Como gerir o seu bem mais precioso

Todo vendedor, e você não é diferente, reclama sempre do mesmo. Se tivesse um pouco mais de tempo, conseguiria ter atingido o meu objetivo anual. Se tivesse tido um pouco mais de tempo com aquele potencial cliente, provavelmente tinha explicado melhor o não tinha perdido o negócio. Por isso esta semana quero apresentar um artigo onde vou lhe por a pensar se realmente está a gerir bem a única coisa que depois de o perder é impossível recuperar. Estou a falar do seu TEMPO!

O que você, depois de acordar, quer fazer é conseguir gerir o seu tempo de forma a conseguir encaixar todos os itens que tem que fazer durante o seu dia. Alguns compromissos você consegue, outros ficam pelo caminho, alguns são esquecidos e outros levam mais tempo do que o necessário. Na minha opinião e focando somente na atividade desenvolvida pelos vendedores, o que você deve fazer para conseguir encaixar todas as suas atividades diárias em tão pouco tempo disponível é primeiro ter conhecimento do objetivo que quer atingir e depois identificar as tarefas em três grupos:

* As que lhe tomam mais tempo;
* As que lhe tomam algumas horas;
* As que lhe tomam somente alguns minutos;

Depois em cada um dos grupos, começar a dar uma prioridade e calendarizar cada uma das atividades. Não vale a pena tentar colocar todas as tarefas com a prioridade ALTA e para serem feitas todas HOJE. Vários vendedores tentaram fazer isso e falharam. Não queira fazer parte desta lista de perdedores. As suas atividades devem de certeza poder ser “espalhadas” e calendarizadas de forma semanal, mensal ou até mesmo trimestral. Já escrevi isso em outros artigos, mas é muito importante todos os dias rever a sua lista de tarefas, sejam as que realizou hoje seja para rever as que estão agendadas para amanhã e para os próximos dias.

A seguir começa a parte mais importante do processo de gestão do tempo. Estou a falar de você, honestamente, conseguir fazer a seguinte autoanálise e para cada tarefa, responder a estas questões:

* “Será que preciso mesmo de fazer isso?” (Se a resposta for NÃO, então delegue);
* “Será que necessito mesmo de fazer esta tarefa amanhã?” (Se a resposta for NÃO, remova ou transfira para um dia futuro);
* “Esta tarefa trás algum valor acrescentado a minha empresa ou a minha função?” (Se a resposta continua a ser NÃO, então porque colocou esta tarefa na sua lista?).

Artigo interessante a ler: A forma mais eficaz para desperdiçar 20% do seu tempo

Já disse isso antes noutro artigo, mas volto a repetir. Há um estudo que prova que para uma tarefa ser tornar um hábito, é necessário repeti-la durante 21 dias. Se quer fazer a sua autoanálise diária tornar-se um hábito, só tem que seguir o princípio dos 21 dias. Mas não basta somente isso. Será necessário também questionar:

* Hoje consegui executar todas as tarefas de prioridade ALTA?
* Consegui atingir ou não os meus objetivos para o dia de hoje?
* Consegui investir o tempo que tinha dedicado a contactar antigos clientes?
* Consegui fazer todos os contactos de prospecção que tinha agendado para hoje? (se não conseguiu, consegue identificar o que aconteceu para não fazer?)
* Quanto tempo investi na prospecção de novos clientes?
* Quanto tempo gastei em conversas e a procrastinar o meu trabalho?
* Quanto tempo gastei a ajudar os colegas com as tarefas deles e o que esta ajuda contribuiu para a execução das minhas tarefas?
* Qual foi a coisa mais produtiva que executei hoje?
* O que fiz hoje que devo efetivamente deixar de fazer para ser mais produtivo?
* O que fiz hoje que foi mais lucrativo para a mim e para a minha empresa?
* Utilizei corretamente todo o tempo que dediquei as atividades administrativas?
* Quais as atividades que executei hoje que mais contribuíram para ficar mais próximo do meu objetivo de vendas?
* Quanto tempo aloquei para mim? Soube utilizá-lo corretamente?

Sei que algumas destas perguntas rapidamente saberá responder. Outras, de certeza, nunca lhe passaram pela cabeça que pudesse ter interferência direta na sua atividade comercial. Ser produtivo requer disciplina. Ser disciplinado requer conhecimento do problema.

Outros artigos relacionado com a gestão do tempo que de certeza vão ajudá-lo a ser mais disciplinado e produtivo:
Vendas inteligentes em tempos difíceis
Como lutar contra os ladrões de tempo
Quando os seus potenciais clientes lhe dão o tempo, o que você devolve?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

    Complete a frase: VENDER É....

    O que captou o seu interesse no Artigo?

    Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória

    Como chegou até ao meu site?

    NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter

    Como classifica o interesse do Artigo?

    BaixoSuficienteBomMuito Bom

    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega?

    SimNão

    Com que frequência visita o meu site?

    1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes

    Nome:

    email:

    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?

    Clique em ->

    Como gerir o seu bem mais precioso
    Tagged on:         

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat