Na semana passada escrevi a primeira parte deste artigo. Se não leu, pode clicar aqui e ler. Dando continuidade, hoje apresento os outros cinco tipos de manipuladores e como deve lidar com eles.
6 – Manipulador que não trata as pessoas pelo nome (dá-lhe sempre uma alcunha má [apelido em BR])
Característica: Este tipo de pessoa não tem o menor respeito pelos outros. Para ele não existe o João, mas sim o “marreco”; não existe a Maria, mas sim a “quatro olhos”; não existe a Cristina, mas sim a “gorda”, não existe o Pedro, mas sim o “puto mimado”. Sempre que cruzar com este manipulador, por exemplo num ambiente público, ele não mede as palavras e lá do fundo da sala grita a sua alcunha com o mais puro intuito de denegrir e diminuir a sua imagem perante os outros.
Como lidar com ele: Nunca ignorar e aceitar isso como se não fosse consigo. Também não deve retribuir na mesma moeda. A melhor forma de o obrigar a respeita-lo é chegando perto dele e num tom calmo e directo dizer: “Acredito que não compreendi bem como me chamou, mas repito-lhe bem devagar novamente o meu nome “Pedro Santos” e por favor, da próxima vez que quiser falar comigo, agradeço que me chame pelo meu nome.”.
7 – Manipulador difamador
Característica: É tipicamente a pessoa que quando não consegue que os outros o respeitem, começa a espalhar boatos difamatórios na empresa garantindo que todos os outros colaboradores olhem para si da forma como ele quer e não da forma como você é. É na minha opinião o pior tipo de manipulador pois ele tenta um tudo por tudo derrubar a reputação das pessoas que não gosta. Outra técnica que este manipulador usa é colocar equipas uma contra a outra usando a técnica da difamação.
Como lidar com ele: A única forma de lidar e eliminar este tipo de manipulador é com a confrontação directa, ou seja, reunir as pessoas que ele difamou e questionar de forma clara, qual foi a razão ou motivo pelo qual ele disse o que disse. Normalmente ele vai mentir e dizer que não foi ele quem disse, mas algo que ele “escutou” de outras pessoas. Cuidado com este truque.
8 – Manipulador denegridor
Característica: Para ganhar a confiança do novo chefe ou de um novo colega este manipulador começa a falar mal do antecessor que ocupou o lugar. Poderá ser confundido com um bajulador, mas o que ele quer é ganhar a sua confiança para assim que puder, aplicar a técnica do manipulador tipo 6 ou tipo 7.
Como lidar com ele: Imediatamente terminar a conversa e dizer que está muito ocupado com o trabalho. Tente educadamente sair da conversa sem que possa ser interpretado como arrogante.
9 – Manipulador com piadas agressivas
Característica: Este manipulador é um verdadeiro crápula. Adora fazer piadas de mau gosto do tipo: “Onde compraste esta roupa também havia para homens?” ou então “Porque veio para o trabalho com a roupa que usou no casamento do seu avô?”. Como pode ler, todas as piadas tem um carácter ofensivo e de denegrir a pessoa alvo. Quando confrontado, vem sempre com a resposta pronta “Estava a brincar, não precisa ficar ofendido!”.
Como lidar com ele: Nunca pagar com a mesma moeda, ou seja, não responder à piada com outra piada. Olhe seriamente nos olhos do manipulador e deixe ele perceber claramente que não gostou da brincadeira. Depois calmamente diga-lhe que a brincadeira não é para ali chamada e que estão ali para tratar de questões do trabalho. Se ele quer brincar que vá para casa e brinque com os filhos. Ali é lugar para trabalhar e não um palco para palhaçadas.
10 Manipulador Triangulador ou locutor de rádio alcatifa
Característica: A primeira vista até pode considerar que ele seja seu amigo por estar a lhe contar “um segredo”, mas não é assim. Normalmente começa a conversa com “Olha, vou lhe contar uma coisa que ouvi dizerem. Sabe o que fulano anda por aí a dizer de si?”. Isso faz com que pense que ele quer ajudar, mas na verdade até mesmo a outra pessoa, o tal “fulano” é também uma vítima de manipulação psicológica. Tenha muito cuidado com este tipo de manipulador. Ele é um doente mental.
Como lidar com ele: Ouvir o que ele disser, agradecer e virar as costas. Ignore tudo pois o que ele quer é colocar todos contra todos onde, ele, no final fica a reinar. Siga a sua vida como se nada tivesse acontecido. A probabilidade do que ele disse ser verdade é quase nula.
Obrigado por me acompanhar nesta leitura.
Conclusão final
Termino com uma simples pergunta: “Conhece pessoas que são assim? Este artigo lhe ajudou a ficar mais preparado para lidar com elas?
Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?
Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?
Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.
Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Pense nisso!