Apresento-lhe a Geração MCF

by

As estatísticas não enganam quando dizem que as pessoas hoje em dia com o excesso de informação que recebem durante o dia sofrem de uma nova patologia chamada Memória Cabeça de Fósforo. Normalmente esta maleita afecta as pessoas que participam em reuniões, seminários ou congressos com excesso de apresentações.

Se você se considera um excelente vendedor por fazer apresentações comerciais com o auxílio do Powerpoint e que isso irá lhe gerar muitas vendas, leve em consideração o seguinte: segundo um estudo feito pelo College of Charleston, em média a percentagem de retenção do conteúdo de uma apresentação é na ordem dos 5%. Em outras palavras, 95% do que disser será esquecido em alguns dias, por vezes em algumas horas. O problema reside justamente nisso, se a sua apresentação não vai ser recordada, imagine a capacidade desta pessoa lhe comprar alguma coisa.

Mas nem tudo são más notícias. Existem boas técnicas disponíveis para que consiga aumentar o grau de retenção. Se for capaz de fazer as pessoas ouvirem-te e lembrarem-se do que disse após a reunião, principalmente na altura do processo de decisão, a sua taxa de sucesso nas vendas irá sofrer um aumento exponencial. Para que consiga isso, basta lembrar-se do seguinte: “o número mágico é o três!

Um conceito simples e que poucas pessoas se recordam é que quanto mais informação disponibilizar, menos quantidade será recordada. O nosso cérebro simplesmente torna-se abarrotado de informação e começa a “dispensar” as que não interessam. Voltando aos estudos sobre a retenção da memória, o número considerado para retenção é o três. Lembre-se disso quando estiver a fazer a sua apresentação. Limite a sua apresentação aos três mais importantes objectivos que deseja comunicar a sua audiência. Se adicionar mais que três objectivos, a sua eficiência começa a diminuir.

Quer que lhe prove? Então comece por tentar lembrar de temas onde o três impera.

  • As Caravelas eram Nina, Pinta e Santa Maria;
  • Os mosqueteiros eram Athos, Porthus e Aramis (o D’Artangnan era aspirante)
  • O 1º Triunvirato Romano: Cayo Julio César, Cneo Pompeu Magno e Marco Licinio Craso;
  • O 2º Triunvirato Romano: Marco Antonio, Marco Emilio Lépido e César Octavio;
  • O Triatlo desportivo: Nadar, Pedalar e Correr
  • Os porquinhos eram Heitor, Prático e Cícero
  • Os sobrinhos do Pato Donald são Huguinho, Zezinho e Luisinho (Huey, Dewey e Louie)
  • O tio Patinhas tem 3 sobrinhos: Donald, Gastão e Peninha

Por isso quando estiver a escrever a sua apresenta, foque-se nos três pontos principais que quer apresentar, e no final da apresentação, volte a fazer um sumário com os mesmos três pontos. Ao dizer a sua audiência: “Se conseguirem recordar os três pontos apresentados, será tudo o que precisam para fecharmos o negócio…” Isso fará que os principais aspectos da sua mensagem sejam recordados, retidos e sejam usados para ajudar a tomarem a “boa” decisão mais tarde.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

%d bloggers like this: