Guest Post: A Profissão de Promotor de Vendas

by

Por: Miguel Ângelo Câmara Braga (miguelangelocbraga@gmail.com)

Nos meus vinte e seis anos de vendas tenho observado o comportamento dos promotores de vendas no mercado, alguns profissionais capacitados enquanto outros talvez não tenham noção do que realmente é a função de promotor de vendas e a sua importância no mercado. Portanto quero descrever em breves palavras o que é um promotor de vendas, suas características e a sua importância no mercado.

Promotor de vendas também denominado de “Colocador de Cartazes” ou “Arrumador de Prateleiras” transformou-se num profissional qualificado extremamente necessário tanto às empresas fornecedoras de bens e serviços como aos próprios lojistas. A sua atuação no espaço comercial não depende somente da experiência, mas também dos conhecimentos obtidos sobre a área por meio de uma atualização contínua.

Só recentemente o trabalho de promotor de vendas vem recebendo a merecida atenção por parte das empresas, principalmente pela revolução operada no varejo pelo autosserviço, provocando uma disputa entre estas empresas no ponto de venda, todas elas procurando uma melhor participação nos espaços disputados palmo a palmo pela conquista do consumidor.

O promotor de vendas pode ser identificado profissionalmente como um “descobridor e conquistador de espaços estratégicos para exposição de seus produtos na loja”. No entanto o promotor deve pesquisar os melhores espaços noponto de venda para a colocação de recursos promocionais indispensáveis a um melhor desempenho nas suas atividades como:

  • Displays
  • Impressos
  • Cantoneiras etc…

Para realizar com êxito as tarefas da sua profissão o promotor de vendas deve desenvolver de modo equilibrado as seguintes características:

  •  Capacidade em pesquisar, no ponto de venda, espaços promocionais para expor os produtos.
  •  Desenvolver a Criatividade aplicada às atividades de promoção no ponto de venda. Ter uma boa relação com a gerência e encarregados das lojas.
  • Conhecer os produtos e as suas características para estar constantemente influenciando a venda com as suas indicações e a tirar dúvidas dos clientes no ato da compra.
  • Ser proativo ao detectar a falta de produtos na loja e comunicar de imediato ao vendedor e não permitir que ocorra rupturas de produtos.
  • Sempre se reunir com o coordenador e colegas promotores para receber as meta, trocar experiências, transmitir as dificuldades entre outros pontos conforme seja apropriado.

 

Desejos para 2009

Janeiro 4, 2009

O ano de 2008 já lá vai. Chegamos então a aquela altura do ano onde…

%d bloggers like this: