Aprenda como aumentar a suas vendas pela internet

by

Esta semana foi, para mim, uma grande aprendizagem no que toca a melhorar o site do Venda Melhor para poder melhorar a minha relação com os meus leitores e seguidores. Não é fácil gerir sozinho um website e principalmente fazê-lo ter um aspeto e conteúdo que continue a motivar as pessoas a voltarem regularmente. Principalmente pela enorme quantidade e qualidade de outros sites que falam sobre vendas na net.

Não é o meu caso, mas hoje vou-lhe falar dos sites que vendem produtos na net. O que adianta uma pessoa ou empresa ter um website de comércio com uma apresentação fantástica, ter uma quantidade de informação e produtos que sabe que é fundamental para os clientes, que tem fotos espetaculares e com excelentes descrições e para finalizar um sistema de pagamento muito célere e fiável forma de pagamento capaz de receber centenas de encomendas por dia… se ninguém aparece e não compra nada?

São dezenas, senão mesmo milhares, de sites que são criados todos os dias por este mundo a fora que são exatamente como descrevi no parágrafo anterior. Somos “Spamados” todos os dias com milhares de ofertas de produtos e serviços milagrosos e que vão resolver os nossos problemas. Desde a calosidade no dedo mindinho ao cabelo espigado e sem vida. Todos tentam a sua sorte no mundo das vendas onlines. Mas da mesma forma que aparecerem estes websites, muitos morrem ao fim de muito pouco tempo.

Sobre os que morrem não há nada a conhecer. Falharam e pagaram o preço. Mas sobre os que sobrevivem e prosperam, é interessante conhecer o que fizeram e continuam a fazer para venderem mais todos os dias. Aprendamos então o que eles fazem e como deve aplicar essas lições.

Capture informação e utilize-a

Por cada pessoa que visite o seu website, você necessita sempre de alguma informação sobre ela. Pode ser para concluir uma venda ou somente para obter uma lead para um futuro contato.

Para todos os que deixaram algum contato no seu website, mantenha um processo de constante contato com eles. Pode ser pelo envio de informação mais condensada em forma de newsletter ou caso saiba exatamente o que o seu visitante procura (ou procurou), enviar uma informação mais detalhada sobre as alterações que o produto teve recentemente e como ele poderá adquiri-lo. O dado mínimo que você deve ter dos seus visitantes é o nome e email. Tudo o resto deverá ser ele a lhe fornecer. Saiba ser paciente até obter toda a informação que quer saber.

Use ferramentas de automação de processos

São aos milhares as ferramentas existentes nas net que permite interagir de forma automática com quem visita o seu website. Implementa um sistema de autorresposta aos pedidos de informação ou de subscrição da sua newsletter. Neste email agradeça, incentive-o a voltar regularmente ao seu site e tenha SEMPRE o que chamamos um “Call to Acion”, ou seja, uma forma de encorajar o visitante a repetir uma compra ou ação.

Crie uma comunidade

Um dos maiores exemplos disso é o que o site da Amazon faz com os seus clientes. Alguns dias depois de finalizarmos uma compra e já termos recebido, eles fazem três coisas:  1) Enviam um email com uma série de sugestões para eu adquirir outros produtos que outras pessoas compraram após comprarem o que comprei; 2) Enviam no email um texto a incentivar eu deixar um comentário no produto que comprei em troca de um desconto (esta técnica é fantástica) numa próxima compra e 3) Incentivam eu participar nas comunidades de pessoas que tem o mesmo gosto que eu (isso é aplicado na compra de discos).

Possuir um excelente sistema de pesquisa

É comum nos websites de vendas online encontramos milhares de produtos, todos escritos com letrinhas muito pequenas e amontoados uns a seguir ao outro. Os melhores sites de vendas, possuem sempre um sistema de pesquisa que procura em todos os artigos as palavras indicadas pelo visitante e lhe apresenta todos os resultados. Quanto melhor for o seu sistema de pesquisa, maior será a vontade do visitante de continuar ligado. Não se esqueça que estamos muito habituados a rapidez e eficiência do Google.

Seja conhecido por dar garantia

Pode parecer cliché, mas se o seu website não dá um prazo de garantia aos produtos comprados pode acreditar que tem os dias contados. Todos os sites de sucesso oferecem no mínimo 15 dias de garantia total com retorno integral do dinheiro pago no caso de o cliente não gostar do produto comprado.

O seu negócio tem que ser claro e seguro

As compras feitas na net são na sua generalidade pagas com cartão de crédito. Se o seu site não deixar claro qual a forma de pagamento, quais as garantias de segurança e confiabilidade que ele pode ter ao fazer as compras, ninguém irá deixar o número do cartão assim sem mais nem menos. Eu utilizo o sistema do PayPal para quem quer comprar espaço publicitário no Venda Melhor.

Tenha um número de telefone para ser contatado

É uma das primeiras coisas que procuro num site de vendas. É muito importante que o visitante saiba que pode pegar no telefone e poderá falar com o suporte a cliente ou com quem está a vender. É por isso que sites como o OLX ou o COISAS prosperam. Ninguém pode colocar um anúncio sem te um contato telefónico. Há sempre alguma coisa a mais que o visitante precisa saber e que não está publicado.

Faça promoções cruzadas

Mais uma vez o exemplo vem de quem vende 89.000 produtos por hora, ou seja, a Amazon, mas também a Pixmania o faz. Sempre que clico num produto o site, na parte inferior, sugere-me outros produtos que “combinam” ou complementam o produto que comprei. Isso permite que o impulso de compra seja “massajado” e em muitos casos o valor final da compra é muito maior do que o inicialmente planeado pelo comprador. Outra forma simples é sempre que um cliente comprar um produto, ofereça-lhe um vale desconto sobre outro produto. Sempre irá aumentar a visibilidade de todos os produtos expostos.

Crie processos de compra relâmpago ou oferta com prazo limitado

A empresa de voos low-cost Easyjet é uma especialista nisso. No momento que escrevo este artigo o site deles está a oferecer um desconto de 20% até a meia-noite da próxima terça-feira para 150.000 lugares para quem viajar entre 5 de Dezembro e 27 de Fevereiro de 2013. Mas não é só a venda do bilhete. Também posso reservar um hotel e até fazer imediatamente o check-in online no final da compra.

Seja o negócio que faz negócios de forma diferença

Tenho o hábito de fazer compras de produtos no site da Prozis. Há uma série de pormenores que fazem TODA a diferença entre todos os websites que vendem os mesmos produtos. 1) Garantem a entrega em dois dias úteis em qualquer parte do país. Já fiz várias compras e eles são pontualíssimos. 2) Tem um processo de compra simples onde não tenho que estar a repetir os meus dados pessoais sempre que faço compras. 3) Por vezes recebo amostras grátis de outros produtos que eles passaram a vender, sem ter solicitado absolutamente nada. Simplesmente chegam com um cartão a indicar que é uma oferta e a agradecer a confiança que depositamos neles.

E é isso. Eis bons exemplos que poderá começar a aplicar ao seu website de vendas.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Fantástico Mike!

Agosto 2, 2009

Todos os portugueses devem lembrar-se de um personagem que era desempenhado por uma dupla de…

Não controle, Influencie

Março 4, 2012

Você pode dizer aos seus colaboradores o que fazer. Você pode dizer aos seus colaboradores…

%d bloggers like this: