Como fazer as tuas férias proveitosas

by

Estamos a chegar ao período de férias. O tal “dolce far niente” aproxima-se e o que você mais pensa agora é como vai aproveitar este curto período para descansar, espreguiçar, esticar as pernas e simplesmente não fazer nada.

Que tal aproveitar esta possibilidade para fazer um mix de negócios com prazer? A maioria das pessoas não irão gostar desta sugestão de usar o tempo de férias para fazer negócios, mas poder acreditar que isso pode fazer uma diferença significativa na sua vida profissional.

Muitas pessoas vão aproveitar a oportunidade de física e mentalmente estar o mais distante possível do trabalho durante as férias. Isto não é de forma nenhuma um comportamento estranho, mas sim o esperado; mas tenha consciência que nas férias é uma excelente oportunidade de fazer algum trabalho.

Trabalhar durante as férias? Sim, acredite que não será tão laborioso como imagina. Porque? Eis algumas dicas:

Use o seu tempo sabiamente

Existem muitos minutos durante o dia se você souber alocar o seu tempo sabiamente, poderá balancear trabalho com prazer. A sua mente estará mais livre e fresca durante as férias e ironicamente, isto pode se tornar um excelente período para pensar no seu trabalho. A seguir indico algumas acções que poderá fazer em relação ao seu trabalho enquanto tira algum tempo de descanso longe do escritório.

Fale com os outros

As férias dão-lhe a oportunidade de conversar com outras pessoas. Independente mente de ficar na sua cidade ou em qualquer local no mundo, haverá sempre oportunidade para conversar com as pessoas. É espantoso como as ideias crescem na sua mente enquanto conversa com outras pessoas. Proporcionar uma conversa com alguém sobre os seus negócios (quando é pertinente claro) ou sobre o nicho de mercado que trabalha pode beneficiar muito a sua perspectiva. Faça perguntas e analise as respostas dadas pelas pessoas, veja o seu negócio pela perspectiva deles. Estas pessoas poderão ter diferente visão sobre o que faz, mas de certeza que poderão dar-lhe algum conhecimento e visão que até ao momento não tinha pensado.

Faça telefonemas

Outras pessoas estarão a trabalhar enquanto está de férias. Isto dá-te recursos e oportunidade de fazer os telefonemas com mais tempo e com uma probabilidade muito maior de ter sucesso. Quantas vezes durante o período que estamos no escritório, tentamos contactar alguém e esta pessoa não está no escritório, em férias, numa reunião, etc. Quando esta pessoa retorna a chamada que lhe fez você está indisponível. Durante as férias mesmo que ligue para alguém e esta pessoa esteja indisponível, quando ela lhe ligar de volta você estará disponível.

Faça ginástica às pernas

Um dia de trabalho é longo e o tempo que normalmente dispomos depois é muito pouco. Se geograficamente for possível, faça alguma ginástica às pernas e vá ter com os seus clientes ou prospects durante as férias. Aproveite para fazer uma pesquisa sobre o negócio da sua concorrência, visitar algumas empresas que possa vir a representar ou a obter novos negócios para a sua empresa. Algumas acções propostas podem ser irrealistas de serem feitas antes ou depois de um dia de trabalho. Você pode perfeitamente utilizar algum do seu tempo de férias para estas tarefas e mesmo assim continuar a ter tempo para descansar.

Aproveite para reflectir

Como mencionei anteriormente, tirar algum tempo para descansar do trabalho é muito importante e benéfico. Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para pensar no que fazes no seu trabalho. Reflicta sobre a sua estratégia de marketing, contratação de novos colaboradores, operações, etc. Ponha no papel algumas ideias sobre vários temas que sirva de referência posteriormente. Isso pode (e deve) ser feito de forma casual e justamente no seu período de férias. Tenha sempre consigo um bloco de papel e uma caneta para que possa facilmente tomar notas sobre as ideias que vão surgindo na sua cabeça durante o dia. É fantástico como estar fisicamente afastado do escritório pode mudar a sua perspectiva do seu negócio. Isto irá criar em si a habilidade se ver as coisas de uma perspectiva completamente diferente – coisa que de certeza não é possível fazer durante o tempo que está no escritório.

Pratique durante o fim-de-semana

Estes métodos e dicas podem numa fase de treino ser praticado durante o fim-de-semana. A maioria das pessoas não gosta de pensar no trabalho quando estão de folga, mas disseminar a quantidade de tarefas que tenha que desempenhar por todos os dias da semana acalmar a sua anciã de resolver os problemas e melhorar a sua performance profissional. Isso irá criar em si novas perspectivas e oportunidades de ter mais problemas resolvidos. É muito mais fácil pensar em como resolver as questões de uma forma preto no branco, porém conseguirá encontrar formas mais simples e diferentes de encarar os problemas que todos nós temos no nosso trabalho.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Liderança é Ter Fé

Março 25, 2012

FÉ. Normalmente é uma palavra que as organizações não apreciam. Pelo menos as que não…

Motivação não se compra

Setembro 10, 2011

Esta semana foi a primeira semana de Setembro e desde segunda-feira que aqui em Lisboa…

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

%d bloggers like this: