Algumas dicas de como fazer prospecção por email

by

Esta é a primeira semana de primavera, mudou a hora, entramos finalmente na hora de verão, dias maiores, pessoas mais bem-dispostas e muito tempo para aproveitarmos o inicio da época de calor.

Aproveitando esta nova etapa do ano que inicia, apresento a você uma boa maneira de ganhar algum tempo para você e mesmo assim ganhar novos clientes para o seu negócio.

O email pode ser uma excelente ferramenta para gerar novas oportunidade e chegar a certas empresas com muito pouco esforço, especialmente se você tiver uma boa base de dados. Se pensarmos bem, até pode ser uma forma mais efectiva que uma campanha realizada por carta em papel, principalmente porque possui uma forma mais rápida de responder, sem ter que responder a uma chamada ou mesmo responder por escrito e enviar por correio. Se for bem feita, permitirá atingir as pessoas certas de uma forma rápida e certeira.

Mas não pense que é só criar uma campanha com 500.000 emails e pensar que é só ficar sentado a espera que os negócios venham bater a sua porta. Existem regras que devem ser seguidas, se souber tirar partido destas dicas, acredito (e espero que acredite) que irá realmente ganhar novos clientes.

Eis algumas dicas que deverá seguir para uma boa prospecção por email:

Escreva um assunto que desperte interesse: tal como nas cartas por escrito, o assunto é a chave que vai garantir que o seu interlocutor abra o email. É o campo do Assunto que irá ser o mote (ou não) da possibilidade de o seu prospect decidir se abre o seu email imediatamente ou simplesmente apaga-lo. Saber usar a linha do assunto tem que estar completamente ligado ao que está escrito no corpo do email. A primeira regra é nunca escrever no assunto sobre Chocolate e no corpo está a referir sobre chantilly. Evite soar “Venda barata”.

Limite o número de emails que envia: tal como tudo na vida, tudo o que é demais enjoa. Por isso não envie mais emails do que aqueles que é capaz de tratar. Isso é muito importante porque se todos os emails que enviar lhe responderem, poderá ter um grave problema de falta de profissionalismo da sua parte. Alem disso, não se esqueça que se um prospect responder ao seu email, está a espera que rapidamente você trate de avançar com o negócio. Isso poderá representar uma reunião, uma apresentação, uma demonstração ou mesmo uma proposta porque foi você quem iniciou o contacto, você precisa estar disponível. Se posso sugerir, não envie mais que 125 emails por campanha.

Depois destas duas dicas, eis então 3 vias para duplicar as suas vendas:

Saiba evitar os filtros de Spam: todas as empresas investem muito dinheiro em software para evitar a recepção massiva de emails que contenham palavras comuns a todos os spamers. As vezes o software anti-spam é tão poderoso que acaba por bloquear emais legítimos. Se deseja evitar ser apanhado por estes filtros, deixe de enviar o mesmo email para vários destinatários. Não vale a pena tentar colocar todos eles em BCC (Blind Carbon Copy) pois os filtros sabem como detectar estes envios, outra forma de evitar os filtros tem a ver com a hora que envia a sua campanha, não programe o envio para as 3 horas da manhã. O filtro está lá para bloquear o seu email facilmente. Não abuse o corpo do email com imagens e assuntos que não estão relacionados com o assunto. Tenha um cuidado redobrado para manter a linha do assunto relacionada com um negócio e não com uma venda. Existe uma diferença brutal entre venda e negócio, e você sabe como distinguir cada um deles.

Permita ao seu prospect ter duas formas de entrar em contacto consigo: sabemos que o seu prospect pode facilmente carregar no botão de “Replay” (Responder), mas poderá também haver o interesse em falar consigo. Garanta que no corpo do email você tenha de forma clara o seu telefone mais directo, assim ele poderá ligar-lhe. Recomendo que não só apresente uma forma de ser contactado, mas também a sua assinatura. É importante que lê o seu email saiba quem você é, qual a sua posição e qual os seus contactos. Mas tenha atenção que nem todos lêem todo o corpo do email, por isso garanta que no corpo também indique o seu telefone.

Tenha um script ou modelo de resposta preparado: para rapidamente ter uma forma de responder a um pedido de informação do seu prospect, prepare um conjunto de modelos de reposta, mas faça isso antes de enviar a sua campanha. A preparação é 80% do seu sucesso. Esteja preparado para os pedidos que poderá receber como resposta a sua campanha. A medida que for recebendo as respostas dos seus prospects tenha rapidamente a “mão” um conjunto de modelos que respondam de forma clara o contacto recebido.

Como viu, responder a um email é muito simples e poderá estar rapidamente envolvido numa grande conversa com vários prospects tudo a base do email. Se souber gerir muito bem esta ferramenta, irá saber qualificar as oportunidades que lhe chegam e avançar com uma venda ou mesmo com mais uma oportunidade no seu funil de negócios.

Pense nisso e boas campanhas.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Não controle, Influencie

Março 4, 2012

Você pode dizer aos seus colaboradores o que fazer. Você pode dizer aos seus colaboradores…

Liderança é Ter Fé

Março 25, 2012

FÉ. Normalmente é uma palavra que as organizações não apreciam. Pelo menos as que não…

%d bloggers like this: