7 formas simples de cuidar melhor as leads

by

Normalmente não gosto de usar termos em inglês, mas confesso que encontrar uma definição para “leads” é muito complicado. Principalmente encontrar uma palavra que tenha tanta força. Bom, não tendo alternativa, vou apresentar sete formas simples e eficazes para cuidar melhor as leads de negócio que recebe.

1 – Defina claramente o que é uma lead e o que não é

A origem da lead é muito importante para entender se é ou não uma lead. Se veio do site, é um pedido de contacto. Se veio do marketing, é um contacto mais qualificado mas mesmo assim é um contacto e não uma lead. Se veio através do telefone ou e-mail, então é uma lead que poderá ser categorizada.

2 – Categorize o tipo de lead que recebeu

Quando recebe uma lead a primeira coisa que deve fazer é classificar correctamente em 3 simples níveis: 1) Pronto a comprar – normalmente este tipo de lead não é preciso muito trabalho pois o cliente está “vendido” (ele já fez o trabalho de o escolher) e pronto a pagar o preço que pedir; 2) Precisa de ser trabalhada – neste tipo de lead ainda há um processo de qualificação e definição do que o cliente realmente necessita; 3) É um mero contacto com uma potencial intenção de compra – este tipo de lead tem um processo muito mais longo e demorado. Este último tipo de lead precisa de ser trabalhada com paciência e com o tempo ela pode (ou não) passar a um nível 2) ou mesmo nível 1).

3 – Estabeleça tempos de resposta para cada categoria

Se for do nível 1) deverá ser respondida no mesmo dia, se possível dentro das próximas 2 a 4 horas.

Se for do nível 2) deverá ser contactada no mesmo dia, porém será necessário trabalhar um pouco mais para alinhar a necessidade do cliente com um potencial produto ou serviço que tenha.

Se for do nível 3) então deverá (também) adicionar este contacto a lista de “manter informado” com “papers”, noticias sobre os produtos ou serviços da empresa.

4 – Mantenha os contactos das leads informados

O melhor que pode acontecer neste processo é ter em conta que todos os potenciais clientes indicados nas leads, devem, de forma regular, receber informação (não é publicidade) sobre o que há de novo no mercado, no seu sector ou mesmo na industria onde ele está inserido. Enviar publicidade vai espantar e chatear o seu cliente. Muito cuidado com o que partilhar.

5 – Mantenha todas as leads actualizadas no CRM da empresa

Toda a informação que enviar ou trocar com o contacto da lead deve ficar registada no CRM. Toda a interacção e reuniões que tiver com o contacto da lead deve ser passada para o CRM. Sem este registo no CRM, o seu trabalho e o dos que trabalham consigo será muito mais difícil de acompanhar.

6 – Partilhe o estado das leads com os seus colegas e superiores

É impossível sabermos quem conhece quem, porém quando partilhar o estado das leads com os colegas ou superiores, poderá, perfeitamente, encontrar alguém que conhece alguém dentro da empresa da lead e que potencialmente o ajudará a melhorar o ranking da lead para um nível 2) ou mesmo 1).

7 – Quantifique o resultado obtido

O que lhe adianta tratar 30 leads numa semana se o retorno financeiro que elas dão é demasiado baixo e insuficiente para atingir os seus objectivos? ao quantificar o resultado obtido através das leads, poderá avaliar se está a necessitar de empregar um esforço maior para obter mais, ou se está a dar mais do que é necessário, podendo por exemplo despender 1/3 menos do tempo e assim obter o mesmo resultado. O que não é mensurado não é validado.

Siga o Venda Melhor nologo_b

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Mantenha bem controlada todas as leads que receber. Se precisar de ajuda para saber como melhorar, o que está a espera para marcar uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como posso ajudá-lo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se tem dúvida se poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Partilhe comigo a sua opinião e ofereço-lhe Gratuitamente o meu eBook – “Conversa Entre Vendedores – Uma troca de ideias de quem vende para quem é vendedor

Por favor preencha questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

%d bloggers like this: