Mostre-se antes que desapareça

by

Numa altura em que quase tudo o que fazemos nas vendas está a ser feito através da internet, telefone e email, devemos seriamente pensar como vamos poder continuar a ser lembrados pelos nossos clientes ou por aqueles com quem deixamos algures um cartão de visitas.

Esta semana trago-vos um pequeno lembrete para que continuem a “mostrar-se” ao mercado, antes que o mercado se esqueça da sua existência. E se isso acontecer, poder ter certeza que a sua função na empresa onde trabalha começa a ser colocada em questão.

Eis algumas dicas para que este 2010 seja realmente um ano excelente para a suas vendas:

Aproveite este inicio de ano, agora que já passou a época de Natal e ano novo, para fazer muitos quilómetros com o seu carro para visitar todos os seus clientes. É a altura do ano que eles querem conhecer o que a sua empresa vai fazer para 2010, quais os contratos que vão ser renovados e quais os que vão ser “esquecidos” na renovação.

Se a sua empresa planeia fazer o tão habitual kick-off, aproveite para convidar alguns dos seus melhores clientes para, na parte onde falam dos projectos para 2010, participarem e validarem ao vivo as vossas expectativas.

Se já estão planear vários eventos durante 2010, dê a conhecer logo agora no início do ano, a todos os seus clientes, quais são os eventos que têm absoluta certeza que lhes serão proveitosos.

Como toda a empresa no mercado você necessita de ganhar novos negócios e encontrar novos clientes. Tem que ter o objectivo de todas as semanas participar num evento onde terá a oportunidade de espalhar os seus cartões e encontrar potenciais novas oportunidades de negócio. Sem dúvida nenhuma esta estratégia deveria ser parte integrante de todos os manuais de vendas que são entregues em formação ou quando um novo vendedor entra numa nova empresa. Poderá participar em pequenos-almoços (cafés da manhã), almoços ou eventos de networking ao fim do dia. Na melhor das hipóteses num determinado dia da semana participa nos três.

Sempre que participar num evento, determine 4 objectivos:

  1. Encontrar pessoas interessantes;
  2. Aprender alguma coisa;
  3. Obter um novo cliente;
  4. Divertir-se;

Se conseguir pelo menos 3 destes objectivos, ficará espantado com a sua capacidade de obter novos contactos e a quantidade de novos negócios que irá ter em 2010. Por isso, pare de reclamar que não tem clientes e toca levantar da cadeira e começar a procurar onde estão estes eventos. Lembre-se que, normalmente, a participação nestes eventos não é paga.

E para terminar, lembro uma frase de Wood Allen: “70% do meu sucesso é por que ando por ai.” Andar por ai conta muito. Quanto mais você for visto, mais visibilidade sobre si irá conseguir, e mais pessoas irão lembrar-se de si quando precisarem de serviços ou produtos que venda.

Pense nisso, aplique e boas vendas.

um aviso final a todos os leitores e seguidores do Blogue: durante as próximas 4 semanas, não irei publicar o artigo semanal. chegou a altura do ano em que vou visitar a minha familia no Brasil e aproveitar algum tempo bem passado na praia.

Por isso, o próximo artigo sai no dia 20 de Fevereiro.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

A diferença entre o J e o Y

Fevereiro 17, 2013

Como ainda continuo umas merecidas férias aqui em Vitória no Estado do Espírito Santo, tenho…

%d bloggers like this: