3 Segredos que o vão ajudar a encontrar o Coach que precisa

Escolher um Coach certo não é uma decisão fácil. Poderá seguir o conselho do amigo, poderá seguir uma indicação de alguém que já fez , poderá inclusive procurar na internet ou nos anúncios de jornal, mas será que isso é exactamente o correto a fazer? O que garante que por ter funcionado com o individuo “A” também vai funcionar consigo?

Quer seja para um processo de Coaching pessoal ou profissional, deparo-me sempre com uma grande confusão na forma como é feita a escolha do Coach.

Sinto que há sempre uma confusão sobre o que é Coaching e o que pode ser obtido através do processo. Por isso esta semana trago 3 segredos que o vão ajudar a encontrar o Coach que precisa.

Segredo nº 1 – Confundir competência com resultado garantido

Se ao contratar um Coach ele lhe assegurar resultados garantidos no processo, cancele o contrato e fuja o mais rápido que puder. A formação que nos é dada durante o processo de certificação (seja pelos princípios da ICF ou de qualquer outra escola), nunca é direcionada para garantir resultados. O que mais ouvimos durante a certificação (e agora comprovo na prática) é que o Coach é responsável pelo processo e pode recorrer a algumas ferramentas para ajudar na caminhada, mas o resultado do processo é (e será sempre) da inteira responsabilidade do cliente (ou Coachee). A competência é-nos ensinada, a prática assegura a deteção de erros e a experiencia assegura que vamos trabalhando com os nossos clientes para se aproximarem dos seus objetivos. Nunca acredite em promessas de resultados garantidos.

Segredo nº 2 – Confundir experiência do Coach com conhecimento no negócio

Um dos grandes erros feitos por quem quer contratar um Coach é tentar conhecer qual o seu grau de experiência profissional numa determinada área ou num determinado nicho de negócio. Seguir este princípio é um erro crasso. Quem disse, ou onde está escrito, que um Coach para fazer Coaching a um gestor tem que saber de gestão? Que para fazer Team Coaching com uma de tem que saber de vendas? Que para fazer Coaching Executivo tem de ser um ex-“C” no passado? Tudo isso é (na minha forma de pensar) um verdadeiro disparate e errado. Não se esqueça que o ser humano tem uma tendência natural para opinar e aconselhar quando domina um determinado tema, área ou profissão. Quando for contratar alguém para um processo de Coaching profissional na área da gestão, o melhor que pode fazer é contratar um Coach que não tem um passado em gestão. Porque? Por que assim ele não leva nenhum quadro referência de experiencias do passado para a sessão. A função do Coach é ser um especialista em fazer as questões certas que permitam o cliente (Coachee) descobrir as respostas aos seus problemas e com estas respostas aproximar-se do seu objetivo.

secret photoSegredo nº 3 – Confundir a lógica com a empatia

Na hora de avançar para o mercado para encontrar um profissional que possa desenvolver um processo de Coaching na sua empresa ou para si e ficar só pela análise do seu curriculum, é redutor, tacanho e pode simplesmente não funcionar. Digo isso por que há que ter em conta um fator que é muito importante na decisão final. Este fator é a empatia entre o Coach e o seu Coachee. Mesmo sendo uma relação de curta duração (6 a 10 sessões), se for criada uma verdadeira química e empatia entre ambos, a possibilidade do processo correr como esperado é muito grande. Já no contrário, quando não é criada a empatia e até mesmo alguma antipatia entre Coach e Coachee, toda a possibilidade de abertura, franqueza, “verdade” e bom ambiente, não vai existir. Ponto final.   

Siga-me pelologo_b

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Contratar um processo de Coaching é muito mais do que analisar um CV ou validar se o profissional tem experiência numa determinada área. É tudo uma questão de relações fortes e de empatia entre as partes.

Se com este artigo ficou um pouco mais esclarecido sobre as vantagens de contratar um processo de Coaching, então termino com duas simples perguntas: “Este artigo foi esclarecedor? Ajudei a identificar alguma coisa que queira mudar?

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->

    banner_inquerito

    3 Segredos que o vão ajudar a encontrar o Coach que precisa
    Tagged on:         

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat