Sabe aplicar o senso de humor nas vendas?

Uma das ferramentas mais valiosas, e que á de utilizar nas suas é o HUMOR.

Vendas é sempre um tema que trata de pessoas, aliás há um ditado em inglês que diz: “people buy from people”, ou seja, as pessoas compram de outras pessoas. Nesta linha uma das coisas que mais ouvirá, será dizerem que os vendedores têm de ser pessoas sérias e muito profissionais. Não estou a tentar dizer o contrário, mas tenha em atenção uma poderosíssima ferramenta que ajudará a melhorar as suas vendas: estou a referir-me ao humor.

Alguns dos vendedores mais experientes na utilização do humor como uma ferramente de trabalho, costumam dizer que nos dias de hoje muitos dos seus clientes estão ansiosos por receber uma visita ou telefonema seu. A questão principal é porquê? Os seus clientes dizem que sempre que eles estão por perto existe alegria. As suas visitas são sempre uma lufada de ar fresco e de boa disposição. Parece-te familiar esta questão? Se não, provavelmente deverá rever a sua postura e quem sabe alegrá-la um pouco mais.

A nossa profissão deveria, ou melhor, deve ser alegre. É esta pitada de alegria que trazemos para o nosso dia-a-dia que vai fazer toda a diferença numa situação de venda. Mas atenção que nem sempre o humor poderá ser uma boa ferramenta. Existem situações onde o aplicar algum senso de humor lhe poderá causar problemas ou mesmo prejudicar a venda.

Se acha que ter algum senso de humor poderá ajudar a melhorar a sua capacidade de vendas, deixo-vos então algumas dicas que poderão ajudar:

1. Ouça com cuidado os seus clientes para determinar qual o tipo de humor mais se adapta a cada um deles. Esteja preparada para adaptar a sua “estratégia de humor” de acordo com o seu cliente. Mas como disse anteriormente, com alguns clientes, o humor não é uma boa opção. Para estes clientes terá que ter uma postura completamente séria e formal.

2. Envie piadas e cartoons para os seus clientes somente se tiver permissão para o fazer. Eles poderão não apreciar este tipo de na sua caixa de correio electrónico. Nunca, mas mesmo nunca, envie qualquer tipo de e-mail ofensivo, discriminatório, sexual ou na melhor da hipótese sugestivo sobre cada uma das opções indicadas. O email é uma boa opção para se manter em contacto com os seus clientes e fazer eles notarem que interessa-se por eles.

3. Determine quais são os interesses do seu cliente e quais os seus hobbies favoritos e envie-lhe itens de humor e/ou anedotas sobre estes temas. Por exemplo, se ele gosta de jogar golfe, existem muitas piadas e anedotas sobre este desporto que poderá enviar-lhe.

4. Use o humor para aliviar alguma pressão ou tensão sobre uma situação complicada. Se o seu cliente estiver a ser pressionado para fechar um negócio consigo, usar um pouco de humor para aliviar a pressão poderá ajudar a chegar a um bom fim.

Usado de forma consciente, o sentido de humor pode ser uma grande ferramenta para que você impacte positivamente a percepção dos seus clientes sobre si e sobre a sua companhia.

Tente; Você ficará impressionado com os resultados e, acima de tudo poderá dar algumas boas gargalhadas, aliás, muitas.

Boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito Obrigado.

    Complete a frase: VENDER É....

    O que captou o seu interesse no Artigo?

    Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória

    Como chegou até ao meu site?

    NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter

    Como classifica o interesse do Artigo?

    BaixoSuficienteBomMuito Bom

    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega?

    SimNão

    Com que frequência visita o meu site?

    1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes

    Nome:

    email:

    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?

    Clique em ->


    [email_link]
    Sabe aplicar o senso de humor nas vendas?

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat