7 passos para tirar melhor partido do Coaching

by

Infelizmente ainda há muito barulho e confusão sobre o que é isso de contratar e fazer Coaching. É tanta gente a apresentar-se ao mercado como Coach disso, daquilo, de tudo e de nada que criam uma nuvem cinzenta de má informação, e com isso fica complicado saber quais os reais benefícios que um processo de Coaching pode trazer a quem contrata.

Este meu artigo servirá para explicar um pouco mais como você pode beneficiar e tirar o melhor partido de um processo de Coaching.

1 – Tenha uma mente aberta

Não há que ter medo e contratar um processo de Coaching só por que não sabe bem o que é isso. Pessoas a usufruírem de um processo de Coaching é coisa com muitos anos. Remonta aos século XIX. Por isso, se quer saber mais como o Coaching pode ajuda-lo, deve primeiramente conversar com um Coach e levar uma mente aberta para fazer todas as perguntas que lhe toldam o pensamento. Não há perguntas certas ou erradas. Somente quando estiver esclarecido a 100% (ou muito próximo disso) é que terá a coragem de avançar com a contratação do serviço.

2 – Abra o seu coração e o seu cérebro

Agora que já perguntou tudo o que tinha que perguntar, é o momento de dar-se a conhecer. Para o Coach avaliar se realmente pode trabalhar o seu processo, será necessário que conte exactamente o que está a procura e quais os resultados que gostava de obter no final do processo. Só com um início de franqueza total é que o processo poderá ser bem sucedido.

3 – Não espere que o Coach tenha respostas

Um processo de Coaching não é um trabalho de formação ou mentoria. No decorrer da sessão, o que um Coach faz é questionar sobre o que está a dizer e fazer com que você encontre dentro da sua própria análise e consciência, as respostas as suas próprias dúvidas. É normal que em algumas sessões, o Coach utilize algumas ferramentas de suporte ao processo para ajudar a desbloquear uma determinada situação ou problema.

tell the true photo
Photo by lauragrafie.

4 – Diga o que faz e faça o que disser

Num processo de Coaching, a mentira não tem lugar. Não há enganos ou enganados durante uma sessão ou mesmo durante todo o processo. Se o Coach abordar temas que para si não são confortáveis de falar, diga que não quer. Mentir, desviar o tema ou esconder um sentimento ou acção só causa prejuízo a que está a fazer o Coaching. O Coach, no final da sessão, irá continuar a vida dele e os problemas, mentiras e dissimulações continuarão consigo.

5 – O Coaching ajuda a criar pontes

Um processo de Coaching serve para o Coach trabalhar e questionar sobre os pontos menos claros. Normalmente há um ponto onde você está e há o ponto onde quer chegar. O Coaching vai ajudar a criar a ponte entre estes dois pontos. Como? Questionando e analisando as respostas que dá as suas próprias dúvidas.

Siga-me pelologo_b

6 – Estabelecer planos de acção e compromissos

Um processo de Coaching é, na maioria das vezes, um acordo entre que está a fazer e o Coach para criar um plano de acção para chegar ao ponto desejado. Quais os meios que tem disponíveis, de que forma poderá colocar em prática cada item do plano, quando é que cada item começa e quando é que acaba. Qual o resultado expectável obter. Se falhar qual a alternativa, se encontrar uma dificuldade qual o caminho alternativo que poderá tomar para não se desviar da rota? Todas estas questões são debatidas e analisadas em conjunto com o Coach.

7 – Medir o resultado obtido em cada compromisso terminado

Tenha em atenção estas três máximas que dizem tudo sobre este último ponto:

“Não se consegue melhorar aquilo que não se controla”

“Não se consegue controlar aquilo que não se mede”

“Não se consegue medir aquilo que não se define”

Há mais alguma coisa que precise ser dito para compreender a importância da medição dos resultados obtidos em cada um dos compromissos definidos no ponto anterior?

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Se com este artigo ficou um pouco mais esclarecido sobre as vantagens de contratar um processo de Coaching, então termino com duas simples perguntas: “Este artigo foi esclarecedor? Ajudei a identificar alguma coisa que queira mudar?

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


banner_inquerito

Guest Post: Vender

Abril 12, 2013

Por: Vitor Rafael de Lima Silva Atualmente vender é muito mais do que propriamente vender.…

Provavelmente quem inventou esta frase, trabalhava na área das vendas. Porque? Porque estamos a chegar…

A Arte do Aperto de Mão

Junho 21, 2008

Resolvi hoje apresentar uma questão que apesar de não ser um técnica ou táctica de…

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

%d bloggers like this: