Pare de jogar boas “leads” no lixo e vai ganhar muito dinheiro

by

Esta semana quero lhe apresentar dicas de como resolver uma situação muito comum entre os vendedores que dizem que nunca tem “leads” (ou numa tradução livre “ novos contactos”) suficientes porque as que lhe são passadas não estão a gerar negócios.

Primeiro quero explicar alguns números que serviram de base ao tema. Segundo os grandes especialistas, nos processos de venda entre empresas (B2B) o prazo médio de fecho de negócios é de 3 a 4 meses. Claro que há negócios que são fechados muito mais rapidamente que outros, mas por favor, tome isso como um exemplo somente.

Ora, se assim é, então como é que pode criar um ciclo de vendas que permita todos os meses estar a vender nas leads que lhe aparecem?

A minha primeira dica é: Mudar o foco do fecho para abertura

No mundo empresarial, há todos os dias novas leads que nos chegam pelo site, pela equipa de suporte a clientes, indicações dos clientes, e-mail ou pelo telefone. A sua função agora é gerir todas estas novas oportunidades para que seja lesto a interagir com os potenciais clientes e a identificar a necessidade de cada um e endereçar a melhor proposta. Poderá ler algo mais detalhado neste artigo “Quanto a sua empresa gasta para gerar e gerir uma lead?

A minha segunda dica é: Não creia que todos vão fechar negócios dentro do prazo que você quer

Já escrevi especificamente sobre este tema neste artigo “Conhece os 3 C’s para ser bem sucedido nas vendas?”. Mas como dica rápida o que pode fazer é questionar o cliente qual é a sua expectativa temporal para encerrar o processo. Não há ninguém que queira perpetuar processos de compra. Se isso está a acontecer com os seus clientes, na verdade o problema está em si que não soube usar os 3C’s.

A minha ultima dica é: Se o cliente não quis comprar agora, não significa que não vai comprar no futuro.

Aqui está a dica para o que indico no titulo. Mantenha todos os seus potenciais clientes “vivos” dentro do seu processo de gestão de conta. O facto dele não ter comprado agora só significa que a solução proposta não correspondia exactamente ao que ele queria ter. Mas isso não é motivo para deixar que ele esqueça que você existe. Crie uma forma não intrusiva de o manter informado sobre o que está a fazer e acontecer na sua empresa. Divulgue os novos clientes que ganhou, novas funcionalidades que a solução passou a ter, artigos sobre o mercado onde ele está inserido que o poderão ajudar, congratule-o sobre algum prémio ou noticia que saiu sobre a empresa dele. Enfim, há uma infinidade de motivos e ferramentas que o vão permitir manter uma base de contactos viva com todas as leads que lhe passaram. Este património é muito mais importante do que estar somente preocupado em ter novas leads. Mas isso você já sabia, certo?

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, Imagine o que poderá beneficiar ao contratar um Coach para lhe ajudar a ser um melhor profissional. Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar serem melhores e aprender como o vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Os Sete Passos da Venda

Setembro 16, 2006

Este é talvez, o artigo mais lido dentro do Venda Melhor. Por isso resolvi fazer…

Guest Post: Vender

Abril 12, 2013

Por: Vitor Rafael de Lima Silva Atualmente vender é muito mais do que propriamente vender.…

Caro leitor, vou tentar a medida que for possível apresentar algumas sugestões de como melhorar…

%d bloggers like this: