5 Anos de artigos Venda Melhor-Parte 4

Chegamos etão ao último bloco de artigos publicados nestes 5 anos do Venda Melhor.

Artigos de 2011

Quatro dicas para ganhar dinheiro com o “…e ainda!”
Muito portugueses lembram-se do programa que havia na RTP1 chamado 123, onde o apresentador, depois de anunciar o prémio que o concorrente tinha ganho, dizia invariavelmente: “…e ainda”…” normalmente o prémio tinha sempre alguma coisa a mais em adição ao prémio inicial.

Quando o vendedor é igual ao político
No dia 23 de Janeiro próximo, os portugueses vão ser chamados as urnas para eleger um novo Presidente. Calma, não vou fazer nenhum artigo a elogiar qualquer candidato. O que vos venho falar hoje, tem mais a ver com a forma como nesta altura das campanhas, os políticos saem a rua a cumprimentar e dar beijinhos em todas as senhoras, a apertar a mão a toda a gente que lhe passe pela frente e a espalhar sorrisos por todo o lado que passa.

Será que acredita em você?
Apesar de estarmos a meio de Janeiro, muitas empresas ainda estão a fechar o ano de 2010 e a preparar as vendas para o ano de 2011. Portugal teve aumento de impostos, mudanças na lei das aplicações de gestão das empresas, etc. Todos estes pontos são boas razões para um vendedor ter algum tempo para preparar-se para este ano dificílimo que estamos a iniciar.

Dez regras para inovar nas vendas
A semana passada, depois de publicar o artigo no blogue da Rede Exame PME, uma das pessoas que recebeu a informação, foi ao site e colocou o seguinte comentário:

“…É muito lindo e até poético o que escreveste, no entanto, nesta segunda década do Século XXI o mundo é outro, levando em consideração que a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (Século XVIII) promoveu o FIM DO TRABALHO ANIMAL e a REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA (Século XX) promoveu, promove e promoverá cada vez mais o FIM DO TRABALHO HUMANO, portanto como consequência vivemos num MUNDO SEM EMPREGOS e o VENDEDOR é um bicho em extinção, em função do advento da INTERNET.”

Rapidinhas – Parte I
Tenho vindo normalmente a publicar artigos que na sua maioria está relacionado somente com um tema. No entanto, esta semana resolvi apresentar uma colecção de pequenas dicas (rapidinhas) que acredito que tem o poder de ajudar-nos a pensar e assimilá-las para assim, aumentar a sua produtividade.

Três histórias tristes e uma alegre. Todas elas reais.
Uma das coisas mais incríveis que acontece quando estamos de férias é a nossa capacidade de verificar, ao vivo e a cores, as deficiências e as coisas boas que vamos encontrando nos profissionais de venda que nos atendem. Férias significa invariavelmente tirarmos um tempo para irmos as compras.

16 Sugestões curtas e grossas para conseguirmos boas vendas
Como na profissão de vendedor, a repetição faz a excelência, acredito que as sugestões abaixo, são por si só muito explicativas. O que pretendo é somente fazer uma breve compilação e recapitular o que há de melhor nas técnicas e dicas para ser um vendedor de excelência.

10 Coisas que distinguem um Vendedor Profissional e um Amador
Esta semana, depois de várias trocas de emails com uma pessoa amiga sobre este tema, estive a pensar porque é que nos temos que correm em Portugal, com toda estas crises atrás de crises, existem empresas que estão a vender como nunca, empresas que obtém lucros fantásticos e vendedores que conseguem superar em muito a sua quota de venda.

O Segredo dos Fazedores de Chuva
Esta semana conto a história de alguém que recebi numa das várias newsletters que recebo todas as semanas e que me chamou a atenção pela forma como foi apresentada e pela relação tão forte que tem a com a actividade de vendedor.

Começa assim: “Era a minha primeira semana na empresa quando o meu chefe de chamou ao seu escritório e depois de falarmos um pouco sobre os negócios que tinha gerado nesta primeira semana, virou –se e me disse: Não espero que faças milagres, mas acredito que és capaz de fazer chuva.”

5 Dicas para começar a gostar da profissão de vendedor
Vender não é para qualquer pessoa. Ocasionalmente encontro pessoas que simplesmente não tem nem nunca terão jeito nenhum para actuar como vendedor. No entanto, conheço também várias pessoas que possuem todas as qualidades e inteligência necessária para singrar nas vendas, mas por qualquer motivo foram desencorajados para abraçar esta profissão. Eu pessoalmente acredito numa coisa, independentemente do que fazem, não deveram estar contentes com o que fazem actualmente.

Super dicas para o seu potencial cliente lhe ligar de volta
Pois é, numa época em que andamos a correr atrás de novos clientes dias-a-fio, agora chegamos a um ponto que quando tentamos, tentamos e tentamos falar com um potencial cliente, por mais que continuemos a insistir, acabamos sempre a morrer na areia e sem falar com ele.

Construir Equipas de Alta Performance
Esta semana aconteceu algo de único na história do futebol português. Pela primeira vez 3 equipas portuguesas chegaram a uma meia-final de uma prova europeia. Feito inédito e que foi amplamente falado em todos os noticiários e jornais do país.

Três Maneiras de aumentar os resultados nas vendas
Muitos vendedores de uma certa forma já ouviram a frase que vender não é uma arte mas sim uma ciência. Esta frase apesar de parecer um cliché vai muito mais além pois existem várias pessoas a pesquisarem e a estudar as vendas no mundo da neurociência. Todos nós que estamos envolvidos nas vendas, temos vindo a sentir no dia-a-dia as mudanças que a nossa profissão enfrenta, onde cada vez mais, o que procuramos é entender os mais profundos desejos dos nossos clientes e compreender a verdadeira emoção que os leva a comprar o nosso serviço/produto em vez do da nossa concorrência.

A importância das relações duradouras nas vendas
Se um vendedor pudesse juntar tudo o que sabe sobre comunicação, colocar tudo num pote, mexer bem e destilar posteriormente para retirar a essencial disso, tudo o que obteria era a importância das relações duradouras numa relação cliente/vendedor. Construir e manter uma relação duradoura com os nossos clientes é o comportamento chave de todos os vendedores de sucesso. Se verificar junto dos seus pares, verá que os vendedores que possuem mais sucesso são aqueles que durante todo o seu tempo, estão em contacto permanente com os seus clientes. “Alimenta-os” com informação útil e “rega” a relação com muito carinho. Isso acontece em qualquer tipo de venda, independentemente da área de negócio da sua empresa.

Num vendedor a Atitude é o que conta
Verdade de la palisse, certo. Todo vendedor sabe disso. Sabe que deve prestar sempre atenção e estar constantemente a tentar assumir uma atitude positiva.

O Networking o poder desta ferramenta
O networking é simplesmente a mais importante actividade que todo profissional deve tratar com muito carinho. É na utilização do nosso networking que conseguimos criar novas oportunidades de negócios. Gerir e desenvolver relações é, sem dúvida, o mais antigo processo de relação na actividade humana. Quando sabemos gerir e capitalizar a nossa rede de networking, esta rede pode ser muito proveitosa para nós e para que possamos manter o mundo dos negócios a avançar.

Frente-a-Frente entre dois vendedores
Existe um pequeno planeta azul, terceiro calhou a contar do sol, onde existe um pequeno país com 561×218 km de dimensão. Imaginem agora que este pequeno planeta, de nome Terra, era uma grande zona industrial onde cada país era uma empresa.

Quer fechar bons negócios? Então mantenha o seu smartphone no bolso
Vivemos num mundo onde a tecnologia é sem dúvida nenhuma uma parte fundamental e importante no processo de venda. Mas mesmo com toda a tecnologia existente, ainda há quem não compreende a fronteira onde ela deve ficar de lado. Hoje trago-lhe uma dica que se for bem utilizada, vai ajuda-lo a continuar a sua caminhada para o sucesso.

Cinco dicas para não passar o verão sem vender
Chegou o mês de Junho e com ele a abertura oficial da época de praia e de descanso. Muitas empresas começam a pensar como é que vão efectuar as vendas nestes próximos 4 meses entre Junho e Setembro. Muitos vendedores vão começar a dizer que não conseguem vender porque o seu potencial cliente não está a trabalhar ou saiu mais cedo do trabalho. Começa a surgir um desânimo no ar, começamos a ver os vendedores mais dentro da empresa a conversar com os colegas e vender que é bom, nada!

Sabe quando é que virou um vendedor Zombie?
Esta semana recebi uma newsletter a falar sobre esse tema, onde indicava 14 sinais que determinam que nos tornamos zombies. Achei o artigo superinteressante para a comunidade de leitores do Blogue Venda Melhor. Depois de ler, comecei a ver o filme junto das centenas de profissionais vendedores que conheço e comecei a rir, pois vi em muitos deles uma grande parte destes sinais.

Nunca minta para um Potencial cliente
Se você parar uma pessoa na rua e lhe perguntar para descrever um vendedor, provavelmente as respostas que vai receber são: “Fala-Barato”, “Vendedor de banha de cobra”, “um artista” e as pérolas de todas as respostas que são: “Não confiáveis”, “arrogantes” e “desonestos”. Ok, isso é injusto, mas esta é a realidade, não há volta a dar, pelo menos por enquanto.

Assim chegam ao fim todos os artigos publicados no blogue Venda Melhor até a data.

Obrigado por me acompanhar e conto a partir da próxima semana continuar com um novo artigo. voltamos ao tema da retrospectiva quando fizermos 10 anos de Venda Melhor.

Pense nisso e boas vendas.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *