Tenho 31 excelentes dicas para partilhar. Quer saber quais são? – Parte 3

by

Chega esta semana ao fim da série de artigos que estão relacionados com as dicas de génio para ser um melhor profissional. Espero que tenha gostado das duas partes iniciais que estão aqui na PARTE 1 e PARTE 2. Vamos então as últimas 10 dicas.

Dica nº 22 – Tenha uma lista de coisas a evitar e não fazer

Da mesma forma que é preciso você ter uma lista de coisas a fazer todos os dias, deverá, na minha opinião, ter uma lista de coisas que NÃO deve fazer. Por exemplo, um item desta lista pode ser “Evitar a procrastinação do meu trabalho.” Existirá de certeza mais uma quantidade de outras tarefas que você gosta imenso de fazer mas que não tem interesse nenhum para o seu trabalho. É altura de por a mão na consciência, listar e evitar faze-las.

Dica nº 23 – Delegue

Na dica que falei de saber dizer não, já tinha abordado este tema superficialmente. Saber delegar é muito mais do que simplesmente pedir para uma outra pessoa executar uma tarefa. É preciso saber confiar e acreditar que o resultado será no mínimo como se fosse você a fazer. Sendo que o ideal é ser muito superior. Delegue, confie e acredite que o resultado será o expectável. Se assim não for, não é porque a pessoa fez mal. É porque você não soube explicar corretamente o que queria que ela fizesse e qual o resultado que pretendia ter.

Dica nº 24 – Se não puder delegar, use o Crowdfunding

O Crowdfunding é muito conhecido no processo de angariação de dinheiro para a execução de um projeto. No seu caso, pode usar o conceito do crowdfunding para conseguir que uma tarefa seja realizada por terceiros e que no final todo o ajudem a atingido o objetivo. Exemplos do crowdfunding no trabalho 1) Estar junto dos seus clientes para que eles ajudem o seu negócio a melhorar a forma como presta o serviço e 2) Reunir os utilizadores de uma determinada aplicação para que sejam eles a dizer o que deve melhorar e o que deve ser removido pois não tem interesse nenhum.

Dica nº 25 – Troque tarefas com os seus colegas

Ao contrário do processo de delegar, aqui o que sugiro é que troque uma tarefa que ache que não é completamente capaz de fazer por uma tarefa de um colega. Ele fará a sua tarefa e você receberá uma tarefa dele para executar. Isso permite que alguém fora do envolvimento direto com o problema tenha uma visão diferente e até mesmo inovadora sobre como resolver a tarefa.

Dica nº 26 – Evite o perfeccionismo (a não ser que seja extremamente necessário)

Todos temos uma tendência a querer que tudo seja sempre bem feito todo o tempo. Por vezes não dá. Por isso se uma determinada tarefa pode ficar concluída com 80% do esforço necessário, porque exagerar ao máximo para que fique perfeita? Para que gastar várias horas a fazer uma proposta que considera “imperdível” para depois o cliente passar todas as páginas e ir diretamente ao preço e verificar que é caro demais e não comprar? Se calhar uma proposta com uma página a descrever a necessidade, outra a descrever a solução proposta e a última com o preço é mais que suficiente para ganhar o negócio.

Dica nº 27 – Encontre formas de agilizar processos

Há vendedores que acreditam que devem conhecer e saber tudo. Tenho uma frase que uso muito que diz: “Melhor do que saber fazer é conhecer quem saiba e pedir ajuda!” Assim sendo, se calhar ao invés de bater cabeça a tentar criar a melhor solução possível para um determinado cliente, se pedir ajuda a equipa técnica ou a alguém do suporte técnico, eles saberão mais rapidamente ajuda-lo a montar a solução certa para o cliente certo. Este tipo de ajuda é sem dúvida nenhuma agilizar e dinamizar o seu processo de criação de propostas.

Dica nº 28 – Contrate uma assistente virtual

Não sabia que isso existe? Mas em que mundo é que anda? Há milhares de pessoas que tem o tempo e disponibilidade para ajudar com tarefas menores. O conceito de uma assistente virtual pode ser conhecido neste LOCAL ou em empresas como esta AQUI ou esta AQUI.

Dica nº 29 – Seja Organizado

Esta é no meu entender a “Dica mais importante” de todas. Seja arrumado e organizado. Tenha a sua mesa limpa e com os papéis arrumados e organizados pela forma que achar mais interessante. Tenha os ficheiros no seu computador organizados em pastas por clientes ou por serviços. Tenha a sua mailbox arrumada, não deixe os emails todos numa única pasta e com uma pesquisa complicada. Existem milhares de pequenas coisas que, quando bem arrumadas ou catalogadas, servem para facilitar a vida e melhorar a eficiência no trabalho.

Dica nº 30 – Não deixe que o seu trabalho seja interrompido pelos colegas

Isto é o que chamo de “síndrome do Open Space”. Com a dinamização dos escritórios que não possuem salas e todos trabalham lado a lado, há uma tendência para estarmos sempre “acessíveis” a qualquer um que se aproxime da nossa mesa. Por vezes, quando queremos, e devemos, estar concentrados numa determinada tarefa há sempre um colega que se aproxima e pede ajuda ou informação. Paramos para ajudar e depois levamos 3 vezes mais tempo para tentar voltar ao ponto de concentração que estávamos antes da interrupção. Sempre que isso acontecer saiba educadamente dizer ao colega que “Não, Agora Não posso”.

Dica nº 31 – Tire um tempinho só para si

Estou a falar especificamente naqueles 10 a 20 minutos onde está sozinho e no silêncio para “ouvir” melhor os seus pensamentos. Todos precisamos disso. Pode ser em alguns dias na semana ou mesmo uma vez por dia, mas é sempre necessário. Esta pausa fará com que o seu corpo e a sua mente voltem a estar alinhados e em sintonia. Depois disso é continuar em frente a caminho do sucesso. Estou certo que é a pessoa certa para o encontrar.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Tema deste artigo extraído da ideia original apresentada neste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

O Raúl

Abril 29, 2008

Recebi esta história de um cliente que tenho a sorte de também ter desenvolvido uma…

Fantástico Mike!

Agosto 2, 2009

Todos os portugueses devem lembrar-se de um personagem que era desempenhado por uma dupla de…

Conversa de Elevador

Setembro 26, 2008

Não é uma fórmula mágica, até porque na arte das vendas, não existem. Mas pode…

%d bloggers like this: