Liderança é Ter Fé

by

. Normalmente é uma palavra que as organizações não apreciam. Pelo menos as que não estão no ramo da venda da fé (mas isso é outra conversa). Todas as organizações não gostam de ter fé na capacidade dos seus empregados. Ter fé na capacidade de todos os colaboradores poderem remar na mesma direção em prol do sucesso da empresa. Por norma, os gestores, acreditam em números, projeções, números do passado para suportar o presente e o futuro. Mas será que nos dias que correm todos os que lideram organizações, departamentos ou somente uma equipa não deveriam ter também um pouco de fé?

Lembro-me de ver há algum tempo atrás o filme de 2002 que na versão portuguesa se chama “De porta em porta”. O filme conta a história de Bill Porter que teve uma paralisia cerebral e, apesar de ter toda a sua capacidade mental intacta, o seu corpo não. Não se preocupe. Não irei abordar o tema do filme, somente a mensagem.

A sua determinação em vencer e conseguir foi de tal forma grande, que mesmo tendo sido ostracizado pelos colegas e ter ficado com o pior bairro, conseguiu superar todas as dificuldades pessoais e sociais e se tornou um dos maiores vendedores dentro da empresa. O que o moveu no caminho certo? Conhece mais alguma resposta que não seja “”?

Note que não estou a falar da fé em ganhar o prémio da loteria, ou de sair os números da Mega-Sena ou Euromilhões. O que me refiro é a vontade de acreditar que com a sua força interior e uma determinação de aço, consegue-se obter o resultado que se pretende.

No meu entender a FÉ nos faz:

Alcançar o topo de qualquer montanha. Repare que construir um negócio requer uma capacidade de resiliência muito grande e correr muitos perigos. Muitos destes perigos são facilmente detectados a tempo e conseguimos ultrapassar, porém existe todo um universo de problemas que quando acontecem, temos que ter muita FÉ para acreditar que conseguimos vencê-lo. Esta semana publiquei no meu Twitter uma mensagem que dizia “A maioria dos empreendedores falham na concretização do seu sonho, não pela falta de habilidade, mas pela falta de comprometimento.” Se fizer uma pesquisa, verá que todos os que conseguiram atingir o sucesso são pessoas muito crentes na sua capacidade de ultrapassar problemas.

Largar e seguir em frente. Simplesmente quer dizer que temos que ser capazes de colocar a nossa fé na habilidade e boas intenções de outros para depois termos tempo e concentração para resolver problemas maiores. É claro que isso também significa que temos que ter a responsabilidade de transferir a nossa visão sobre como futuro de quem vai executar as tarefas delegadas. Depois disso a nossa mente fica livre para pensar, criar e produzir grandes resultados duma forma que não pensávamos sermos capazes.

Vermos os erros cometidos como reparáveis. Quando realmente acreditamos no que estamos a fazer, todo e qualquer erro cometido é interpretado como parte da aprendizagem e crescimento. Na verdade, quando verificamos que a nossa FÉ é inabalável e não nos deixa sair do caminho que traçamos, todas as quedas ou pontapés somente nos ajudam a encontrar uma forma de aprender e de transformar isso em algo útil.

No final do dia é a nossa fé nas pessoas que constituem as organizações que nos faz crescer e andar para frente. Faz parte do caminho. Agora nem sempre isso significa que só por ter FÉ irá ter todo o sucesso que espera. Usando uma frase de que gosto muito: “A melhor forma de comer um elefante é as colheradas!” É muito bom passado algum tempo olhar para trás e ver que o caminho que fizemos foi sinuoso e com muitas pedras, mas que vencemos todas as etapas. Mas também olhamos para a frente e vemos que ainda nos faltam muitas léguas de caminho.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Os Sete Passos da Venda

Setembro 16, 2006

Este é talvez, o artigo mais lido dentro do Venda Melhor. Por isso resolvi fazer…

%d bloggers like this: