O que vai oferecer aos seus clientes?

by

Pois é, 2008 está no fim, chegamos a altura do Natal e temos que enfrentar duas situações complicadas: 1) Estamos a atravessar uma crise sem fim a vista; 2) Temos que continuar a mimar os nossos melhores clientes, afinal são eles que nos pagam os nossos salários.

Ao fim de semana, quando saímos com a família para fazer as nossas compras de Natal, temos toda a certeza que saberemos o que oferecer a cada um dos nossos familiares e amigos. No entanto, no que toca a ofertas a clientes ou parceiros de negócio, a situação já muda de figura. A oferta de prendas é um desafio muito grande e pode exigir de si pensar muito mais do que possa imaginar.

Então o que poderemos fazer para resolver esta questão? Deixo-vos uma série de sugestões que poderão avaliar melhor, o que oferecer e não oferecer aos vossos clientes.

Corra a sete-pés dos Cabazes de Natal. Torne a sua prenda de Natal memorável. Analise bem as notas que tem sobre o seu cliente. Conhece os seus passatempos? Ele gosta de jogar golfe? Cozinhar? Pratica algum desporto? Imaginemos então, que o seu cliente tem como passatempo praticar cozinha gourmet. Imagine o que ele irá achar se lhe oferecer um voucher para um workshop de cozinha num hotel ou escola de cozinheiros, ou mesmo um livro, que ensinará ele fazer pratos exóticos. Você e a sua prenda serão lembrados por muitos anos.

Evite a publicidade. Sabe quando é que uma prenda não é uma prenda? Quando vai com o logotipo da sua empresa. Deixe de lado as canetas com o nome da empresa impresso, pisa-papeis, tapetes de rato, calculadoras ou guarda-chuva com o logotipo da empresa. Estes artigos são brindes, e se não quer ser reconhecido como um forreta, envie então um cheque prenda ou um vale de compras num site de comércio electrónico.

Faça você mesmo. Pode pensar que não, mas a última moda são as prendas feitas a mão por si ou por instituições que produzem artigos de arte ou lembranças feitas a mão. Bolos, biscoitos, bolachas, doces caseiros, compotas ou mesmo alguns licores são prendas que se forem acompanhadas de um cartão a indicar que foi feito a mão, poderá fazer muito bem a sua imagem.

Mulheres adoram chocolates. Neste caso, pense em qualidade e não em quantidade. Uma pequena caixa com trufas feitas a mão será muito mais apreciada do que uma caixa com 2,5 kilos de bombons. Cafés ou chás exóticos, artigos em cristal, ou mesmo vasos com plantas tipo Bonsai, serão muito bem aceites. Atenção se for uma pessoa do sexo feminino a enviar as prendas, há uma grande vantagem, se enviar sais aromáticos ou itens relacionados com perfumes ou mesmo especiarias finas. Um Voucher para um dia num SPA fará milagres numa cliente hiper-super stressada. Atenção estes tipos de prendas enviadas por uma pessoa do sexo masculino, poderá causar muitos problemas a si. ah! pois é, isso é um clube de meninas e rapazes não entram.

Homens adoram gadgets, brinquedos e comida. Pense nos últimos lançamentos electrónicos, telemóveis, Ipods, jogos de computador, canetas de marca ou então um voucher para uma boa refeição naquele restaurante novo que todos desejam ir, mas que a lista de espera para conseguir uma mesa, demora no mínimo 3 meses. Charutos também são uma boa sugestão, mas tenha cuidado em saber se o seu cliente gosta de fumar, caso contrário o tiro irá sair pela culatra. Mais uma vez, pense em qualidade e não em quantidade. Mais vale enviar uma prenda que seja pequena mas boa, do que uma caixa cheia de besteiras que não vai agradar nada ao seu cliente.

Pense regionalmente. Considere enviar prendas que tenham a ver com a sua região ou cidade. Vinhos feitos na sua região, chocolates que são a marca registada da sua terra, licores ou compotas feitos por empresas regionais, molhos e doces regionais são também muito apreciados. Estes tipos de prendas ajudam a criar laços não só com a sua empresa mas também com a região onde você está situado.

Não seja um gastador. Muitas empresas têm regras muito rígidas sobre o valor das prendas que os seus colaboradores recebem de fornecedores. Quando tiver alguma dúvida, envie antes um postal de Natal divertido que permita o seu cliente partilhar o mesmo com todos os colegas do escritório. Poderá causar sérios danos a “honestidade” do seu cliente caso ela receba uma prenda cara e a empresa não veja isso com bons olhos.

Cuidado com as bebidas. A oferta de bebidas alcoólicas é normalmente um risco muito grande no mundo dos negócios. A única excepção a regra é se souber que um determinado cliente seu tenha uma “paixão” por uma determinada marca de whisky, vinho ou champanhe. Nunca envie uma garrafa de bebida para aquele seu cliente que até está a fazer um tratamento para deixar de beber, ou mesmo uma caixa com bifes congelados para um cliente que é vegetariano. Não se ria, isso acontece e muito.

Todos ganham um cartão. Sim, todos os clientes sejam eles grandes ou pequenos devem receber um postal de Natal. Evite temas religiosos, e mais uma vez, evite a publicidade. Você não imagina a quantidade de pessoas que adora colocar o logo da sua empresa num cartão de Natal.

Pense já no ano novo. Se está a ficar sem tempo para fazer os planos para o ano que vem ai, trate de colocar desde já os postais no correio ou enviar por email os votos de Feliz Ano Novo aos seus clientes. Envie canetas, relógios de secretária, pisa-papéis embrulhados com papéis festivos e que representem alegria. Se conseguir que estas prendas cheguem antes do ano iniciar, conseguirá marcar a diferença perante outros fornecedores que o seu cliente tenha.

Uma selecção de prendas muito cuidada, mostrará aos seus clientes o quanto você o aprecia. Isso irá repercutir positivamente na sua imagem e respeito. Mais uma vez digo, causar uma boa impressão nos seus clientes, fará toda a diferença quando for a hora de fazer novos negócios com consigo.

Boas vendas e Um Feliz Natal a todos.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito Obrigado.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

feliz_natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Duas dicas poderosas

Março 13, 2010

Esta semana trago não uma mas duas dicas que poderão ajudar a conseguir mais vendas.…

A diferença entre o J e o Y

Fevereiro 17, 2013

Como ainda continuo umas merecidas férias aqui em Vitória no Estado do Espírito Santo, tenho…

A Arte do Aperto de Mão

Junho 21, 2008

Resolvi hoje apresentar uma questão que apesar de não ser um técnica ou táctica de…

%d bloggers like this: