Sabe aceitar uma critica?

by

A definição de crítica é: O termo “crítica” provém do grego kritikē (κριτική), que significa (a arte de) “discernir”, “separar”, “julgar”. É um acto do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que pode ir além do seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado (Dicionário Etmológico Online). Crítica é a arte de negociar méritos e deméritos, com o objetivo de aprimorar desempenhos futuros.

Uma definição complexa, mas que, para mim, criticar nada mais é do que uma forma de “julgar” algo que outra pessoa fez. Entre amigos é fácil e até salutar criticar e ser criticado. Muitas vezes à crítica junta-se uma brincadeira e quem está a ser alvo aceita isso como parte do seu crescimento. Também a crítica está conotada com fazer algo de errado. Digo isso por que quando erramos, somos criticados. Quando acertamos, somos elogiados.

Porém como lidar com a crítica quando ela acontece no meio profissional? Será que entre colegas é “simples” ou “fácil” aceitar ser criticado por algo que fez? Como aceitar a crítica quando ela vem do chefe? Muitas vezes há situações que uma pessoa vê na critica uma forma de reprovação sobre algo que fez ou está a fazer e por isso começa a procrastinar, ignorar ou tornar-se ranzinza pensando que todos estão errados. Como diz o ditado: “Quem faz muito, erra muito, quem faz pouco erra pouco e quem nada faz, nunca erra!

Esta semana quero partilhar convosco uma experiência de Coaching e a forma como encontrar estratégias inteligentes de ver e assimilar as críticas que receber. Eis algumas dicas para ver a critica como algo positivo.

“No meu Instagram acompanhe a série 500 dias, 500 perguntas de Coach. Será capaz de responder a algumas delas?”

Ver na crítica uma forma de melhorar o desempenho

Se é uma pessoa que tem imensas situações de apresentações publicas ou reuniões com clientes, pense em levar alguém que tenha total liberdade para analisar a sua performance. Depois do evento ou reunião, sente e faça uma análise critica sobre coo tudo aconteceu. Assim sendo, numa folha de papel, do lado esquerdo liste o que tenha corrido menos bem e do lado direito aquilo que correu bem. Com isso, depois faça o trabalho de casa para na próxima reunião, sempre que detectar uma situação semelhante a uma da lista que correu menos bem, esteja alerta e, conscientemente, evite que acontecesse novamente.

Siga-me pelologo_b

Ver na critica uma forma de evitar a complacência e a modorra

A complacência infla um defeito de tornar uma pessoa demasiado confiante e relaxada. Quando isso acontece, a necessidade e vontade de querer fazer e mais e melhor, atinge o ponto mais baixo. A complacência faz uma pessoa ficar ancorada no seu nível de conforto e, em pouco tempo, haverá alguém que não está ancorado na complacência e o vai ultrapassar.

A critica permite escutarmos com os “dois ouvidos”

A frase conhecida de um político português que disse “Nunca me engano e raramente tenho dúvidas” mostra o nível de aceitação de uma pessoa perante a crítica. Quando estamos a ser criticados é fundamental e essencial estarmos atentos ao que está a ser dito sobre nós. Por exemplo, fazer como disse, uma lista do que correu menos bem, é uma excelente forma de escutar com os dois ouvidos e fazer uma análise fria sobre o comportamento e as fraquezas. Conhecermos os nossos pontos de falha, permite-nos estar preparados. Porém quando não somos capazes de escutar uma crítica passamos a ser conotados como arrogante e insensível e estas duas “qualidades” tem o poder de estragar a nossa imagem e o sucesso que queremos atingir.

A crítica faz o nosso ego ser humilde

Receber um elogio é uma sensação fantástica. Melhor ainda é quando isso acontece por um longo período onde tudo parece estar nas nuvens. Parece que em todos os lados que andamos o sol está sempre a brilhar. Nada de mal ou errado pode nos acontecer… até o momento que somos criticados. Neste instante a primeira reação é fazermos valer os nossos galardões e há uma frase muito típica em Portugal que diz: “Sabe com quem está a falar?”. Já ouvi esta frase de amigos, chefes, colegas e até mesmo de concorrentes. Esta é uma frase que demonstra o quanto o ego pode estar inflado e o quanto isso tolda os ouvidos e a visão e passamos a ver a crítica como um ataque, quando não é assim.

Conclusão final

Todas estas dicas abordadas neste artigo são fruto da minha relação como Coach com os meus clientes que me ajudaram, ao longo destes anos, a identificar cada uma delas bem como a melhor forma de conseguir realizar mudanças positivas nas suas vidas.

Coaching: It’s all about Execution!

Se com este artigo ficou um pouco mais conhecedor sobre como o Coaching pode ser útil no seu crescimento, então termino com uma pergunta: Há alguma coisa que quer mudar na sua vida ou na sua profissão?

Tenho uma SESSÃO GRATUITA DE COACHING para lhe oferece e assim ficar a conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Conheça a Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

 

Conversa de Elevador

Setembro 26, 2008

Não é uma fórmula mágica, até porque na arte das vendas, não existem. Mas pode…

Sabe aceitar uma critica?

Outubro 15, 2017

A definição de crítica é: O termo “crítica” provém do grego kritikē (κριτική), que significa (a arte de)…

%d bloggers like this: