Os 7 pecados mortais da personalidade de um vendedor

Há muitas profissões que a personalidade (ou ) da pessoa não tem influência no seu , nas suas relações ou mesmo na sua capacidade de trabalhar. Porém na profissão de vendedor, não ter coerência entre o que disser e o que fizer, entre o que demonstrar e o que executar, entre o que prometer e o que cumprir, entre o que parecer e o que não for, pode mudar radicalmente a forma como o seu cliente vê, age, reage e interage consigo.

Esta semana trago uma lista de 7 pecados que não deve cometer como vendedor, mas que também á extrapolar para a sua vida pessoal.

Pecado nº 1 – Desonestidade

Este pecado é tão grave que para o descrever fui buscar a informação à Wikipédia: Desonestidade: é uma palavra que, no uso comum, pode ser definida como o ato ou agir sem honestidade. Ela é usada para descrever a falta de probidade, o enganar, mentir ou ser deliberadamente enganoso ou uma falta de integridade, os actos velhacos, perfidiosidade, a corrupção ou a covardia. É usada para descrever actos de charlatanismo e charlatões.

Pecado nº 2 – Desmotivação

Não é tão grave como o pecado nº 1, mas quando um vendedor não consegue ser auto-motivado e estar sempre a procurar novas formas de ultrapassar as adversidades que enfrenta no seu dia-a-dia, morre na praia ou então desiste da profissão. Não há Red Bull que ajude a ganhar assim como estalar de dedos. Para cada problema encontrado, reflicta e encontre a melhor solução para seguir em frente.

Pecado nº 3 – Inconsistência

Acho que esta definição diz tudo: Inexistência de firmeza; Inexistência de solidez de pensamentos, opiniões ou reflexões; instabilidade ou incerteza; Total ausência de lógica, coesão ou coerência; incongruência. Acha que é preciso mais para descrever o quanto este pecado pode interferir nas suas ?

Pecado nº 4 – Isolamento

Na profissão de vendedor não pode existir esta palavra. O vendedor que achar que consegue sozinho enfrentar o mundo e vencer tudo e todos, é uma de duas coisas: Doido ou Imbecil. Doido por que se não criar uma cadeia de bons contactos e boas relações não conseguirá singrar e vencer negócios; Imbecil se pensar que nos dias de hoje há alguém que consegue “planear, executar a festa e colher as canas” sozinho. O isolamento já não é possível na profissão de vendedor.

Pecado nº 5 – Ego Inchado

Eu detesto este pecado quase na mesma intensidade que detesto o pecado nº 1. Hão há nada de mais ignóbil e mesquinho na atitude de um vendedor do que achar que é dono e senhor de toda a sabedoria. Vendedores com Ego Inchado tem a tendência para querer demonstrar ao cliente o quanto é estúpido e que ele (vendedor), mais do que ninguém, é o único “iluminado” com o conhecimento e poder. Quando encontro um vendedor que demonstra este pecado, normalmente viro as costas e saio para não passar vergonha.

Pecado nº 6 – imobilismo, inactivo e inércia

Estas 3 palavras tem uma coisa em comum: “Não fazer absolutamente nada”. Este tipo de pecado também é conhecido como “Vendedor Morcego” pois só sabe sugar o sangue dos outros (os que trabalham). Leia mais sobre este pecado neste artigo: Cinco características do vendedor ineficiente

Pecado nº 7 – Ambição desmesurada

A ambição é um dos ingredientes mais valiosos na profissão de vendedor. Ter ambição é bom e necessária para poder vencer e vender. O problema acontece quando a dose de ambição ultrapassa os limites e torna-se algo doentio e que leva o vendedor a tornar-se odiado e afastado por todos os outros colegas. Muito cuidado com este pecado. Se reconhece que está a sofrer dele, então reveja toda a sua atitude profissional e acabe com isso.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

    Complete a frase: VENDER É....

    O que captou o seu interesse no Artigo?

    Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória

    Como chegou até ao meu site?

    NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter

    Como classifica o interesse do Artigo?

    BaixoSuficienteBomMuito Bom

    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega?

    SimNão

    Com que frequência visita o meu site?

    1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes

    Nome:

    email:

    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?

    Clique em ->


    Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

     

    Os 7 pecados mortais da personalidade de um vendedor
    Tagged on:             

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat