Cada dia mais, verifica-se a importância das organizações desenvolverem e melhorarem a capacidade de gestão das suas equipas. Nesse sentido, torna-se necessário que gestores e líderes estejam preparados para as mudanças e exigências do mercado.
O investimento no desenvolvimento de colaboradores gera um retorno significativo às empresas. E um expressivo número de corporações utiliza o Coaching, como processo de desenvolvimento de competências dos seus colaboradores e gestores.
Através do Coaching, são melhoradas as competências emocionais, psicológicas e comportamentais, direcionadas ao alcance de metas e objectivos, obtendo assim, resultados extraordinários num curto espaço de tempo.
Nesse processo, eu como Coach, oferecerei o apoio para a equipa ajudando-os a encontrar soluções eficazes com seus próprios recursos.
Para que os objectivos sejam alcançados, será necessário primeiro conhecer o ambiente, os conflitos, as estruturas, a cultura organizacional e os desafios da empresa.
Existem diversas formas que podem ser usadas e será no decurso da primeira reunião que iremos avaliar a melhor forma de conhecer a empresa.
O Coaching que será feito as equipas tem como força principal, aumentar a produtividade e a performance destas, pois o objectivo será fazer com que seus colaboradores tenham um autoconhecimento e possam avaliar as atitudes e posturas obtidas por modelos mentais, padrões, crenças e valores obtidos no decorrer da vida e assim, se necessário, modificá-los, passando por uma transformação interna para alcançar o sucesso desejado.
Além do mais são realizados levantamento perfis e tendências comportamentais dos colaboradores, contribuindo para delegar responsabilidade e funções de acordo com as capacidades e habilidades de cada um. Com estes resultados, poderá ser reavaliado o recrutamento interno e retenção de talentos, aumentar a motivação e produtividade das equipas, pois cada um desenvolverá atividades de acordo com seu perfil.
Os benefícios do Coaching de Equipas são inúmeros, dentre eles destaco:
- Aumento do nível de satisfação pessoal e profissional;
- Melhoria no desempenho dos profissionais dentro da equipa;
- Comunicação mais eficaz;
- Maior planeamento e clareza dos objectivos individuais e da equipa;
- Aumento na produtividade;
- Melhoria no relacionamento interpessoal entre os colaboradores.