5 características que fazem as mulheres serem excelentes vendedoras

by

Este é o quadragésimo artigo de 2015 e escolhi um tema que para mim é muito agradável escrever. Falar sobre as mulheres na profissão de vendedora é fácil, directo e verdadeiro. Tenho 3 mulheres na minha equipa e são todas excelentes vendedoras. Por isso, este artigo dedico a Ana Cruz, a Diana Freitas e a Sara Vieira.

As perguntas que vou tentar responder até ao final deste artigo são: “Porque as mulheres, quando gostam de vender, são excelentes vendedoras?” e “Porque os homens podem ser vendedores mais ou menos, mas as mulheres nunca são?

Aos homens que são vendedores, é exigido que saibam criar uma ligação forte com o cliente, saber entender correctamente o que o cliente e principalmente saber estabelecer uma relação de confiança mútua. Sublinhei a palavra “saibam” por que isso nas mulheres é natural. Elas sabem, através do sexto, sétimo ou sei lá que sentido, naturalmente criar a confiança, a relação forte e como conhecer e identificar a necessidade do cliente.

Eis os motivos que encontro para responder totalmente a estas duas questões.

Apresentam as ideias de forma clara e linear

Normalmente quando estou em reunião com outros vendedores, vejo que eles adoram dar muitas voltas e voltas até chegar ao que interessa. Nas reuniões que estive com outras vendedoras, o que vejo é despenderem pouquíssimos minutos com a conversa inicial e ir directo ao ponto fulcral da reunião e rapidamente ir de encontro ao que pode ou não ser feito para resolver o problema. Falam pouco, mas o que falam deixa claro a ideia de como resolver o problema.

Sabem pedir ajudar e aconselhamento a pessoas que sabem mais

Outra característica que admiro por que nos homens, a ultima coisa que fazem é reconhecer que não sabem de um tema e pedem ajuda a alguém que saiba. No caso das mulheres não. Pedir ajudar e aconselhamento faz com que elas não pareçam fracas ou menos capazes perante o cliente. As mulheres vendedoras não para uma reunião de peito aberto as balas. Estudam muito bem a solução e os caminhos que a reunião pode tomar para ter o controle do inicio ao fim. Quando pedem ajuda, sabem que esta informação que recolheram servirá integralmente os seus propósitos.

Saem sem muita preocupação da sua zona de conforto

As grandes vendedoras que tive o prazer de conhecer no meu percurso profissional foram (e continuam a ser) mulheres que não se contentam com atingir os mínimos necessários. Não elas vão a luta para conseguir atingir e superar todos os limites que lhes são apresentados pela empresa. Elas não perdem tempo em conversas de cafezinho. Elas são focadas em perseguir e atingir objectivos.

Funcionam como os camaleões – são adaptativas

As vendedoras de sucesso, sabem que para serem bem sucedidas devem seguir a sua intuição. Se o cliente é alguém do nível “C” elas sabem como se vestir, maquilhar e andar para obter o respeito necessário do seu cliente. São “camaleónicas” e se vestem e agem de acordo com o seu interlocutor.

Sabem ter tempo para elas

Sim, as vendedoras de sucesso, eficientes e eficazes sabem quando devem tirar um tempo só para elas. Sabem separar a vida pessoal da profissional e dificilmente deixa que os problemas de um lado interfiram com o outro. Isso dá-lhes a capacidade de, durante o período que estão a trabalhar, todo o foco está no trabalho. Depois das 18h00 é outra história e ninguém precisa de conhecer este seu lado pessoal.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Rapidinhas – Parte I

Janeiro 30, 2011

Tenho vindo normalmente a publicar artigos que na sua maioria está relacionado somente com um…

Duas dicas poderosas

Março 13, 2010

Esta semana trago não uma mas duas dicas que poderão ajudar a conseguir mais vendas.…

%d bloggers like this: