Como lutar contra os ladrões de tempo

by

Começo por uma tradução livre de uma frase de Horace Mann que diz muito sobre este infame ladrão.

Perdi, ontem, algures entre o nascer e o por do sol, duas preciosas horas, cada uma com um conjunto de sessenta minutos de diamantes. Não ofereço recompensa, visto que elas foram-se para sempre.

Normalmente trabalhamos durante 8 horas por dia. Sabemos que as restantes dezasseis horas são todas suas.

Acredito que sabe o quanto consegue fazer em oito horas, aliás, oito horas são uma eternidade. Não acredita? Tente então tomar conta de crianças muito pequenas, a chorarem durante oito horas seguidas. Rapidamente irá ver o quão longas são estas oito horas.

Por isso, considere o tempo que dedica-se a ser produtivo, como as suas “oito horas de douradas”. Douradas porque tempo é dinheiro, especialmente se você está a trabalhar na área das vendas.

Trabalhar de uma forma constante e focada durante oito horas é muito difícil. Todos os dias os ladrões de tempo estão a bater na nossa porta. Os membros desta máfia incluem telefonemas pessoais e mensagens de texto (SMS), as sessões de conversar com os colegas de trabalho, ler correio electrónico pessoal, procurar por coisas perdidas, (todas as pessoas altamente produtivas têm sempre a sua mesa limpa e bem organizada.) Recados pessoais, longas pausas para café, almoços… e a lista pode continuar a crescer.

Algumas pesquisas mostram que, em média, os vendedores desperdiçam duas horas por dias. Se juntarmos todas estas horas, temos a módica quantia de 3 meses durante um ano. Explique-me: quanto consegue vender em três meses?

Até ao momento todos temos que concordar que o maior ladrão de tempo é a internet. Mesmo sabendo que ela é indispensável no mundo dos negócios, comunicação, educação e uma excelente ferramenta de pesquisa mas também é viciante. Como todos os vícios, isso também pode ser um grande devorador do seu precioso tempo, energia, produtividade e, por arrasto, a quantidade de dinheiro que pode ganhar.

Se está comprometido com a vontade de aumentar a sua produtividade, vamos então a algumas sugestões para eliminar os mais comuns ladrões de tempo quando está na internet:

Redes Sociais: claro que é lindo e muito bonito partilhar as fotos que tirou nas férias, as novidades sobre a sua vida pessoa. Tudo isso lhe consome tempo produtivo. Se que fazer isso, faça fora das horas de trabalho.

Jogos Online: cuidar da sua quinta, matar alguns mafiosos, cuidar do seu aquário ou da sua ilha virtual, jogar uma partidinha de cartas é tão engraçado… mas não durante as suas oito horas douradas, que deve estar dedicado a trabalhar.

Notícias e Blogues: estar a actualizar de hora e hora o seu blogue, partilhar as fotos e ligações a noticias em outros sites ou blogues, são viciantes. Desligue-se enquanto estiver a trabalhar.

Compras Online: a internet é uma loja que funciona 24 horas por dia. Faça compras nas outras dezasseis horas que tem a sua disposição.

Navegar na internet: são milhares de milhões de páginas para visitar. É interessante e entretido, mas um grande sugador do seu preciso tempo

Outras tretas: tais como Jogos online, leilões, sites porno, salas de conversa, procurar empregos, marcar encontros, marcar férias ou visitar sites de viagens, tudo isso deve ser eliminado do seu dia-a-dia.

Para finalizar, no final do dia antes de ir para casa ou então em alternativa, todas as manhãs antes de sair de casa, use alguns minutos para escrever todos os seus objectivos para o seu dia. Não é necessário ir ao detalhe do que fazer a cada hora do dia. Basta fazer uma lista de actividades que vai ter nesse dia e ajudar-lhe-á a validar se tudo foi cumprido conforme estabelecido. Permita-se alguma flexibilidade, mas siga sempre o seu plano.

Acredite que irá verificar como a sua produtividade irá aumentar. Irá apreciar a sensação de estar a aproveitar as suas oito horas douradas como deve ser. Irá verificar que irá poder fazer muito mais coisas nas dezasseis horas que lhe resta para relaxar, estar com a família e amigos e possivelmente algum tempo para andar a brincar com a internet.

Pense nisso e boas vendas.

Uma informação adicional: no dia 4 de Março onde vou ser orador no IGNITE #4. veja o detalhe AQUI e inscreva-se. Irá ver que vale mesmo a pena participar.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

%d bloggers like this: