5 Dicas para começar a gostar da profissão de vendedor

by

Vender não é para qualquer pessoa. Ocasionalmente encontro pessoas que simplesmente não tem nem nunca terão jeito nenhum para actuar como vendedor. No entanto, conheço também várias pessoas que possuem todas as qualidades e inteligência necessária para singrar nas vendas, mas por qualquer motivo foram desencorajados para abraçar esta profissão. Eu pessoalmente acredito numa coisa, independentemente do que fazem, não deveram estar contentes com o que fazem actualmente.

Agora, se você é um vendedor que ainda não aprendeu a amar esta profissão, acredite que não é o único. Muitos vendedores lutam contra serem rotulados como tal ou até mesmo têm medo de dizer que são vendedores. Mesmo aqueles que se dizem apaixonados pelas vendas necessitam de vez em quando serem chamados à realidade para recordarem que são provedores de benefícios.

Esta semana apresento 5 dicas que, correctamente aplicadas, irão afectar de forma dramática e causar um impacto positivo na sua forma de ver a profissão de vendedor.

Dica 1 – Seja você mesmo quando estiver a vender

Vários potenciais clientes associam um vendedor como alguém que está sempre a mentir e a tentar enganá-lo para conseguir a venda. a ultima coisa que acredito que queira é que o seu potencial cliente pense que está é um “apressado” ou mesmo “agressivo” como vendedor. Então para que as pessoas parem de pensar que é assim só depende a sua forma de agir e a da sua atitude.

É uma verdade suprema que existe ainda vários vendedores que seguem este estereótipo. Também é verdade que muitos forçam, manipulam e actuam de forma agressiva nas vendas. Mas também é verdade que existem muitos vendedores que actuam de forma aberta, honesta e autêntica. Estes são sempre os que alcançam o sucesso e o seu leque de clientes ajuda a comprovar este facto.

Tenha consciência e assuma que você não faz parte deste leque de vendedores. Acredite que é aberto, honesto e autêntico. Acredite que a partir do momento que assumir estas posturas, será de certeza um vendedor de sucesso. Ao ser você mesmo, começará a sentir a adrenalina positiva nas suas veias, ficará mais relaxado.

Dica 2 – Seja apaixonado pelo que vende

Descubra quais são os grandes problemas a resolver nos seus clientes. Depois, pergunte a si mesmo se se sente apaixonado e entusiasmado para resolver estes problemas. Se a resposta que der for sim, então pense na melhor forma de garantir os melhores resultados com os seus produtos ou serviços. A sua paixão e entusiasmo irão rapidamente inundar o seu cliente e ele sentirá que você é realmente capaz de resolver os problemas dele. Só mais uma coisa, se você não se sente minimamente motivado para resolver os problemas do seu cliente, então é melhor arranjar outra ocupação rapidamente.

Dica 3 – Veja as vendas como um serviço

Quando você vende os seus serviços, você está a ajudar pessoas. Repita a si mesmo, quando vendo estou a resolver problemas, quando vendo estou a ajudar, quando vendo estou a servir. Diga-me sinceramente como é que se sente quando passa a ver as vendas com esta perspectiva?

Dica 4 – Tenha como propósito ajudar o máximo de pessoas possíveis

Quando assume este propósito, sentir-se-á moralizado para tentar agendar reuniões, o mais que puder com o máximo de pessoas possíveis. Você sentir-se-á obrigado a partilhar o seu conhecimento e sabedoria. Sentirá a responsabilidade de fazer eles conhecerem-te e conhecerem o que e como você os poderá ajudar. Diga-me sinceramente como é que se sente quando passa a ver as vendas com esta perspectiva?

Dica 5 – Aprenda a vender da forma como você mais gosta

Muito dos medos e desgostos que existem nas vendas é simplesmente causado porque quem está a trabalhar nelas, não sabe como fazer. Quando não sabemos como fazer uma coisa, além de ficarmos apreensivos. A isso chamo natureza. Somos todos assim. Agora uma coisa é certa, você ficará espantado como verá o ofício de servir nas vendas quando criar a sua forma de vender. Quando mais simples melhor e menos medo terá.

Descobrir a sua forma única de actuar nas vendas é como ter a sua própria marca registada. Todos poderão copiar, mas ninguém será o original. Só você o consegue ser. Agora fuja, corra e afaste-se o mais possível do vendedor de manuais técnicos. Estou a falar do tipo de vendedor que quando o recebemos parece que decorou todo o manual de instrução do produto ou serviço e o que faz é debitá-lo todo para cima nós.

Uma última regra importante:

Evite reuniões onde esteja mais que duas ou três pessoas ao mesmo tempo. Facto: normalmente as reuniões são uma perda de tempo. Quanto mais pessoas estiverem na mesma reunião, mais longa é a mesma e maior é o tempo perdido. Algumas pesquisas mostram que a verdadeira razão para as reuniões existirem é para estabelecer uma hierarquia dentro de um processo. Sempre que tiver que fazer uma reunião, tenha sempre o controle da mesma. Limite o número de pessoas para o mínimo necessário para que sejam tomadas decisões. Tenha sempre uma agenda pré-definida e mantenha-se fiel a mesma. Comece sempre na hora marcada e não volte a repetir o que já foi dito para os que chegaram atrasados. Mantenha sempre todos na linha de pensamento do que tem que ser tratado na reunião. Estas pequenas dicas garantem o sucesso da mesma.

Pense nisso e boas vendas.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pense muito

Setembro 12, 2008

Estamos a enfrentar tempos difíceis. As rápidas mudanças que acontecem no mundo, e cada nova…

%d bloggers like this: