Alguma vez imaginou que o sucesso pudesse ser definido por 5 palavras começadas pela letra “C”? Esta semana trago neste artigo, como ser bem sucedido seguindo a regra dos 5 C’s.
Os 5 C’s são: Curiosidade, Comunicação, Cuidar, Coragem e Compromisso. Juntos, estes 5 C’s, conseguem criar uma oportunidade única para descobrir, explorar e conseguir que o seu cliente tenha exactamente aquilo que necessita para resolver o seu problema/necessidade.
O primeiro “C” de Curiosidade
Pode parecer estranho mas a Curiosidade é uma das características que mais nos ajuda a conseguir descobrir como ajudar o cliente. É através da Curiosidade que pode, no processo de venda, fazer as perguntas certas que vão permitir explorar o problema de forma mais profunda. É uma oportunidade única de ir mais além daquilo que o cliente apresenta. Usar a Curiosidade vai aprimorar a capacidade de fazer o cliente falar de forma clara e sincera sobre qual é o problema que precisa ver resolvido.
O segundo “C” de Comunicação
Relativamente ao “C” da Comunicação, não estou a referir o acto de falar, mas sim o a capacidade e observar atentamente aquilo que é dito e aquilo que não é dito. É a arte de entender a Comunicação não verbal. Claro que deve estar atento a forma como o cliente fala do seu problema, mas não descure os seus gestos, postura e forma como fala. Dominar a comunicação não verbal pode contribuir de forma assertiva o sucesso do negócio.
O terceiro “C” de Cuidar
Os seus clientes querem ter a certeza que estão a escolher um fornecedor que, não só, irá ajudar a resolver os seus problemas. Os clientes, ao escolherem a sua empresa com fornecedora, vão querer que seja, também, um parceiro do negócio corresponsável por sanar todos os problemas. Cuidar significa trabalhar para que o seu cliente tenha sucesso. Não basta simplesmente resolver o problema. Ao cuidar do seu cliente está indiretamente a cuidar do seu próprio negócio e a conseguir manter-se como o fornecedor preferencial.
O quarto “C” de Coragem
o ditado diz que o cliente tem sempre razão. Na minha perspectiva, nem sempre o cliente tem razão. E aqui que o “C” da Coragem entra. Estou a falar especificamente da capacidade de construir uma relação forte com o seu cliente, ao ponto de conseguir falar abertamente sobre os problemas e, se necessário, contrariar a putativa ideia que ele tem sobre como resolver o problema. Não se esqueça que quando o cliente apresenta um problema, por norma, já vem com uma ideia preconcebida sobre como o vai resolver. Como vendedor a sua função é conseguir fazer as perguntas de forma, clara, correta e sem subterfúgios. Quando actua desta forma está a praticar o “C” da coragem.
O quinto “C” de Compromisso
O quinto “C” fala especificamente da capacidade de ambas as partes assumirem compromissos para a resolução do problema. Não basta somente uma das partes estar comprometida para tentar resolver o problema. o Compromisso deve ser partilhado. Como fornecedor o seu compromisso é apresentar a melhor solução para resolver o problema. Como cliente a responsabilidade dele é dar os meios necessários para que o fornecedor consiga atingir os compromissos propostos. Só quando as duas partes estão comprometidas com as suas ações é que o sucesso na resolução do problema é conseguido. Por regra, geralmente o cliente exige ao fornecedor o máximo de compromisso, mas não está disposto a se comprometer em ajudar na resolução.
Conclusão final
Se reconhece que precisa melhorar e gostava de fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.
Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.
Lembre-se que:
Coaching é para quem QUER ser melhor!
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!