Conhece estas atitudes de um vencedor?

by

A nível profissional, para você, o que distingue um vendedor que é vencedor de um perdedor? Provavelmente está a pensar que é sorte ou mesmo estar no local exato na hora certa. Eu não penso assim. O que acredito que distingue um do outro é a atitude como cada um deles enfrenta os desafios.

É claro que um pitada de sorte ajuda, mas como diz o ditado: “Ter sorte dá muito trabalho”. Para que não fique somente a depender da sorte bater ou não na sua porta, trago esta semana uma lista de atitudes que considero chave para ajudar você ser bem-sucedido na profissão de vendedor.

Rir é o melhor remédio

Um humorista português de nome Pedro Tochas dizia nos seus espetáculos que uma pessoa sisuda e zangada não passa disso. Uma pessoa sisuda e zangada. Por isso a primeira atitude a tomar é rir. Rir do que correu bem, rir do que correu menos bem, rir sozinho e rir por dois motivos: por tudo e por nada.

Adore “roubar” bons exemplos e ideias dos outros

Ok, talvez roubar seja um pouco forte. Mas a atitude de ir buscar nos outros inspiração para melhorar é sem dúvida uma excelente atitude. Não vale a pena tentar reinventar a roda, já lá está. Tente aprender como os outros fazem as boas coisas e depois de compreender, melhore o processo e transforme em seu. Não tenha vergonha de “roubar” bons exemplos.

Seja um criador de lista

A memória não é infinita e mesmo que consiga trabalha-la muito bem, não vai ter como lembrar de tudo a todo o tempo. Ao listar as suas tarefas fica com mais “espaço” na cabeça para coisas úteis e depois poderá de forma visual verificar a quantidade de coisas que executou.

Mantenha a sua secretária limpa

Confusão e desarrumação não ajudam a criar. Só a destruir. Destrói tempo a procurar um determinado papel, destrói motivação e destrói negócios, pois no fundo da pilha de papel está um que é muito importante a ser tratado, mas ficou ali esquecido.

Não dê importância quando uma porta se fecha

Fechou uma porta, ok, do outro lado de certeza está a se abrir uma janela. Se perdeu um negócio, jogue isso para trás e saia a procura de novos para substituir o que se foi. Chorar por leite derramado é uma perda total de tempo. Não adianta nada reclamar. Retire a ilações necessárias para ser melhor no futuro.

Saiba quais são as suas fraquezas

Não adianta nada tentar ser bom em tudo. Seja excelente em poucas coisas, bom em algumas, mediano em mais uma tantas e fraco em milhares. É assim a natureza. Reconheça e conheça quais os pontos fracos que tem e procure trabalhar para que os fortes sejam ainda mais fortes.

Tenha um mentor

Eu tive vários durante o início da minha carreira e tenho alguns que ainda converso de forma regular com eles para continuar a melhorar. Tenha os seus. Não há um mentor para todas as áreas. Escolha as áreas que precisa melhorar e corra atrás deles para absorver o conhecimento que eles estão dispostos a partilhar.

Não engorde profissionalmente

Não estou a falar de engordar fisicamente. Estou a falar de engordar profissionalmente. Qual a característica principal de uma pessoa muito gorda? Tem pouca agilidade. O mesmo acontece quando você engorda profissionalmente. Deixa-se emaranhar em questões burocráticas e esquece de exercitar a sua forma de vender. Não aperfeiçoa nada e acredita que o seu “Queijo” nunca terá fim.

Seja o Professor Pardal

Quem não se lembra do chapéu de cucos do professor Pardal que servia para ajudá-lo a ter uma ideia de como resolver um determinado problema? Pois é, ter uma atitude de contribuir com muitas ideias para melhorar processos, formas de trabalhar ou de executar uma tarefa, também contribuem para atingir o sucesso.

Seja menos egoísta

Há imensos artigos que falam que um vendedor deve ser egoísta e solitário. Eu não acredito nisso. Na profissão de vendedor quanto mais eu ajudar os outros, mas estas pessoas me ajudarão num futuro próximo. O conceito que o BNI aplica onde ajudar os outros a fazer negócio é a melhor forma de ser ajudado.

Seja focado em atingir os seus objetivos

Um vendedor que faça 99% do seu objetivo é medíocre. Um vendedor que faça 101% é um vendedor de sucesso. Já que aprendeu a fazer a sua lista de tarefas, inscreva nela os seus objetivos e trate de fazer o que sabe de melhor para o atingir. Quando um objetivo é atingido não há ninguém que não se sinta um herói. Não almeje na vida ser o “coco da mosca, do coco do cavalo do bandido.

Como vê não são coisas difíceis de serem executadas. É somente ter um pouco de trabalho para conseguir o que quiser.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Conversa de Elevador

Setembro 26, 2008

Não é uma fórmula mágica, até porque na arte das vendas, não existem. Mas pode…

Caro leitor, vou tentar a medida que for possível apresentar algumas sugestões de como melhorar…

%d bloggers like this: