Cinco formas de obter mais a partir do que lê

by

“Este livro mudou a minha vida”

Quantas pessoas (ou mesmo você) já ouviram dizer esta frase?

Eu, por definição, acho que esta frase é sempre mal empregue. Porque? Porque não é um livro que muda as nossas vidas. Somente nós conseguimos isso.

Existem muitos livros que já li que tiveram muito impacto na minha vida e que serviram-me para estimular o pensamento ou mesmo mudar algumas atitudes. Mas vamos ser muito claros: o livro não mudou a minha vida, o que ele fez foi estimular a minha capacidade de mudar.

Não quero com isso diminuir a importância que os livros, e todo artigo que leio, tem ou muito menos desmotiva-lo a ler mais livros. O que quero é fazer com que os livros e os artigos tenham o seu devido lugar na nossa vida profissional e pessoal.

Se você, não o livro, for o motor da mudança, então faz todo o sentido que possa usar um livro para servir de guia de ideias e lições, para justamente fazer a diferença na sua vida e no seu trabalho.

Agora como é que podemos usar esta fonte de ideias:

1. Leia com um propósito

Todo bom leitor, antes de iniciar uma leitura de um livro, faz o que chamo de uma breve leitura na diagonal. O que normalmente faz é dar uma lida no subtítulo, no índice, ler alguns parágrafos de alguns capítulos ou mesmo a contra-capa antes de comprar o livro. Usar esta estratégia permite que você tem uma visão mais global da mensagem e tema do livro.

Ao fazer isso, além de conhecer um pouco mais o livro, a principal questão que deve ser respondida é: “O que eu quero obter deste livro?”. Não se apresse, tire algum tempo para “ver-com-olhos-de-ler” o livro e pense quais os objectivos que quer ver suprimidos após a leitura do livro. Se você viu uma recomendação do livro em causa no jornal (o que ajuda muito uma decisão), escreva as principais questões que gostaria de obter resposta, ou o que gostaria de aprender.

2. Leia com um lápis na mão

Durante o tempo de escola ou faculdade, normalmente líamos com um marcador fluorescente nas mãos, para irmos marcando as passagens que achávamos mais importante, ou que sabíamos que aquele tema poderia sair num exame. Apesar desta forma de dizer parecer ser um aviso de “toca voltar a escola”, não é. O que digo é que ao sublinhar algumas das frase ou mesmo parágrafos durante a sua leitura, vai permitir que quando precise voltar a refrescar a sua ideia sobre um determinado item, mais facilmente irá encontrá-lo se estiver sublinhado.

Deixe de pensar que ao rabiscar um livro, está a estragá-lo. Tenho os meus todos com várias páginas onde sublinho parágrafos e por vezes adiciono pequenos comentários junto do parágrafo. Lembre-se que estes comentários devem ser sobre acções que deve tomar em ligação com o propósito de leitura do livro.

3. Leia com base nos seus objectivos

Mesmo depois de fazer uma pré-leitura, é muito difícil sabermos exactamente o que está descrito no livro e o que ele irá exactamente nos ensinar. Por isso, a medida que vai lendo, pense como vai encontrar resposta para as seguintes perguntas:

1) Como posso utilizar este conhecimento?

2) Como vou relacionar este ensinamento com a minha vida pessoal e profissional?

3) Qual a principal mensagem que vou reter?

Ao fazer perguntas como esta a medida que vai lendo, vai permitir ir respondendo ao propósito por que iniciou a leitura. A partir do momento que a sua leitura tem como objectivo atingir um fim determinado, mais facilmente você irá cumprir os seus objectivos.

4. Traduza a leitura

A medida que vai lendo, vá traduzindo quais serão os próximos passos. Esta é uma componente muito importante na leitura de um livro. Traduzir é determinar o que vai ter que fazer para conseguir obter resultados quando terminar a leitura.

Estas quatro primeiras ideias são o que considero a definição da estratégia, a medida que a leitura for sendo feita, vai conseguir descobrir o valor real que fez você comprar o livro. Agora vãos então a ideia final que irá fazer toda a diferença.

5. Transforme as suas ideias em acções

Esta é a extensão lógica do ponto anterior, mas é sem dúvida a que tem maior importância. Se você está atrás de novas ideias, estratégias e formas de mudar a sua atitude depois de ler um livro, isso não acontece logo a seguir a ultima página. A sua principal tarefa está somente a começar.

Pegue em todas as notas e ideias que retirou do livro e faça um resumo numa agenda ou num ficheiro no seu computador. É neste ponto do processo que irá conseguir restringir toda a sua leitura no que realmente importa e no que vai contribuir para atingir os seus objectivos. A medida que vai colocar o ensinamento obtido do livro num ficheiro, a partir da sua interpretação, comece a criar para cada ideia uma (ou várias) acção a tomar. É por isso que o ponto 1. Ler com um propósito é tão importante.

No final o que interessa é que se você quer que um livro realmente mude a sua vida, deve fazer muito mais do simplesmente ler. Você precisa saber usá-lo como uma ferramenta e combustível para o seu crescimento pessoal e profissional, ou seja, você precisa estar comprometido de forma activa com o processo de aprendizagem.

É claro que vai haver vezes que vai querer ler somente pelo prazer de ler. Pessoalmente sempre que vou de férias, levo livros que não tem nada a ver com a minha profissão. Leio livros de aventuras, vampiros, Dan browm’s da vida. Faço isso como uma forma de limpar a minha cabeça e prepará-la para um novo período de trabalho.

Pense nisso e aprenda a ler com objectivo.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Liderança é Ter Fé

Março 25, 2012

FÉ. Normalmente é uma palavra que as organizações não apreciam. Pelo menos as que não…

Conversa de Elevador

Setembro 26, 2008

Não é uma fórmula mágica, até porque na arte das vendas, não existem. Mas pode…

%d bloggers like this: