Sabe porque a Formação/Coaching em vendas é importante paras as pequenas e médias empresas?

by

Conheço dezenas, não, na verdade centenas de pequenas e médias empresas que possuem no máximo 2 ou 3 vendedores, quando não é somente um além do dono, claro.

Sempre que abordo os donos destas empresas para falar sobre formação e Coaching em vendas, normalmente a resposta que recebo é: “Não precisamos pois somos demasiados pequenos e o nosso negócio não necessita ‘disso’”. Como vêm coloco a palavra “disso” em itálico, justamente para ressaltar que a visão de um gestor em empresas de menor dimensão, cinge-se a olhar para a formação/Coaching como algo completamente dispensável, só por causa da dimensão da empresa.

Mas será mesmo assim? Será que todas as Pequenas e Médias Empresas (Adiante vou somente usar as iniciais PME) estão fadadas a terem que saber gerir os seus vendedores somente com o “bom senso” do dono?

Se você é dono de uma pequena ou média empresa e quer ter uma visão mais aprofundada sobre o que estou a falar, eis um conjunto de perguntas e respostas que deve ter em consideração quando quiser contratar um Formador/Coach.

Primeira questão: Para que serve um programa de Formação/Coaching numa PME?

Para melhorar ainda mais a maior ferramenta que os vendedores de uma PME tem, de nome: Disponibilidade. Quando as empresas crescem o que mais se vê é a incapacidade dos vendedores estarem disponíveis para atenderem todos os seus clientes. Já numa PME a disponibilidade do vendedor pode ser trabalhada de forma que o cliente sinta que do outro lado está um “amigo”, um “parceiro” ou mesmo “alguém que entende do seu problema como ele”. Nas grandes organizações a capacidade de resposta diminui drasticamente a medida que o número de clientes aumenta. Uma PME que aposte na contratação de Formação/Coaching vai investir para melhorar o processo de venda sempre na óptica do vendedor estar muito mais próximo do cliente e com isso estar sempre a vender mais.

Segunda questão: Com a Formação/Coaching dos vendedores poderei melhorar a imagem da empresa?

Ao investir na Formação/Coaching dos seus vendedores, os seus clientes vão sentir que estão a ter melhor serviço, melhor gestão de conta, melhor acompanhamento e melhor resposta na resolução dos seus problemas. Não se esqueça que o ditado diz que: “Um cliente satisfeito pode trazer mais 10 novos clientes, mas um cliente insatisfeito pode afastar 20 novos clientes.” Você quer atrair ou afastar clientes?

Terceira questão: Se der formação/Coaching aos meus vendedores eles vão-se embora?

Sobre esta questão, normalmente respondo com outra questão: “Quanto custará a sua empresa manter um empregado que não rende o que é espectável?”. Veja ainda outro exemplo que é uma realidade em um dos meus clientes. O facto de me ter contratado como Coach conseguimos em conjunto que o vendedor aumenta-se as vendas, só nos últimos 3 meses, em pelo menos 35% acima do que era o objectivo do trimestre. Acredita que sem Coaching conseguiria atingir este patamar?

Não contratar Formação/Coaching para os vendedores é um erro crasso que está a cometer. Lembre-se que ficar com um incompetente só por que não quer que ele se vá embora, pode ser muito mais prejudicial para a sua empresa.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

A diferença entre o J e o Y

Fevereiro 17, 2013

Como ainda continuo umas merecidas férias aqui em Vitória no Estado do Espírito Santo, tenho…

Desligue o computador

Outubro 11, 2009

Penso que deve concordar comigo, quando digo que a internet, as redes sociais e todos…

%d bloggers like this: