Sabe como liderar a sua equipa de vendas?

by

Continuo com a temática de duas semanas atrás onde abordei as questões de liderança. Coordenar uma equipa é muito mais do que simplesmente passar as directivas do que devem vender e de quanto devem conseguir fechar para atingir os números que a empresa decidiu.

Aliás, liderar é acima de tudo trabalhar em prol dos seus colaboradores. Numa pesquisa na Google sobre a definição de liderança, encontrei no site www.significados.com.br a seguinte descrição:

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos possam alcançar os objectivos traçados. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.

Gostei desta definição como introdução para este artigo. Mas de forma prática o que um líder faz para conseguir que as coisas aconteçam?

Liderança significa clareza

Um líder sabe que quanto mais tempo e esforço despender em clarificar os objectivos e o caminho que deve ser seguido para atingir, mais facilmente os seus colaboradores irão executar as tarefas. O impacto que a falta de clareza por parte de quem lidera pode ser definido com os seguintes provérbios: “Cabeça vazia é Playground do diabo!” e “Quando não se sabe por que caminho devemos ir, qualquer caminho serve!”.

Liderança significa desbloquear o caminho para quem vem atrás

Se a pessoa que vai a frente não souber exactamente por que caminhos deve seguir, dificilmente os seus seguidores saberão. A função líder é eliminar a burocracia, criar formas simples e eficientes de vender e controlar se o que está a ser feito está exactamente como foi definido. No desbloquear de caminhos poderá encontrar alguns que estarão fechados, mas a sua capacidade de adiantar potenciais problemas permite rapidamente mudar o curso e continuar em frente.

Liderança significa saber como cada pessoa pensa, actua e aprende

Não somos robots e por isso cada pessoa é diferente na sua forma de trabalhar e de aprender. Um líder sabe como tirar o melhor proveito das qualidades de cada um em prol do grupo. Há que seja melhor “caçador” outro que pode actuar como “farmer” ou outro que vende melhor ao telefone. Cada membro é diferente e único. O líder sabe como aproveitar o que cada um tem de bom.

Liderança é exactamente como um maestro de uma orquestra

Tal como o maestro coordena a harmonia entre os vários tipos de instrumentos musicais para tocar uma sinfonia, o líder sabe que tem que ter a sua “batuta” sempre a postos para não permitir desvios ou “desafinações”. A harmonia entre os vários membros com diferentes personalidades e feitios deve ser controlada com muito cuidado. Os vendedores estrelas devem ser acarinhados com peso e medida e os vendedores menos eficazes devem ser puxados e incentivados de forma positiva para serem iguais aos “estrelas”.

Liderança significa nem sempre ter a ultima palavra

Um líder aprende todos os dias com os seus colaboradores. Algumas vezes ele irá ensinar algo novo e outros dias irá aprender algo novo com os seus colaboradores. Um líder em algumas situações será o ultimo a ter a opinião e todos seguirão outras vezes irá ficar calado a um canto a ouvir a discussão saudável entre os seus colaboradores até que cheguem a um consenso. Um líder sabe que nada sabe em algumas situações.

Se na sua forma de actuar como líder usa estas técnicas, parabéns. Se não, então está na hora de aprender e começar a mudar a sua forma de ser. Só com a melhoria continua é que evoluímos e somos melhores, aos poucos.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Desligue o computador

Outubro 11, 2009

Penso que deve concordar comigo, quando digo que a internet, as redes sociais e todos…

Os Sete Passos da Venda

Setembro 16, 2006

Este é talvez, o artigo mais lido dentro do Venda Melhor. Por isso resolvi fazer…

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

%d bloggers like this: