Tenho 31 excelentes dicas para partilhar. Quer saber quais são? – Parte 2

by

Continuando as dicas que iniciei a semana passada, eis a lista com mais dez dicas que vão mudar a sua forma de encarar as vendas e ser melhor profissional.

Dica nº 12 – Diminua o tamanho dos emails que envia

Eu confesso que todas as vezes que recebo um email e vejo que o mesmo é grande, massudo e sem síntese, normalmente ficam para eu ler mais tarde ou numa hora que não tenha muito trabalho. Geralmente estes emails necessitam de muita concentração, energia e tempo. E isso, hoje em dia, é coisa que escasseia nas pessoas que precisam tomar muitas decisões. Por isso passe a implementar as seguintes regras sempre que responder ou enviar um email.

1 – Não use mais que 5 parágrafos com no máximo 3 linhas cada;

2 – Use os Tópicos (Bullets) para explicar pequenos detalhes.

Dica nº 13 – Se o que precisa explicar é muito grande, então ligue e converse

Os emails tem o poder de não transmitir emoções e não explicar corretamente o que queremos transmitir. Se o que vai responder é demasiado grande e necessário, então pegue no telefone e ligue para a pessoa em causa. Verá que o resultado final poderá ser simplesmente um email curto e conciso a explicar o que ficou decidido na conversa ao telefone.

Dica nº 14 – Elimine o mais rápido possível os emails de seguimento

Normalmente estes emails são enviados quando o primeiro ainda não teve resposta. Para que esta catadupa de emails não arrebente com o tamanho da sua caixa de correio, crie alguns modelos pré-escritos que permitam rapidamente responder a dizer que recebeu e que dentro de X dias ou horas irá tratar do tema. Assim a pessoa que lhe envio ficará a saber que o seu pedido teve algum seguimento.

Dica nº 15 – Responda a solicitação logo a primeira

Um dos grandes problemas do correio eletrónico é que por vezes recebemos email abrimos, lemos e marcamos para tratar mais tarde. Depois gastamos imenso tempo, e energia, a pensar que ainda temos que tratar do tema pendente. Quando assim for, trata logo do assunto. Adiar a resolução do problema é simplesmente procrastinar e complicar ainda mais a sua vida. Mate logo o assunto e responda de imediato. Depois é dedicar o seu tempo ao próximo problema.

Dica nº 16 – Delegue decisões menores

Se trabalha inserido numa equipa e pode contar com o apoio dos seus companheiros, então delegue. Se há coisa que mais consome energia de uma pessoa é passar o dia inteiro a tomar decisões. Ao delegar decisões menores está a amentar a sua atenção e foco nas decisões importantes, e necessárias.

Dica nº 17 – Trate vários assuntos mas um por vês

Também conhecido como “Síndrome das Múltiplas Janelas”, achamos eu o fato de ter muitos temas em simultâneo abertos cada um na sua janela, vamos conseguir tratar mais rapidamente. Errado. Estudos comprovam que apesar de estarmos a caminhar para o “Multi Tasking”, não somos capazes de pensar (e resolver) duas coisas ao mesmo tempo. Assim sendo, se tem 5 problemas para tratar, trate e resolva um problema de cada vez. Ao fazer isso, está a aumentar o foco e concentração na solução e não a dispersar a atenção.

Dica 18 – Suba a escada um degrau de cada vez

Por vezes tomamos conhecimento que temos um problema muito grande e que vai tomar muito tempo, energia e concentração. Nesta altura ficamos com receio de não conseguir, tal como um alpinista que olha para o tamanho da montanha e se apavora ou vê uma escadaria com centenas de degraus e se sente desmotivado a subir. O que deve fazer é simplesmente deitar o medo para o lado e avançar com toda a energia. Parta o grande problema em pequenas partes e resolva um pequeno problema de cada vez. No fundo o que está a fazer é a subir um degrau de cada vez até atingir o topo. Lá em cima estará a sensação de vitória e de dever cumprido.

Dica 19 – Remova um item da sua lista de tarefas

Depois de fazer a sua lista de tarefas, volte a ler e veja qual o item que você pode considerar como dispensável. Há sempre uma coisa que achamos que devemos fazer, mas que se não for feita agora ou simplesmente não for feita de todo, não vai ter impacto nenhum na sua atividade profissional. Ao fazer isso está a ser honesto consigo e com o seu tempo.

Dica nº 20 – Saiba dizer “Não, agora não”

Na mesma linha de raciocínio da dica anterior, também é importante saber dizer não, principalmente quando estamos sobrecarregados de tarefas e um colega ou chefe começa a nos dar ainda mais trabalho pensando que o nosso poço não tem fundo. Tudo na vida tem um limite. Por vezes será necessário você saber dizer “Não, agora não”. Isso quer dizer somente que neste momento não dá mais, mas que amanhã ou na próxima semana, você será capaz de ajudar. Não está a ser intransigente, somente a mostrar que o seu limite e absorção de tarefas foi atingido.

Dica 21 – Fuja dos que sofrem de “Reunite” aguda

Há pessoas que adoram desperdiçar tempo em reuniões que não servem para nada nem chegam a lado nenhum. Da mesma forma que tem que aprender a dizer não, agora não as tarefas, para as reuniões também é necessário saber dizer “não”. Avalie se a sua presença pode influenciar o resultado da reunião. Se não for o caso, e só sirvir para fazer “quórum” então não vale a pena estar. Valorize o seu tempo sabendo quais as reuniões que são mesmo necessárias e as que não vão acrescentar nada, só retirar.

E é isso. Para a semana trago a terceira e última parte deste artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Tema deste artigo extraído da ideia original apresentada neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

O Raúl

Abril 29, 2008

Recebi esta história de um cliente que tenho a sorte de também ter desenvolvido uma…

%d bloggers like this: