Como fazer os seus clientes gostarem de si

by

love_clientNovembro vai ser o mês de falarmos sobre o pós-venda. Este é o terceiro artigo da série, depois de na semana passada ter abordado sobre o que os seus clientes pensam sobre você, esta semana vou abordar o tema de como fazer os seus clientes gostarem de fazer negócios consigo.

Acredito que estas dicas são muito poderosas para quem tem a tarefa de gerir clientes.

Escreva uma carta de agradecimento a mão

Sei que pode parecer antiquado, mas como já disse num outro artigo, quando recebe um email pode sempre apagar sem ler. Uma carta, quando lhe chega por correio normal, naturalmente abre e lê algumas linhas. Se interessar continua até ao fim. O seu cliente ficará com uma impressão muito boa de você, se receber uma carta ou um cartão mais largo com uma mensagem de agradecimento por ter fechado negócio consigo. Já usei esta técnica e acredite que muitos dos meus ex-clientes já reconheceram isso como um único.

Ponha o seu cliente em destaque

Não estou a dizer para inserir o logótipo dele no seu website. Todos fazem isso. Pior ainda foi a minha experiência de perguntar a um potencial cliente sobre o fato do meu concorrente estar a usar o seu logótipo nas referências, e ele me dizer que nem sabia que empresa era essa. Quando realmente prestar um bom serviço ou produto a alguém, tire partido do bom momento e seja você a publicitar o negócio do seu cliente. Já vi este tipo de publicidade numa empresa que vendia caminhões onde usou os caminhões pintados com as cores e o logótipo do seu cliente, indicava qual tinha sido o crescimento que tiveram no negócio por ter veículos mais modernos e potentes e, no final do cartaz, dizia que tudo isso só foi possível porque foi a sua empresa quem tinha fornecido os veículos.

Faça o seu negócio ser um lugar onde os seus clientes gostam de ir

Até há algum quando entrava numa loja de roupa e o que encontrava lá? Roupas. Só isso! Agora você entra numa loja de roupa e encontra também água fresca, cafezinho e até bolinhos, tudo a disposição dos clientes sem ter algum custo adicional com isso. E isso não é só nas lojas. Isso hoje acontece nos bancos, enquanto espera para se sentar num restaurante ou mesmo nas empresas que não atendam ao público em geral, existe na receção, pelo menos um bebedouro de água. Se os seus clientes quando lhe visita na empresa, se passarem por uma experiência que os faça recordarem-se do quão bom foi, dificilmente ele deixará de recomendar a sua empresa a outras pessoas. Mas cuidado, servir cafezinho e bolinhos não compensa o fato de prestar um mau serviço ou ter um produto que ninguém quer.

Use e abuse dos presentinhos ou pequenas lembranças

Não estou a falar de dar porta-chaves ou calendários. Estou a falar de pequenos presentes que farão toda a diferença na pós-aquisição. Quem geralmente sabe como aplicar isso muito bem são por exemplo: comprar 1kg de ração para cães e ganhar 250gr de um produto complementar. Ou então hotéis que sabendo o quanto os hospedes gostam de levar “lembranças”, deixa no quarto um aviso que os cinzeiros, canetas e blocos são uma oferta do hotel e que podem levar sem problema nenhum. Tenho um cinzeiro na minha sala que diz no fundo “Fui roubado do hotel zzz. Venha também ‘roubar’ o seu.

Ensine os seus clientes como usar os seus produtos

Quando compra um produto novo, a primeira coisa que você quer é rapidamente dominar todas as funcionalidades e tirar pleno partido de todo o potencial do que comprou. Consegue imaginar a quantidade de pessoas que comprar verdadeiros “Ferrari” dos telefones e continuam somente a usar os números e as teclas vermelha e verde para fazer chamadas. Quando vender o seu produto a um novo cliente, dedique um tempo para posteriormente o visitar e ensinar como usar todo o potencial do que comprou. Ensine primeiro as funções básicas e vá gradualmente ensinado todos os truques que somente quem já usa um produto há algum tempo conhece. Se uma aula não for suficiente, visite uma segunda ou terceira vez. Será sempre uma excelente oportunidade para além de ensinar, avaliar como conseguir fechar novos negócios.

Planeie pequenos workshops gratuitos dados pelos seus clientes

Mais do que ensinar, porque não pôr os seus próprios clientes mais antigos a ensinarem os novos clientes como tirar melhor partido do produto que compraram? As empresas que vendem aspiradores e robôs de cozinha são grandes especialistas em usar esta técnica. Eles querem vender novas peças ou livros e sabem que quando juntam os seus clientes numa sessão de formação dada por um outro especialista ou cliente mais antigo, os novos clientes vêm isso como uma mais-valia e não como uma tentativa de vender algo mais. Normalmente no final, existe sempre alguns clientes que acabam por comprar novas peças ou livros. Funciona sempre.

Celebre o aniversário dos seus clientes

Eu usei isso durante muito tempo e asseguro-lhe que funciona. Gaste algum dinheiro investindo em cartões de feliz aniversário com o logótipo da sua empresa. Depois só tem que ter garantir um sistema que lhe avise a data correta do aniversário dos seus clientes. Tenha o cuidado de enviar o cartão com alguns dias de antecedência para chegar no dia certo, ou se for um fim de semana, chegar na segunda-feira. Cuidado com uma coisa, o que escrever no cartão deve ser a mão. Nada de usar mensagens pré-impressas pois isso não significa que lembrou-se. Cheira a automatismo. Cuidado.

 Promova eventos dentro do seu negócio

Para quem tenha uma loja ou um negócio aberto ao público esta é sem dúvida a melhor forma de voltar a ter os clientes dentro do estabelecimento. Convide os seus clientes a lhe visitar novamente para, por exemplo, conhecer a última tendência da moda, se for o caso de ter uma loja de roupa. Participar numa prova de vinhos de uma determinada região se tiver um restaurante ou uma loja de bebidas. Porque não provar toda uma nova gama de chocolates numa loja de brinquedos de criança? Isso é o que chamo a ligação perfeita. Procure a sua e aja em conformidade.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Hoje trago-vos algumas dicas para conseguir obter mais alegria enquanto vende e claro, mais lucro…

%d bloggers like this: