Sabe mesmo quando o negócio está pronto a ser fechado?

by

Responda-me com sinceridade, entre as milhares de propostas que já enviou quantas foram aquelas que realmente sabia quando é que iria fechar, as que disse que no dia “X” iria fechar e quando chegou este dia realmente fechou?

Pois é, este é um dos maiores fantasmas que todos os vendedores querem espantar das suas vidas. Estou sempre a questionar os meus vendedores nas reuniões de equipa, quando e em que condições irão fechar as propostas que tem nos seus funis. Geralmente a respostas é no mês “Y” ou no melhor dos casos no final do mês corrente.

Sei que existem negócios cujas negociações são complexas e que podem levar vários meses com poucos avanços e até mesmo alguns recuos. Por norma, se o negócio foi bem qualificado e soube endereçar corretamente a necessidade com a sua solução, o que poderá correr mal em perguntar ao cliente em que data ele vai realmente fechar o negócio? Ok, pode não ser explicitamente fechar o negócio, mas pelo menos a data que ele irá tomar uma decisão.

Mas existem formas de realmente saber se o negócio vai ser fechado ou não. Existem técnicas que permitem você rapidamente compreender se a proposta que enviou dará ou não algum fruto (entenda-se fecho do negócio). Eis as questões que tem que conseguir responder para compreender quando chegará o momento.

Porque que ele está a comprar? Quais são as suas motivações?

Por detrás de qualquer negócio existe uma razão. Ninguém compra só porque está disposto a gastar dinheiro. No caso das empresas há várias questões que tem que ser corretamente avaliadas e ponderadas. Veja por exemplo se tem respostas as estas perguntas:

  • Estão a resolver somente um problema técnico de uma determinada ou o que querem resolver tem um impacto no negócio dele?
  • A decisão vai dar visibilidade a quem compra (passará a ser visto como um solucionador) dentro da organização?
  • Caso o problema não seja resolvido, o lugar da pessoa que toma a decisão de compra está em perigo?
  • É um problema crítico? Se sim, qual a urgência e qual o impacto de não se resolver rapidamente o problema?
  • Se é um problema mediado, tem potencial de se tornar crítico?
  • O problema é de baixo impacto e pode ser circunscrito e resolvido numa data futura?

A sua função como vendedor é tomar consciência destas questões e quantas mais perguntas você tenha resposta, mais perto de saber exatamente quando ele vai fechar o negócio ficará.

Qual é o seu processo de decisão na escolha do fornecedor?

Geralmente as respostas que vejo a esta questão é “Não sei” ou “Estou a tentar descobrir”. Pois é, conseguir saber qual o processo de decisão não é somente conhecer quem vai decidir ou quando vai decidir. Estou a referir explicitamente aos critérios que serão avaliados no processo de decisão. Eis alguns exemplos de processo de decisão:

  • Proposta economicamente mais viável, ou seja, será a mais barata a vencer;
  • Capacidade do fornecedor de cumprir o contrato até ao fim;
  • Disponibilidade do produto ou prazo de entrega mais rápido;
  • Referencias sobre a experiência apresentada pelo fornecedor;
  • Alinhamento entre a necessidade e a solução proposta;
  • Capacidade do vendedor fazer prova da competência da empresa em fornecer o que solicitam;

Existem de certeza mais umas centenas de outros motivos que podem condicionar a decisão do comprador perante a oferta que tem sobre a mesa para decidir. Quanto mais condições você conhecer e alinhar estes critérios a sua solução, mais próximo de ser o vencedor ficará.

Sabe identificar todos os intervenientes na decisão?

Há uma coisa muito importante no processo de venda entre empresas. A não ser que esteja sentado a frende do dono da empresa, é muito importante que você saiba que são todos os outros intervenientes no processo negocial bem como as suas funções. Na maioria dos negócios que já tive em mãos, o fato de não ter feito o correto mapeamento entre a pessoa que estava a minha frente e o seu poder de decisão, fez-me perder alguns.

Somente depois de passar a fazer as perguntas certas para conhecer quem vai decidir o que em cada uma das fases, permitiu que situações como a de estar a pensar que estava a falar com o decisor final e depois ele vir dizer que até aquele momento estava tudo certo, mas que agora teríamos que começar um novo processo negocial com o diretor financeiro e depois ainda haveria um outro com o diretor geral, voltassem a acontecer.

Sempre que souber identificar cada um dos intervenientes em cada uma das fases do processo de negociação, ficará mais perto de uma decisão favorável.

A pergunta final que lhe deixo é esta: Sabe mesmo quando o negócio está pronto a ser fechado?

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Hoje trago-vos algumas dicas para conseguir obter mais alegria enquanto vende e claro, mais lucro…

Motivação não se compra

Setembro 10, 2011

Esta semana foi a primeira semana de Setembro e desde segunda-feira que aqui em Lisboa…

%d bloggers like this: