Seis lições de vida para ser bem sucedido em qualquer profissão

by

O artigo desta semana não vai ser focado nas vendas, mas sim em lições de vida que acredito serem úteis a todos que pelo Venda Melhor passam. Quero que os próximos minutos que despende a ler, sejam para si um bom momento de reflexão e inspiração. Por isso eis as minhas dicas.

1. Seja implacável a perseguir os seus objectivos

O meu pai ensinou-me um ditado que diz o seguinte: “Dou um boi para não entrar numa briga, mas se entrar, dou uma boiada para não sair!”. Apanho-me muitas vezes a pensar o quanto esta frase está relacionada com o perseguir os objectivos, ou seja, se não estiver completamente empenhado, comprometido e pessoalmente obrigado a correr atrás do que me move, não vale a pena levantar da cama.

2. Esteja totalmente empenhado e apaixonado pelo que faz ou então mude de profissão

Amo tudo o que faço, não todo o tempo, mas em quase 100% do tempo dá-me muito prazer trabalhar na minha profissão. Há dias que são tantos os problemas que resolvo que fico completamente esgotado, mas acredito sempre que no dia seguinte vai ser melhor ou pelo menos diferente. Continuo a levantar-me antes do despertador e isso para mim é a prova que, se quero ser melhor, tudo começa pela minha atitude e determinação em querer ser. Já conheci a história de uma pessoa que se levanta todos os dias as 4 horas da manhã para enfrentar entre duas a três horas de transporte público só para conseguir chegar ao trabalho como pedreiro. Quando o repórter lhe perguntou se ele não ficava cansado, a resposta que ele lhe deu foi: “Não, porque o que faço é construir casas onde as pessoas que lá viverem serão felizes e eu contribuo para isso!

3. Seja muito curioso

Ao contrário do que diz a wikipédia, a “curiosidade não matou o gato”. Neste caso, o facto de ter sido a minha vida inteira um curioso e estar sempre a querer aprender coisas novas, fez-me ser alguém que é incapaz de ver um problema sem tentar encontrar uma solução. Segundo este site as principais vantagens e benefícios de sermos curioso são: 1) Fortalece relações; 2) Protege o cérebro; 3) Contribui para diminuir a ansiedade; 4) Está associado a felicidade e 5) Ajuda a aprender praticamente qualquer coisa. Interessante, não acha?

4. Tenha um grupo de mentores

O que mais me orgulho na minha vida profissional é a quantidade de pessoas com quem trabalhei e que me serviram de inspiração e contribuíram de forma efectiva na forma como desempenho muitas das minhas tarefas. Gostei muito do que esta senhora Sandra Betti escreveu sobre a definição de um mentor: “é aquele que dá suporte e encorajamento para a outra pessoa gerir o seu próprio aprendizado, maximizar seu potencial, desenvolver os seus skills, aprimorar a sua performance e se tornar a melhor pessoa que ela possa vir a ser.

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/mentor-por-que-eu-deveria-ter-um/

5. A vida é como a lei de Newton onde para cada acção há uma reacção

provavelmente conhece o ditado “Não faça aos outros o que não gostaria que fosse feito consigo!”. Digo isso porque se assumimos uma atitude mais belicista, vamos ter reacções belicistas connosco. Acredito que quando assumimos atitudes positivas e de ajuda, teremos muito mais sucesso em conseguir que as pessoas a nossa volta nos retribuam com atitudes positivas e de ajuda. Concorda comigo?

6. Seja gentil com todos, principalmente por aqueles que não conhece

Para explicar vou usar uma história que conto há algum tempo e que foi vivida por alguém que conheço: “No tempo que a estrada que liga Sintra a Lisboa afunilava à entrada de Lisboa, passando de 3 faixas para 1, as pessoas consideradas “educadas” tinham por hábito encostar a direita e seguir em fila. Mas invariavelmente aparecia um “chico-esperto” que chegava pela esquerda e entrava a frente de todos os que pacientemente esperavam. Numa destas vezes, um destes “chico-espertos” meteu-se e a pessoa que estava no carro logo atrás ficou extremamente chateado com a falta de respeito e saiu do carro para pedir explicações por que ele tinha se armado em esperto. O tal “chico-esperto” saiu do carro e sem dizer uma palavra aproximou-se e deu um grande murro na cara do cidadão que pedia explicações. Depois meteu-se no carro e segui em frente, enquanto o outro ficava no chão agarrado ao nariz a sangrar. Passado algum tempo numa entrevista de emprego o candidato que se apresentou para a preencher a vaga era nada mais do que o “chico-esperto” e o empregador era a pessoa que levou o murro no nariz.

Desde que ouvi esta história, passei a andar com o vidro do carro fechado e sempre que há um “chico-esperto” que me ultrapassa, deixo-o seguir em frente. Não vou ganhar nada em estar a me chatear.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como seu Personal Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Pense muito

Setembro 12, 2008

Estamos a enfrentar tempos difíceis. As rápidas mudanças que acontecem no mundo, e cada nova…

%d bloggers like this: