Dez excelentes técnicas para destruir a atividade comercial da sua empresa

by

No artigo desta semana apresento uma lista das dez piores atitudes que uma pessoa que esteja relacionada com a chefia das vendas pode assumir. São todas em tom de sarcasmo para que justamente possa ver o quanto elas são destrutivas. Se por algum acaso da vida, sentir que uma ou várias destas técnicas estão a ser aplicadas na sua empresa (ou é você quem a aplica), então fica o aviso, muito cuidado! Pois está no caminho certo para a falência.
Agora se a sua intenção é realmente destruir toda a capacidade comercial da sua empresa, tem aqui um guião do melhor que há.
Então quais são estas dez técnicas?

A primeira técnica: Cair na besteira de estabelecer objetivos e metas

Nunca caia no erro de pensar em estabelecer objetivos ou metas à sua equipa comercial. Isso só serve para confundir e atrapalhar o desempenho dos vendedores. Se no entanto, mesmo assim cometer este erro, tem sempre uma boa forma de corrigir não divulgando nada a ninguém. No caso de a sua equipa começar a insistir em querer saber qual é o objetivo de vendas do ano, jogue para a mesa um número incrivelmente absurdo, do género 14 triliões ou 19 mil milhões. Assim eles vão ter um ataque do coração e deixam de fazer perguntas idiotas.

A segunda técnica: Mantenha rédea curta e demonstre o quanto você é genial

Nada de deixar os seus vendedores lerem o que estes imbecis dos “gurus” de vendas escrevem. Nem pensar deixá-los frequentar cursos para aprender como devem vender. Mantenha-se firme na sua posição de chefe e demonstre que somente você, e mais ninguém, sabe como devem fazer para fechar negócios. Se algum deles disser que aprendeu algo novo ou que podia fazer assim ou assado, dê-lhe uma tapa na cara para se calar. Assim ele verá quem é que manda.

A terceira técnica: Nunca vá para a rua com os seus vendedores

Mas onde é que se viu que um chefe de vendas tem que acompanhar os imbecis dos vendedores. Chefe de vendas só se dá com chefes de venda. Seja claro e específico em transmitir três coisas aos seus vendedores: 1) eles tem que apresentar um relatório ao minuto do que andaram a fazer a semana inteira; 2) eles tem que decorar de frente para trás todas as fórmulas de calcular a taxa de conversão de potenciais clientes em clientes e 3) descobrir o número de “nãos” que tem que receber para ultrapassar o medo de rejeição. Todas são coisa simples.

A quarta técnica: Faça os seus vendedores ultrapassarem as barreiras da memória

Vários cientistas já provaram que o ser humano só utiliza 10% da sua capacidade de raciocínio e inteligência. Se assim é, então você só tem que proibi-los de colocar por escrito em qualquer tipo de meio (papel ou computador) toda a atividade comercial. Force-os a guardar todos os contatos dos clientes, todas as ordens de compra que eles fizeram e além disto, todas as empresas que constem na lista telefónica das páginas amarelas da sua cidade.

A quinta técnica: Mantenha guardado a sete chaves o seu processo de venda

De forma alguma divulgue o processo de venda da sua empresa. Ele é uma informação confidencial e somente alguns (poucos) privilegiados é que podem tomar conhecimento disso. Se algum vendedor insistir para que você lhe ensine o processo de venda, recorra a estratégia da segunda técnica, ou seja, sente-lhe mais uma vez a mão na cara. Assim ele deixa de ser besta e metido no que não lhe interessa e vai para a rua vender.

A sexta técnica: Ignore toda e qualquer técnica para ajudar a vender

Existe uma cambada de idiotas que gastam imenso tempo a criar técnicas de vendas que só servem para atrapalhar e confundir a cabeça dos vendedores. Sempre que alguém lhe vier explicar que existem formas incríveis e eficientes de conseguir melhorar o rácio de conversão ou de angariação de novos clientes, ignore. Seja educado com a pessoa e depois que ele sair, feche a porta do escritório e grite com toda a força “IMBECIL e IDIOTA! (várias vezes). Isso vai ajudá-lo a aliviar o estresse de ter que ouvir tanta bobagem sem o menor sentido.

A sétima técnica: Não incomode os vendedores com as estimativas

Se as estimativas de venda servissem para alguma coisa, o mundo era gerido por técnicos ou professores de matemática. Para que atormentar a cabeça dos pobres coitados dos vendedores. Eles são uns animais imberbes e só precisam de saber o mínimo necessário para sair para a rua com a pasta na mão e vender. Sempre é um momento de alívio para a mente deles.

A oitava técnica: Nunca demonstre aos vendedores que está agradecido

Afinal depois disso tudo eles até conseguiram ser estúpidos suficientes para conseguir vender alguma coisa. Muito bem. Nada de agradecer ou demonstrar que está satisfeito. Quando enfrentar esta situação, reaja como se o que ele fez fosse completamente insuficiente. Grite, se ele fez 100% deveria ter feito 200%. Se fez 200% deveria ter feito 400%. Não dê o braço a torcer nem nunca demonstre que está feliz por isso.

A nona técnica: Seja duro com a sua equipa de vendedores

De forma alguma permita que um dos vendedores contate um cliente existente ou um cliente com o qual já não fala há algum tempo. Muito menos tentar fazer qualquer ação de pós-venda sobre eles. Isso é a sua função. Os clientes já sabem quem você é, e se eles quiserem comprar mais devem procurar por você. Pode ser que aí você tenha algum tempo para atendê-los. Faça o possível e impossível para os vendedores andarem sempre na rua atrás de novos clientes. Nada de vida fácil. Isso é exclusivo do chefe, ou seja, você. Eles tem que suar e correr atrás de carne fresca.

A décima técnica: Então e agora?

Você conseguiu chegar até aqui e identificou-se com todas as técnicas que descrevi como se estivesse a falar de você. Perfeito. E agora? Agora é você quem me vai dizer qual é a sua técnica para destruir a sua equipa de vendedores. Aceita o desafio? Escreva no comentário abaixo e envie-me a sua técnica.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

%d bloggers like this: