A notícia até pode ser velhinha, mas apesar do tempo que já passou, tenho visto que (infelizmente) ainda é uma realidade em Portugal. Há uma estatística feita pelo INE que cerca de 70% das empresas que são abertas todos os anos, fecham antes de completar o primeiro ano de vida. É um número deveras assustador a quantidade de pessoas que investiram o seu dinheiro para tentar criar algo de positivo e não vingaram.

Poderia estar a tentar dissecar e procura dos principais motivos para entender o que aconteceu para elas fecharem, mas como quem vive do passado é museu, eu prefiro me focar no presente w por isso vou apresentar algumas ideias que são recomendadas por que mantém o seu negócio a funcionar e de boa saúde. Eu sou uma destas pessoas e, posso dizer que, por seguir estas regras, recentemente ultrapassei a barreira do primeiro ano de existência da loja Diet Amoreiras.

Dica nº 1 – Criar o meu negócio no sector que me faz saltar da cama feliz

Não é o facto de gostar de hambúrguer que faz de mim um potencial criador de uma hamburgueria. Gosto, mas não me faz saltar da cama feliz. Para isso é prioritário fazer uma verdadeira auto-analise se o que quero fazer é porque é “engraçado”, “está na moda”, “acho que dá dinheiro” ou outra razão supérflua qualquer ou se é porque tenho muita experiência, tenho muito conhecimento do sector, vou melhorar algo existente, vou criar uma nova experiência de consumo ou algo totalmente novo e disruptivo. Se optar pela primeira parte entre aspas, estarei fadado ao fracasso. Se for pela segunda, que está sublinhada, então há uma forte probabilidade de ser bem-sucedido. Se pensa como eu, pode, por favor, continuar a ler as restantes dicas.

Siga-me pelologo_b

Dica nº 2 – Nunca esperar um resultado (lucros) em pouco tempo

Sei na primeira pessoa o quanto isso de ser empreendedor é duro. Que saber se a loja Diet Amoreiras deu lucro, não, ainda não. Aliás o valor que investimos ainda nem sequer foi recuperado em 1€ – este é um bom exemplo que pode ser espelhado no negócio de qualquer empreendedor – o nosso plano de negócio está feito para iniciarmos a recuperação do investimento a partir do segundo ano. Até lá, será um período de muito trabalho e subir os degraus com passos firmes, controlados e realistas. Se vai abrir um negócio e está a espera que logo no primeiro momento ou no primeiro ano ele comece a dar lucro, desengane-se. Foque os seus primeiros esforços em satisfazer as necessidades dos seus clientes.

Dica nº 3 – Não existe nenhum nicho de negócio que não possa ser trabalhado

Vou continuar com o meu exemplo pessoal. A área de venda de planos de emagrecimento é dominada por grandes tubarões que gastam muito dinheiro em publicidade e que, hoje em dia, detêm a grande fatia dos clientes e com uma excelente taxa de notoriedade. Só isso, seria à partida, desmotivador para nós. Certo?

Errado e explico por que: exploramos a parte do serviço que prestamos aos nossos clientes onde estamos focados na qualidade do serviço e não na qualidade do produto. É claro que o produto é bom, mas verdadeiramente bom. Mas ele não se vende sozinho. Estamos a trilhar um caminho longo para criar, e agora crescer, a nossa posição e notoriedade neste mercado altamente competitivo. Senti que no início éramos como uma planta a tentar encontrar o seu raio de sol no meio de uma floresta dominada por árvores gigantescas, com muitos anos e de copa fechada. Aos poucos estamos a descobrir o nosso raio de sol e  agora o próximo passo é crescer, multiplicar o número de lojas com a nossa marca e seguir em frente. Não há volta a dar. O facto de sermos pequenos, não implica que tenhamos que pensar de forma pequena. Pensamos em grande e agimos com muito controle, em passos curtos e constantes.

success photoDica nº 4 – Usar todas as ferramentas disponíveis na internet

Não há atalhos para encontrar o sucesso num negócio. É preciso investir tempo e dinheiro no processo de divulgação na internet. Facebook, Linked In, Instagram, Twitter, tudo vale para divulgar o seu negócio. Mas mesmo isso deve seguir um plano de ação claro e bem delineado para não parecer um ataque de metralhadora sem acertar em nada nem ninguém. O sucesso da loja Dieta Amoreiras está todo na forma como a nossa agência de marketing Allby delineou a partir do momento que iniciou a trabalhar connosco. Foi preciso termos uma Embaixadora, criarmos regras claras dos dias e hora para publicarmos no Facebook e Instagram. Tudo isso controlado ao pormenor para não haver falhas e está a funcionar como deve ser. Os resultados começaram logo a aparecer.

success photoDica nº 5 – Autenticidade e personalização são as palavras-chave

Como disse na dica 3, o nosso objectivo foi tirar o foco do produto e apontar todas as baterias à qualidade do serviço prestado. Personalizamos os planos de dieta, estamos sempre disponíveis para dar esclarecimento, sinceridade e não pressionamos o cliente a comprar o que não quer ou não necessita. Esta é a nossa marca. Todos os nossos clientes dizem que somos e fazemos diferente da nossa concorrência, tudo graças a forma como os atendemos. Isso é único e não tem preço. Mantemos um princípio profissional que é assente na palavra COERÊNCIA onde praticamos o que dizemos. Para o seu negócio deve agora fazer novamente uma auto-análise e verificar se a forma como serve o seu cliente é a que ele está disposto a pagar e continuar a ser seu cliente.
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Se gostou do Artigo deixe o seu comentário:
Clique em ->

banner_inquerito

Tagged on:             

Wilques Erlacher

Coach de Desenvolvimento & Transformacional, membro da ICF – International Coach Federation com o nº 9120494 e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558