Quer fechar bons negócios? Então mantenha o seu smartphone no bolso

by

Vivemos num mundo onde a tecnologia é sem dúvida nenhuma uma parte fundamental e importante no processo de venda. Mas mesmo com toda a tecnologia existente, ainda há quem não compreende a fronteira onde ela deve ficar de lado. Hoje trago-lhe uma dica que se for bem utilizada, vai ajuda-lo a continuar a sua caminhada para o sucesso.

Acaba de se sentar para uma reunião com um novo cliente, e todo emproado, saca do seu iPhone, Blackberry, um “droide” ou qualquer outra espécie de smartphone. A imagem é bonita, mas será que ajudará no processo de venda?

Eu não acredito nisso, mas é a minha opinião. Você pode ser o mais tecnólogo que existe na sua empresa, compra toda a tecnologia de ponta, está sempre actualizado com tudo o que há de novo nas tecnologias, pode ser um ás e escrever 40 palavras por minuto no teclado do iPhone, mas pelo amor que tenha a sua profissão, não o faça. Quer saber porque?

A razão é tão simples como isso – a maioria das pessoas na sala irá assumir que você está entediado com a reunião e para distrair-se começa a usar o smartphone para ler o email ou mandar um SMS a algum amigo, namorada, mulher, etc. Qualquer vendedor com mais de 40 anos sabe que o que digo está certo. Mas é impressionante como os jovens vendedores, especialmente os que tenham menos de 30 anos não acreditam que isso é verdade. Eu já perguntei a muitos e as respostas que recebo são sempre a discordar.

Não interessa com quem você está a ter a reunião. Faça um favor a si mesmo, use papel e caneta para tirar notas. Crie a seguinte regra quando iniciar uma reunião: mantenha o seu smartphone no bolso, com o som e a vibração desligados. Não existe nada mais disruptivo numa reunião quando o telefone de alguém toca, vibra ou emite um som a indicar que recebeu uma nova mensagem escrita. Isso desconcentra completamente o seu interlocutor e pode ser entendido até como uma falta de respeito.

Ah Wilques, hoje o que escreve não tem a mínima verdade. Acha que sim? Então por favor, ponha de lado o seu ego por uns instantes e veja o seguinte:

Existe um momento certo para usar o seu smartphone numa reunião. Sabe quando? No final, quando você precisa de agendar a próxima reunião e validar os tempos que tem livre na sua agenda.

Eis algumas dicas que poderão ajudar a acreditar no que digo, e tomar as notas à mão.

Primeiro, certifique-se que toma nota de todos os pontos importantes que o seu potencial cliente lhe disser. Não existe, nas vendas, nenhuma outra atitude de respeito ao seu interlocutor, do que ele ver que você se interessa de tal forma com o que ele diz, que até escreve para se lembrar mais tarde.

Segundo, como disse antes, ao tirar notas, tem tudo o que precisa para no final recapitular todos os pontos que foram abordados e certificar-se que compreendeu correctamente o ponto de vista do seu interlocutor. Se for então um daqueles vendedores que assim que chega ao escritório, faz uma acta da reunião e envia para o seu potencial cliente, estas notas vão ser fundamentais para influenciar o resultado a seu favor.

Terceiro, estas notas farão você manter o foco no seu cliente. Quando tiramos notas, naturalmente nós temos que ter uma concentração triplicada em tudo o que o nosso interlocutor disser. Esta concentração faz-nos mantermos o foco nele e não dispersar o nosso pensamento.

E então se for um Ipad ou um outro tablet qualquer?

Achava que eu não iria falar disso? Engana-se. A pergunta acima é muito pertinente e tenho o meu ponto de vista sobre isso, até porque eu tenho um Ipad e utilizo-o muito nas minhas reuniões. Como? Eis algumas dicas:

Primeiro, mantenha-o visível. Sim, sobre a mesa onde todos possam ver que está a escrever directamente no Ipad ou num outro tablet.

Segundo, tenha a certeza que os outros participantes da reunião têm um conhecimento mínimo deste tipo de tecnologia. O que quero dizer especificamente é que os outros participantes reconheçam o “Valor” que a utilização destes equipamentos tem para a evolução da reunião. Mas se houver nesta reunião alguém que não esteja confortável com isso, mantenha-o na mala e saque do bom e útil caderno e caneta.

Terceiro, tenha toda a atenção para demonstrar que está a utilizar o Ipad somente para tomar notas e não para ver email, ler jornais ou a conversar no Messenger com a namorada.

Por fim, tenha a atenção de desligar todo e qualquer tipo de alarme sonoro que o equipamento possa ter. Prevenir apitos, vibrações ou bip, não vá isso acontecer num momento totalmente inapropriado.

Não concorda? Então exponha o seu ponto de vista.

Concorda? Então envie este artigo para os seus amigos e colegas de profissão.

Pense nisso e boas vendas.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

%d bloggers like this: