Alguns podem dizer que o sucesso surge por estar no lugar certo na hora certa. Outros dizem que ter sorte dá muito trabalho. Concordo! Mas também existem três simples letras que podem definir claramente qual o caminho certo para atingir o sucesso no que deseja fazer.

Estas três letras são:

  • H de Habilidade
  • A de Acção ou Agir
  • R de Responsabilidade

O verdadeiro caminho do sucesso só é possível de ser trilhado quando conseguir combinar bem estas três letras. Vejamos por quê:

H de Habilidade

A velha história que diz que quem é bom já nasce sabendo como se faz, já foi. Hoje em dia o mundo é dominado pelas pessoas que conseguem dominar correctamente a habilidade de abraçar e fazer a mudança. O facto de uma pessoa trabalhar muitos anos numa profissão qualquer, não o faz habilidoso. É somente mais um que tem muitos anos de experiência. Experiência não é sinónimo de habilidade. Habilidade é a capacidade de nos adaptarmos e mudarmos de acordo com o que os nossos clientes necessitam. Sim falo em clientes, porque independentemente da profissão que temos, há sempre alguém que vai de alguma forma precisar comprar algo de nós. Estes são os nossos clientes. O conceito “um tamanho que serve a todos” já não serve para nada. Cada cliente tem as suas necessidades que são totalmente diferentes do cliente seguinte. Habilidade é sabermos entender isso e estarmos um passo a frente dos nossos clientes. Isso faz com que eles nos vejam como uma referência e alguém de quem precisam.accountability photo

A de Acção ou Agir

Conhece aquele negócio que é tão bom, mas mesmo tão bom, mas que nunca conseguiu dar certo por que nunca passou do papel? Isso é o que acontece na maior parte dos casos onde as pessoas passam mais tempo a pensar no que querem (e também no que não querem) do que a agir. Agir não é sair pela rua que nem uma barata tonta. Agir é por em prática o plano que delineamos. Acção é o acto de fazermos acontecer o que sempre quisemos fazer e não tivemos coragem (ou vontade real para). Há um ditado que diz que “de pensar morreu um burro”. Agir de forma consciente e organizada é a chave para o resultado acontecer. A ausência desta “letra” no nosso percurso para o sucesso é a garantia que nada vai acontecer. Eu sei que às vezes as coisas podem ficar assustadoras, eu sei que às vezes estamos propensos a analisar em demasia. Mas é incrível como quando decidimos passar à acção e executamos os passos necessários para mudar o curso dos acontecimentos, quando colocamos as coisas em movimento a nossa percepção da enormidade do desafio encolhe brutalmente.

R de Responsabilidade

Se todas as vezes que eu ouço alguém dizer que não consegue realizar nada por causa do “mercado”, da “concorrência”, da “qualidade do produto”, do “tempo”, etc, etc, eu ganhasse 1 euro, já estava rico. Cabe a cada um de nós sermos criativos e descobrirmos como podemos vender o que temos que vender, não importa o quê. Embora, por vezes, há efectivamente alguns acontecimentos que nos atrapalhem um pouco o caminho, temos que ser responsáveis e descobrir como superar os obstáculos e seguir em frente. Se não encontramos clientes para o que temos para vender, temos então que ser capazes de descobrir o que é preciso fazer para mudarmos isso, ou encontrar alguém que nos ajude a descobrir. Tudo o resto são desculpas para evitar assumirmos a responsabilidade sobre o que queremos, fazemos e trabalhamos para atingir.

Siga o Venda Melhor nologo_b

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Termino com duas simples perguntas: “Alguma vez pensou nisso? Este artigo lhe ajudou a ficar mais preparado para lidar com os seus clientes?

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching de Vendas pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Se gostou do Artigo deixe o seu comentário:
Clique em ->

 

Wilques Erlacher

Coach de Desenvolvimento & Transformacional, membro da ICF – International Coach Federation com o nº 9120494 e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558