Por que só nos lembramos dos clientes no Natal?

Hoje, dia 24 de Dezembro de 2016 e falta uma semana para o final do ano. É tempo de fazer o balanço do que aconteceu de bom e de menos bom durante todo o ano. Certo? Talvez sim, mas o que está a questionar é o que isso tem a ver com o título do artigo? Tudo e passo a explicar.

Desde o início do mês devo ter sido convidado para uns 30 almoços, uns quantos jantares de amigos, além da festa da empresa, do clube, do ginásio e de não sei mais quantos grupos que faço parte. Consegui ir a alguns, mas não tive como responder positivamente a todos. Não tenho a capacidade de omnipresença.

Além destes momentos altamente de festa, devo ter recebido entre 500 a 600 postais de Natal por e-mail. Cansado? Calma, ainda não acabou. Falta-me falar da quantidade incontável de mensagens por SMS, WhatsApp, Facebook e até através do LinkedIn recebi votos de boas festas. Tudo isso no espaço de 24 dias.

Depois de analisar isto tudo, há uma coisa que me deixa a pensar e até mesmo preocupado. Por que é que os vendedores só se lembram dos clientes no mês de Dezembro?

Quer uma resposta franca? Por que só se preocupam com o próprio umbigo. Se tem 334 dias no resto do ano, para que concentrar todo potencial de estreitar laços com os clientes somente nos últimos 31 dias do ano?

A resposta a esta pergunta está dentro de cada um de nós. Vou lhe dar o meu ponto de vista, e ele vale o que vale, porém serve de exemplo.

Eu, gosto de vender e não quero só ser lembrado no final do ano. É meu dever tratar de no início de cada mês fazer uma lista dos clientes que pretendo visitar durante o mês e, em alguns casos, trato de agendar um almoço para estreitar laços. Cumpro isso há alguns anos e tem me dado muitos frutos, entenda-se negócios.

O que isso permite?

Principalmente chegar em Dezembro e não ter a consciência pesada. Não preciso e não vou a correr a minha lista de contactos a disparar o envio Boas Festas a todos para que saibam que ainda estou vivo. Claro que envio desejo de Boas Festas a todos, mas na minha consciência, sinto que tenho o dever cumprido. Nenhum dos meus clientes, neste mês de Dezembro teve que ficar embaraçado ao rejeitar mais um almoço com um fornecedor.

Como fornecedor, e vendedor, sinto que cheguei ao final do ano com um número maior de novos amigos e de clientes que ganhei durante o ano. Em cada um deles, fui deixando a minha presença durante o ano e por consequência fui ganhando novos negócios.

Então, para que deixar tudo para o fim do ano?

Repito a pergunta porque partilho uma lista de respostas muito interessantes:

1 – Para assim no início do próximo ano, poder ligar-lhe e ver o que vou vender logo em Janeiro pois o meu objectivo tem que ser cumprido;

2 – Para garantir que ele se lembrará de mim quando tiver necessidade de comprar novamente;

3 – Para assegurar que ele mantém os meus contactos na agenda dele;

4 – Por que acredita que nesta altura estão todos com o coração mole e cheios de piedade;

5 – Por que o vendedor é um estúpido e desperdiçou 334 dias que poderia ter entrado em contacto com o cliente.

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Os meus clientes conseguiram melhorar os seus negócios simplesmente por que ousaram investir num processo de Coaching Empresarial. Gostava de experienciar o que é o Coaching, então marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se tem dúvida se poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Boas Festas e um excelente 2017.

    Complete a frase: VENDER É....

    O que captou o seu interesse no Artigo?

    Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória

    Como chegou até ao meu site?

    NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter

    Como classifica o interesse do Artigo?

    BaixoSuficienteBomMuito Bom

    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega?

    SimNão

    Com que frequência visita o meu site?

    1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes

    Nome:

    email:

    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?

    Clique em ->

    Por que só nos lembramos dos clientes no Natal?
    Tagged on:         

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat