Dicas para ajudar a vender mais e melhor – parte III

by

vvvChego ao fim da série de três artigos com preciosas dicas que o ajudarão de certeza a vender mais e melhor.

Tenha promoções sazonais

Não pense que este tipo de promoções só pode ser aplicado a lojas de roupa ou produtos. Engano completo. Qualquer tipo de negócio pode beneficiar de uma campanha sazonal. Porque não aproveitar o início de uma estação do tempo com uma campanha de verão, outra de outono, uma de inverno e uma de lançamento na primavera? Tudo o que precisa é ter alguma criatividade para passar uma boa mensagem aos seus atuais e potenciais clientes. Depois é ver o dinheiro entrar em caixa.

Elimine obstáculos na compra

Já referi isso em muitos artigos, mas não custa voltar a lembrar. O processo de compra DEVE ser algo simples e fácil de ser efetuado. Quando um cliente toma a decisão de comprar, o vendedor deve ter em conta que qualquer barreira ao pagamento tais como muitos papeis a preencher ou documentos que tem que apresentar para a comprar avançar, pode fazer simplesmente o cliente virar as costas e sair. Como vendedor, encarregue-se da burocracia. Deixe o seu cliente disfrutar do prazer da compra e seja você a tratar da papelada. Quando chegar novamente ao pé do cliente, que seja somente para ele assinar na linha mais abaixo e seguir para a caixa para fazer o pagamento. Um outro obstáculo que impede muitas compras de serem realizadas é a condição de devolução do produto. Se um cliente não tem a garantia que pode devolver o produto dentro de um prazo máximo e ser ressarcido do seu dinheiro, provavelmente vai adiar a compra. Cuidado com este ponto, pois ele é muito importante.

Tenha uma boa campanha de marketing

Saiba direcionar a campanha de marketing para o seu público-alvo. O pior que pode acontecer é ter uma campanha mal orientada. Ter um produto para pessoas mais sénior e só ser vista por jovens. Ter uma campanha dirigida a empresas e passar numa rádio que os empresários não ouvem. Por uma campanha em outdoor numa via onde não passam carros ou transporte público. Muito cuidado como faz e como direciona as suas campanhas de marketing. Fazer publicidade para carne de vaca num país onde elas são consideradas sagradas é jogar dinheiro pelo cano a baixo.

Passe conhecimento aos seus clientes

Não há literatura comercial que não indique que a melhor forma de uma pessoa conseguir vender mais e melhor é ter os seus clientes a falar bem do seu produto ou serviço. Mas mais do que falar bem, se os seus clientes souberem explicar com detalhe como utilizar o seu produto, é garantido que quem escutar, vai comprar. Quem tem um iPhone adora demonstrar as funcionalidades do comando de voz “Siri” ou como manusear uma aplicação que fez o download. Lembro-me de demonstrar e falar bem do Waze como um excelente sistema de GPS gratuito e todos a seguir fazerem o download. As empresas fabricantes de smartphones passaram a fazer publicidade com pessoas a dizerem e demonstrarem como utilizam os equipamentos em detrimento de preço ou características.

Saber pedir a venda

É isso mesmo. Simplesmente peça a venda ao seu potencial cliente. Diga-lhe com todas as letras que quer fazer negócio com ele (desde que seja bom para as duas partes). Muitos vendedores ignoram esta dica porque pensam que ao fazer isso estão a demonstrar parte fraca e algum desespero. Mas não é assim. Se estamos a falar de negócio, se há uma parte interessada em comprar e outra interessada em vender, tudo o que é preciso ter é um entendimento ao meio que permita as duas partes ganharem. Descuidar desse importante passo, pode simplesmente significar não vender. Muitos vendedores de loja aberta ao público falham porque não sabem, na parte final, depois do cliente provar por exemplo uma peça de roupa e validar que lhe fica bem, encaminhar o cliente para a concretização da compra.

E é assim que chego ao fim das dicas para o ajudar a vender mais e melhor. Agora o passo seguinte é você saber aproveitar esta informação e adaptá-la ao seu negócio para corrigir o que faz menos bem e passar aplicar outras que não utilizava. Espero que tenha gostado pois faz parte da nossa função mimarmos os nossos clientes para conseguirmos que ele nos dê dinheiro por estes mimos. Certo?

Pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação. Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Muito Obrigado.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Duas dicas poderosas

Março 13, 2010

Esta semana trago não uma mas duas dicas que poderão ajudar a conseguir mais vendas.…

A Arte do Aperto de Mão

Junho 21, 2008

Resolvi hoje apresentar uma questão que apesar de não ser um técnica ou táctica de…

%d bloggers like this: