Vendas inteligentes em tempos difíceis

by

Numa época em que a nossa economia ainda está a tentar recuperar da crise, existem 3 grandes verdades nas vendas:

1. As prioridades alteram-se;

2. As oportunidades de venda que vimos a trabalhar há vários meses esmorecem, são colocadas em espera ou simplesmente desaparecem;

3. Novas oportunidades começam a surgir no mercado;

O nosso mercado é um verdadeiro paradoxo. É altura de nós vendedores, começarmos a mudar a nossa forma de aproximação e avançarmos com força na criação de melhores relações com os nossos actuais e futuros clientes. Só assim iremos tirar proveito deste novo mundo de oportunidades que começam a surgir todos os dias.

Para melhor entender o que quero dizer, deixo-lhe duas que poderão ajuda-lo a vencer:

Mude de atitude

Todos os vendedores que quiserem ter sucesso nesta nova fase, devem deixar de pensar pela sua cabeça e passar a pensar como o seu cliente. Sei que é mais simples falar sobre isso do que executar, principalmente quando se está sob pressão para fechar negócios e atingirmos quotas mensais.

Hoje em dia cada vez mais os clientes estão fartos de serem bombardeados com “produtos”. Não vá para uma reunião ou apresentação defender que o seu “produto ou serviço” é fantástico. Planeei a sua reunião ou mesmo telefonema com o foco em entender o que ele precisa. Gaste o tempo necessário para descobrir como é que estes tempos conturbados que vivemos impactam o negócio do seu cliente com os clientes dele. Pergunte-se antes “Como posso ajuda-lo?” ao invés de “Como é que posso vender-lhe alguma coisa?” depois então avance. Se você estiver devidamente vocacionado para escutar e entender as necessidades dos seus clientes, conseguirá descobrir tudo o que precisa, somente com as respostas que eles derem as suas perguntas.

Mude o seu comportamento

Esta é sem dúvida a parte mais difícil que todos os vendedores precisam mudar. Todos conhecemos vendedores que simplesmente abominam a arte de prospecção. Provavelmente porque a sua forma de aproximação está somente alguns pontos acima de um vendedor de telemarketing. Por isso que em alturas difíceis muitos vendedores, no seu desejo de fazer uma venda rápida, tornam-se menos disciplinados na sua actividade de prospecção de negócios. Por isso a mudança do comportamento é importante para conseguirmos ter sucesso. Seja único na sua forma de abordar e fazer prospecção, inove, altere, melhore, crie toda uma forma de ser considerado o melhor na sua função.

Lembre-se:

· De reservar regularmente tempo para que possa fazer prospecção de uma forma regular.

· Saber criar prioridades para que possa fechar as oportunidades que considera capaz de fechar, se as condições forem as que estavam alinhadas com o seu cliente.

· Fechar os negócios não deve ser visto como um jogo de números, foque-se em obter resultados que permitam criar uma ligação mais profunda com o seu cliente.

· Faça como deve ser o seu trabalho de casa e certifique-se que a mensagem que transmite é sobre a situação o seu futuro cliente e não sobre você ou o seu produto/serviço.

Estarmos alinhados com os nossos clientes é um excelente caminho para obter sucesso nas vendas. Até atrevo-me a dizer que é crucial. Por isso siga as dicas, mude de atitude e mude o seu comportamento. Pare de tentar simplesmente fechar o negócio que tem sobre a mesa, ponha de vez o foco na abertura de um diálogo que permita identificar claramente os interesses e as prioridades do seu cliente. Acredite que muitas vendas virão a seguir.

Pense nisso e boas vendas.

No tags for this post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Caro leitor, vou tentar a medida que for possível apresentar algumas sugestões de como melhorar…

%d bloggers like this: