. FÁCIL para o outro grupo, que faz dessa parte do processo de vendas uma consequência natural do seu trabalho.

Erros nas Vendas
Uma amiga minha pediu-me para que começasse a escrever sobre os erros que normalmente um vendedor mais comete no decorrer da sua actividade profissional. Achei o desafio interessante e por isso hoje escrevo o primeiro dos erros que entendo ser desastroso para um vendedor.

O Raúl
Recebi esta história de um cliente que tenho a sorte de também ter desenvolvido uma amizade com ele. eis a história do Raul: Durante minha vida profissional, eu topei com algumas figuras cujo sucesso surpreende muita gente.  Figuras sem um Vistoso currículo acadêmico, sem um grande diferencial técnico, sem muito networking ou marketing pessoal. Figuras como o Raul. Obrigado pela contribuição engº Paulo Romualdo.

Quando as vendas não acontecem 
Nos anos 80 havia uma série de televisão chamada “Quincy”. O programa era a volta de um Detective que investigava as mortes que aconteciam na sua cidade. O Dr. Quincy, como era conhecido, fazia num destes programas uma autópsia a um corpo que aparentava ter morrido de causas naturais. Porém, acabava sempre por descobrir que tinha sido por assassinato. O resto do programa era passado a tentar descobrir quem foi o assassino e quais os motivos que levaram a matar.

Vendedor Análogico ou Vendedor Digital ?
Recentemente ouvi uma pessoa a questionar sobre estas duas questões. Hoje em dia com toda a tecnologia ao nosso alcançe, tais como: PDA, Telefone com agenda mais potentes, eBooks, Audiobooks, Video-conferences e mais uma parafernálias que itens tecnológicos, os vendedores continuam a ser Análógicos ou já estamos na era Digital?

10 Dicas para incrementar as suas vendas
Quer levar o seu negócio para um nível mais acima do que tem hoje em dia? Se sim, então está na hora de assumir algumas atitudes para melhorar as suas vendas. Com estas dicas irá de certeza fazer a diferença nos resultados das suas vendas.

A Arte do Aperto de Mão
Resolvi hoje apresentar uma questão que apesar de não ser um técnica ou táctica de venda, diz muito sobre como um vendedor actua. Num mundo de escritórios virtuais, reuniões online, emails e vendas por internet, as pessoas envolvidas em negócios estão aos poucos a perder a habilidade de sair e de tocar em alguém.

Como fazer as tuas férias proveitosas
Estamos a chegar ao período de férias. O tal “dolce far niente” aproxima-se e o que você mais pensa agora é como vai aproveitar este curto período para descansar, espreguiçar, esticar as pernas e simplesmente não fazer nada. Que tal aproveitar esta possibilidade para fazer um mix de negócios com prazer? A maioria das pessoas não irão gostar desta sugestão de usar o tempo de férias para fazer negócios, mas poder acreditar que isso pode fazer uma diferença significativa na sua vida profissional.

Bons exemplos vindos de todos os lados
Sei que o que vou abaixo descrever poderá ser de certa forma ofensivo para alguns, mas será de certeza, um bom exemplo de como a arte de vender pode ser aplicada a tudo nesta vida. As vezes quando sinto-me em “baixo de forma” nas vendas, tenho por hábito ouvir as estações de rádio compradas pelas igrejas das “novas religiões”. Não existe da minha parte nenhuma descriminação ou o que quer que seja contra elas. Pelo contrário, quero apresentar-vos como estas igrejas utilizam todas as técnicas “seculares” para vender o seu produto (a fé) aos seus clientes (os fiéis) e continuam a vender muito e com bom lucro.

Quando a venda não acontece…
Você trabalha, trabalha, mas infelizmente não está a conseguir os resultados esperados? Se é um profissional de vendas e não está a conseguir vender, deixo algumas dicas que poderão ajudá-lo a identificar o seu problema.

Pense muito
Estamos a enfrentar tempos difíceis. As rápidas mudanças que acontecem no mundo, e cada nova notícia que vemos, contém informações importantes que impactam com os negócios de uma forma muito significativa. Os nossos concorrentes estão mais activos, os clientes mais atentos e ninguém tem tempo suficiente.

Como fazer e-mails eficientes num processo de venda.
Vamos então aos factos. Uma grande parte do seu dia na função de vendedor implica utilizar o e-mail. Os passos que normalmente temos que seguir no processo de vendas, ou seja, contacto inicial, reunião, demonstração, proposta e finalmente o fecho do negócio, todos têm uma componente que será feita no computador.

Conversa de Elevador
Não é uma fórmula mágica, até porque na arte das vendas, não existem. Mas pode de uma forma muito directa ajudar a conseguir mais e melhores vendas. Não se esqueça que não existem truques e magiganças para conseguir mais vendas. Existe sim muito suor, esforço e prática. Com estes ingredientes conseguirá atingir os seus objectivos. Vou então a ideia geral que quero transmitir.

Identificar que decide
Esta semana resolvi trazer-vos um tema que muitas vezes nos acontece e algumas vezes acertamos outras nem por isso. Será que sabemos mesmo se estamos a frente de quem toma a decisão? A pessoa que irá dizer o tão esperado “Sim, vamos comprar”?

Sabe aplicar o senso de humor nas vendas?
Uma das ferramentas mais valiosas, e que poderá de utilizar nas suas vendas é o HUMOR. Vendas é sempre um tema que trata de pessoas, aliás há um ditado em inglês que diz: “people buy from people”, ou seja, as pessoas compram de outras pessoas. Nesta linha uma das coisas que mais ouvirá, será dizerem que os vendedores têm de ser pessoas sérias e muito profissionais. Não estou a tentar dizer o contrário, mas tenha em atenção uma poderosíssima ferramenta que ajudará a melhorar as suas vendas: estou a referir-me ao humor.

Como acabar com o terror de fazer chamadas frias
Consegue responder a estas questões?
– O que pode atingir o coração do melhor vendedor ou empresário?
– O que pode destruir a confiança, destruir a auto-estima e deixar uma pessoa completamente derrotada?

O que Fazer Quando Ouvimos: “Não Temos Orçamento”
Na semana passada não consegui ter a oportunidade de fazer o meu post semanal, porém esta semana trago uma questão que muitos vendedores encaram no seu dia-a-dia e que muitas vezes não conseguem ultrapassar. Vamos então a isso. Imagine o seguinte:
Você está já naquela fase de fechar o negócio, quando escuta do seu prospect o seguinte: “Eu realmente gosto do que estamos a negociar, mas compreenda, nós não temos orçamento para encaixar esta compra.”

Sabe fazer as perguntas difíceis?
Saber como questionar de uma forma correcta, sem parecer intrusivo, e de uma forma natural, os seus clientes irão responder-te de uma forma sincera.

Um simples dica que pode ser muito rentável
Sei que falar da realidade de outros países ou pessoas é muito mais fácil. Mas será que as vezes não nos servem de lição? Eu penso que sim. Veja por exemplo o seguinte.

Melhore a Sua Capacidade de Ouvir para Impulsionar a Sua Carreira
Saber ouvir é uma forma efectiva de comunicação que pode melhorar muito a sua capacidade profissional.
Na profissão de vendas, um dos ditados mais populares que sempre ouvi em vários seminários e: “Se tem dois ouvidos e uma boca: Ouça o dobro do que fale”.

Sabe aceitar a responsabilidade pelo seu sucesso profissional?
Uma questão: porque alguns vendedores estão mais abertos em aceitar processos de mudança enquanto outros parecem gostar de mover montanhas?
Que vivemos num mundo de constantes mudanças já não é novidade nenhuma. Porém continua a existir um desafio importante na mudança, este desafio é estarmos continuadamente a nos adaptar aos novos meios e processos que a mudança nos traz.

Tenha a atitude correcta e faça o seu negócio crescer.
Com todas as notícias negativas que saem todos os dias nos jornais, revistas da especialidade e a mais famosa de todas as maneiras de divulgar informação: A “Rádio-Alcatifa”, é muito fácil o profissional de vendas deixar-se levar por esta onda negativa, ou mesmo, deixar os seus clientes serem apanhados também por esta onda. Por isso é que é tão, ou mais ainda, importante ter uma atitude positiva.

Como usar o silêncio de forma eficaz para fechar negócios
Em Novembro escrevi sobre a arte de saber ouvir, como uma forma eficaz de fechar negócios. Esta semana, trago como tema: Saber Ficar Calado para Fechar Mais Vendas. Se verificarmos bem, este acto muito simples as vezes é a peça fundamental para não conseguirmos a tal venda tão desejada. Todos os vendedores quando não conseguem dominar a sua boca ao saber calar-se e esperar que o seu cliente tome a decisão, “morrem literalmente na praia”.

O que vai oferecer aos seus clientes?
Pois é, 2008 está no fim, chegamos a altura do Natal e temos que enfrentar duas situações complicadas: 1) Estamos a atravessar uma crise sem fim a vista; 2) Temos que continuar a mimar os nossos melhores clientes, afinal são eles que nos pagam os nossos salários.

Um pouco de Cultura sobre a verdadeira crise
Antes de iniciar o meu texto desta semana, quero apresentar-vos um pouco de cultura, no que diz respeito a palavra mais utilizada neste momento: “CRISE”.

2009 já está na porta. Vamos fazer uma retrospectiva?
Que futuro é esperado para o mundo dos negócios e em particular para aqueles que o movem, ou seja a nossa classe, os vendedores?
Nós vendedores temos agora uma oportunidade única para reavaliar o momento que estamos a viver, e planear de forma estruturada, todas as oportunidades que podem chegar com a entrada de um novo ano.

Assim acabamos o anos de 2006 a 2008. No próximo domingo publico os artigos do ano de 2009.

Nunca tinha pensado seriamente que o que escrevia em 2008 ainda estava tão em voga. Leia o seu favorito e reflicta.

Pense nisso e boas vendas.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Provavelmente quem inventou esta frase, trabalhava na área das vendas. Porque? Porque estamos a chegar…

%d bloggers like this: