Melhore a Sua Capacidade de Ouvir para Impulsionar a Sua Carreira

by

Saber ouvir é uma forma efectiva de comunicação que pode melhorar muito a sua capacidade profissional.

Na profissão de vendas, um dos ditados mais populares que sempre ouvi em vários seminários e: “Se tem dois ouvidos e uma boca: Ouça o dobro do que fale

Pense na mais recente conversa que teve seja em casa ou no trabalho. Se você consegue lembrar completamente de tudo o que disse mas muito pouco do que escutou, então é mais uma das pessoas que adquiriram o péssimo hábito de não saber Ouvir. Então o que foi que aconteceu? A resposta é: você, ou tinha o pensamento a milhas de distância e simplesmente não prestou atenção nenhuma ao tema da conversa, ou, estava mais preocupado com o que iria dizer a seguir mesmo antes que o seu interlocutor acabasse de falar.

Os péssimos hábitos de escuta podem causar enganos diversas vezes no seu dia-a-dia no escritório ou em casa. Pode ter a certeza que por causa deste péssimo hábito, muitos erros sérios nas organizações são causados porque alguém não compreendeu correctamente as instruções e não teve a capacidade de Ouvir o que se disse. O acto de saber ouvir correctamente pode causar situações tais como esquecer de tomar importantes apontamentos, tomar direcções diferentes da pretendida, não interpretar correctamente as sugestões passadas ou mesmo atribuir a resolução de um determinado problema a pessoa errada.

Existe poucas dúvidas que a falta efectiva de um bom hábito de escuta, matou muitas carreiras de gestão. Tenha consciência que nas actuais organizações, quanto mais alto for o nível da pessoa, mais ele ou ela, aperfeiçoam o hábito de saber ouvir os outros. Uma questão muito interessante é o facto de nos executivos considerados mais bem sucedidos, o que os seus subordinados mais apreciam neles é a arte de saber Ouvir.

Então como poderemos aperfeiçoar a nossa capacidade de saber ouvir? Simples. Tomando consciência da sua falta de capacidade para Ouvir, e juntar um pouco de esforço consciente para superá-la, ajudá-lo-á a dominar a arte de Saber Ouvir.

As seguintes dicas são úteis em melhorar a eficiência de escuta:

Ouça tudo até ao fim

Não Interromper e/ou terminar as frases da pessoa com que está a falar são o primeiro passo para não estragar completamente o processo de comunicação. Tente, faça o possível e o impossível para NUNCA, JAMAIS, interromper o seu interlocutor. Tenha absoluta certeza que inicia a sua parte da conversa somente quando o seu interlocutor realmente acabar de falar.

Este tipo de atitude demonstra ao seu interlocutor que está verdadeiramente e genuinamente interessado em ouvir o que ele diz. Vá constantemente avaliando o seu grau de entendimento da mensagem.

Uma das formas mais eficientes de eliminar este hábito de interromper o discurso de alguém, é sempre que o fizer, pedir desculpas. Ao fim de pedir um sem numero de desculpas, verá que irá pensar duas vezes antes de cortar a palavra a alguém.

Tire um tempo para ouvir

Se vai conversar com alguém, tenha a certeza que tem tempo para ouvir o que ela quer dizer. Muitas vezes as pessoas sentem que não possuem o tempo suficiente para falar e tendem a apressar e despachar o tema da conversa, para com isso, conseguir ganhar algum tempo. É muito importante para a pessoa com quem vai falar saber se você tem ou não tempo para ouvi-lo. Se não for este o caso, logo ao início da conversa exponha o tempo que possui para o ouvir. Isso demonstra da sua parte respeito pelo tempo dele e receberá da parte do seu interlocutor o mesmo respeito.

Não entre numa conversa se realmente não possui tempo para ouvir o que a outra pessoa tem para lhe dizer. Afaste-se dos seus afazeres por um tempo para que a conversa flua convenientemente. Isso irá assegurar ao seu interlocutor que ele não precisa disparar a conversa para cima de si, ou mesmo abreviar o que vai falar. Fazer isso irá permitir você se concentrar no que está a ser dito.

Dê realmente a sua atenção

Tenha consciência que somente será um bom ouvinte se estiver alerta. Olhe o seu interlocutor nos olhos com confiança. Demonstrar interesse, tais como: movimentando a sua cabeça afirmativamente ou levantando a sua sobrancelha, faça comentários encorajadores ou questões do tipo: “é isso que têm em mente?” ou Deixe-me ver se compreendi, o que está a me dizer é….” Deixando logo a seguir uma oportunidade para o interlocutor responder a sua questão.

Adapte a sua velocidade no pensamento

Uma coisa é certa, o ser humano é capaz de pensar três a quatro vezes mais rápido do que o que uma pessoa pode falar, e por isso temos uma capacidade nata de perdermos a concentração rapidamente. Se estiver impaciente com a lentidão do discurso do seu interlocutor, a sua mente começa a viajar por outros temas até ao momento que escuta uma palavra que desperta dentro de si um alerta. Nesta altura você toma consciência que perdeu uma parte importante do tema da conversa e, provavelmente não saberá responder a questão que lhe foi feita. Quanto temos a tentação de fazer uma pausa mental – isso acontece frequentemente quando estamos a ouvir um discurso longo, monocórdico e enfadonho – a nossa capacidade e eficiência de ouvir atinge o ponto mais baixo, próximo do zero.

Uma forma de combater este nosso desinteresse, e fazer a arte de ouvir uma vantagem, é continuamente estar a avaliar o que o interlocutor está a dizer, a medida que ele vai debitando as palavras. Mentalmente vá somente ao que já foi e o que está a ser dito. Avalie se o que está a ser falado está a ser cumpridor do objectivo proposto ou se somente está a debitar palavras sem nenhum objectivo.

Mantenha o foco na Mensagem

Se você fica demasiado envolvido no estilo do discurso do interlocutor, você simplesmente está a afastar-se do objectivo final da mensagem. Esforce-se para manter a concentração no que está a ser dito e não na forma, no sotaque, na organização das ideias, ou mesmo na forma de apresentação das mesmas. Faça-se a seguinte pergunta: “o que é que ele ou ela está a dizer que eu realmente tenho que saber?”

Ouça o que não é dito

Concentre-se não somente no que está a ser dito, mas também na atitude, postura, necessidades e motivações por trás das palavras. Lembre-se que o discurso do seu interlocutor não contém todas a mensagem. A mudança do tom ou mesmo do volume da voz, poderá ter algum significado. Também avalie a expressão facial, gestos e o movimento do corpo. Estar alerta as sugestões não-verbal, aumenta a sua capacidade de compreensão da mensagem.

Por exemplo, às vezes a mensagem e as sugestões auditivas e comportamentais diferem consideravelmente. Embora o interlocutor diga estar exultante sobre uma ideia ou projecto, a sua falta de espontaneidade, vaguear os olhos ou mesmo estar a olhar para o chão, o tom de voz monocórdico, uma cara fechada ou a postura descuidada podem indicar uma coisa muito diferente.

Basear-se somente nas palavras, é como jogar palavras-cruzadas sem indicações das horizontais e verticais. Ou seja, não sabe como preencher ou o que vai acontecer no final.

Não se deixe distrair

A pessoa que tem uma falta de capacidade para ouvir, pode facilmente ser distraída por quaisquer tipos de sons, tais como uma sirene do carro de polícia que passa na rua, um telefone a tocar na sala ao lado ou mesmo os passos de uma pessoa que está a passar pelo corredor. Pelo contrário, um bom ouvinte tem o cuidado de evitar todos estes tipos de distracções. Concentra-se arduamente na sua capacidade de ouvir o que está a ser dito, não importando se o mundo está a desmoronar-se lá fora.

Tenha em atenção estas dicas e poderá contribuir muito para melhorar as suas vendas e mesmo a sua carreira profissional.

Boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito Obrigado.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


[email_link]

Update: Uma imagem vale por mil palavras.

saberOuvir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pense muito

Setembro 12, 2008

Estamos a enfrentar tempos difíceis. As rápidas mudanças que acontecem no mundo, e cada nova…

%d bloggers like this: