Desistir ou não desistir de ser vendedor?

Você acabou de entrar neste mundo das vendas. Momento zero de toda a reflexão onde começam a aparecer na sua cabeça dezenas de perguntas e muito poucas respostas. Esta semana falo de Desistir ou não desistir de ser vendedor.

  • Será que eu vou conseguir ser um bom vendedor?
  • Será que as pessoas vão continuar a gostar de mim agora que sou vendedor?
  • Como vou conseguir contactar o meu primeiro potencial cliente?
  • Será que ele vai atender o telefone?
  • Será que vou ser rejeitado por toda a gente e não vão querer falar comigo?

Isso é só a ponta do iceberg sobre a quantidade de perguntas que está a passar nesse momento na sua cabeça. Há de certeza muitas mais, mas este artigo não é para falar das questões, mas a forma como você pode agir para melhor enfrentar e encontrar respostas a algumas, e se possível, a todas.

Avalie os seus objetivos de vida

Pode parecer estranho, mas antes mesmo de começar você deve avaliar de forma criteriosa e rigorosa se realmente é isso que quer para a sua vida. Quais são os objetivos pessoais e profissionais que quer atingir nesta profissão? Onde está disposto a ir? Quais as formações, orientações e necessidades que precisa suprir? Liste os seus objetivos, depois regularmente vá consultando esta lista para avaliar se está a manter a trajetória ou a desviar-se dela.

Seja persistente e responsável pelo seu sucesso

O treinador de futebol José Mourinho disse uma vez que para ter sorte é preciso muito trabalho. Ser vendedor não é uma profissão fácil. Passamos de bestial a besta e depois a bestial novamente em poucos segundos. Uma venda não acontece só porque enviou a proposta. Ela acontece porque persiste e procura o resultado. Para ser dono e senhor do sucesso ou fracasso nesta profissão você deve estar muito, mas mesmo muito, focado em atingir os resultados. Não é atingir a qualquer custo, não seja um vendedor de uma venda só. Os seus clientes devem contar consigo para ser o seu consultor de negócio.

Há dois caminhos a seguir, qual você vai escolher?

Ainda na sequência do que disse no ponto anterior, se você tentar vender a qualquer custo, sem olhar a meios e pessoas só porque precisa atingir um objetivo, a sua carreira nas vendas será muito curta. Poderá até ser muito lucrativa, mas será curta de certeza. Quer um bom exemplo do que um vendedor NÃO deve ser? Veja o filme do Leonardo DiCaprioO Lobo de Wall Street. Neste filme ele ganha muito dinheiro, mas a prisão foi o destino final. É este o caminho que quer seguir?

Aceite as suas fraquezas e deficiências

Não há ninguém que seja perfeito em tudo – apesar de haver alguns imbecis que se acham assim. Saiba reconhecer onde é menos bom e procure melhorar. Tem problemas em falar ao telefone? Procure conversar com que é bom nisso e peça algumas dicas para ser melhor. Tem um problema de concentração quando está a reunir-se com um cliente? Pratique Yoga para melhorar a sua capacidade de concentração. Gagueja quando está a falar com um cliente pelo telefone? Então comece a gravar as suas chamadas e ouça-as depois para avaliar o que correu menos bem e corrija. Somente quando conhecer as suas fraquezas e deficiências é que vai conseguir supera-las e ser melhor.

Tenha uma atitude positiva

Na vida dizemos que há duas coisas certas, a morte e pagar impostos. Nas vendas digo que há uma coisa certa, vai sempre receber primeiro um NÃO. Redondo, cheio de sarcasmo e negatividade. A sua atitude como recebe este não e o vê como um Não, agora não é que vai fazer toda a diferença. Não comprar agora não significa que não compre no futuro. A sua atitude como recebe este não e o gere é que lhe ditará as regras do seu sucesso.

Comprometimento com o crescimento

Não basta somente ter a atitude certa. É preciso ela estar alinhada com a estratégia e objetivos. Cada experiência e cada resultado deve influir positivamente na sua forma de ser e trabalhar. De cada negociação retire o que correu bem para usar na próxima e o que correu menos bem para evitar que volte a acontecer. Não há crescimento sem experiencia, não há alinhamento e realização se não errar e voltar a base para começar novamente. Cada venda é assim, chega-se ao topo (fecho do negócio) e voltamos a base (procurar novos clientes).

Vá desvendando o que há de melhor em si

A medida que o tempo vai passando e vai ganhando mais experiencia, uma coisa que vai descobrir é que vai necessitar de mais conhecimento e de mais informação. Para cada estágio você vai ter que olhar para dentro de si e ver o que há ainda para mostrar e praticar. Lembra-se do princípio de uma série dos anos 80 do Incrível Hulk onde o Dr. Robert Bruce Banner trata-se com radiação gama para tentar suprir uma deficiência de força que o impediu de salvar a mulher quando teve um acidente de carro? Seja o seu próprio Hulk e descubra o poder que tem dentro de si de ajudar os seus clientes a terem sucesso e de resolver problemas.

Conhece o significado de Altruísmo, Empatia e Generosidade?

Altruísmo é a sua capacidade de ajudar os outros a serem melhores ou a atingir um determinado objetivo sem pedir nada em troca. Muitas vezes na sua vida (pessoal e profissional) irá encontrar situações que não poderá ganhar, mas se ajudar alguém a ganhar, você indiretamente será ganhador.

Empatia é aquilo que você vai ter que saber criar com todos os seus clientes. Quando conseguir criar uma “conexão” com eles irá ver que muito mais negócios irá conseguir fechar.

Generosidade é o que vai ter que ter quando não for capaz de suprir uma necessidade e ligar para uma empresa da concorrência e passar-lhes o negócio. Eu já fiz isso e deu-me novos negócios em outras áreas da mesma empresa.

Saber ser feliz com o que atingiu

Para terminar a minha última dica é que saiba ser grato pelo que tem. Não estou a dizer que deve ser conformado. Ser ambicioso é parte da nossa natureza e você não é diferente. Se agradecido e reconhecer o que tem como algo importante é meio caminho para atingir a felicidade. Não adianta trabalhar que nem um condenado e chegar a casa e ter ela vazia sem ninguém para lhe fazer companhia. Não adianta ser ganancioso e querer sempre tudo e depois não ter ninguém que o ajude numa tarefa. Ajude e agradeça a Deus (e a si) o que conseguiu até aqui.

Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *