Como atingir a excelência nas vendas – Parte I

by

Vou começar esta semana uma série de artigos que vai juntar muitas dicas que considero ser a maior vantagem para atingir a excelência nas vendas e poder se tornar o melhor vendedor dentro da sua empresa.

O que vou apresentar a seguir são as ferramentas que precisa para ser tornar um Mestre de vendas, que defino como uma pessoa que é apaixonado sobre a optimização de todas as etapas do processo de vendas: as ferramentas, os papéis, as tarefas, as metas e as compensações.

Nota importante: as ferramentas que irei fazer referência são meramente indicações e não tem da minha parte nenhuma relação comercial ou representativa de qualquer uma delas. Use as que achar que podem contribuir para melhorar o seu desempenho profissional.

Dica nº 1 – Conheça o seu mercado como a palma da sua mão

Houve tempo que um comercial para ser bem sucedido, precisava palmilhar centenas, as vezes milhares de quilómetros para conhecer com todo o detalhe possível o seu mercado, zona de actuação e potenciais clientes. Graças a Deus estes tempos já lá vão e com muito menos esforço mecânico (entenda caminhar) pode conhecer todo o seu potencial mercado. Aplicações como o Linked In Sales Navigator, o Pipetop ou o SalesLoft (todas pagas mas com um período de trial) ajudam a rapidamente criar uma base de dados com informação detalhada das pessoas certas a contactar dentro das empresas no mercado que lhe foi atribuído.

O que ganha com isso?

  • Reduz o tempo de pesquisa e análise – acredito que reconheça que fazer isso manualmente demora imenso tempo, é entediante, penoso e de rápida desactualização.
  • Conhece melhor os seus interlocutores – os beneficio de poder seguir e conhecer quem são e quais as tendências que o seu mercado quer vai permitir adaptar melhor o seu discurso e processo de prospecção.

Dica nº 2 – Venda sempre o melhor que há

O mercado já não tem vontade para produtos medíocres e sem qualidade. Cada vez mais os seus clientes pesquisam tudo o que precisam na internet antes mesmo de escolher o fornecedor. Há muita informação (e desinformação) que ajudam o cliente no processo de decisão. Se ele quer produto baratos vai comprar no eBay ou OLX. Quando o seu produto está qualificado pelos seus atuais clientes como bom, eles vão querer encontrar isso.

O que ganha com isso?

  • Todos lêem as mesmas referências – o seus cliente estão a consultar o site da sua concorrência e o seu em simultâneo. Qual deles vai conseguir ser melhor e mais informado ao ponto de atrair a atenção do cliente?
  • Eles precisam de testar antes de comprar – cada vez mais os clientes querem ter absoluta certeza que o que compram está de acordo com o que desejam. Testar antes é a garantia que, se gostar, vai definitivamente comprar e se tornar um embaixador do seu produto.
  • Os clientes divulgam tudo nas redes sociais –se gostarem divulgam avaliações positivas sobre a experiencia tido no Facebook, instagram ou pinterest. Mas se não gostarem, acredite que a capacidade de espalhar a má noticia é maior do que quando é boa. Porque não se junta a equipa do Venda Melhor no Slack, uma plataforma de interacção que permite partilhar duvidas e obter as melhores respostas.

Para a semana trago a segunda parte desta série de artigos com mais dicas.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar serem melhores do que você.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

One Response to "Como atingir a excelência nas vendas – Parte I"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Caro leitor, vou tentar a medida que for possível apresentar algumas sugestões de como melhorar…

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

Provavelmente quem inventou esta frase, trabalhava na área das vendas. Porque? Porque estamos a chegar…

%d bloggers like this: